ZONA DE DESENVOLVIMENTO IMINENTE E O HORIZONTE DE
APRENDIZAGEM: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA SOBRE
TERMODINÂMICA BASEADA EM ROLE PLAYING GAME
Ensino de Física; Aprendizagem; Role Playing Game;
Termodinâmica; Horizonte de Aprendizagem; Natureza da Ciência.
Esta pesquisa, em fase de desenvolvimento, tem o objetivo de analisar como
os estudantes constroem significados acerca de conceitos da Primeira Lei da
Termodinâmica, a partir da mediação de um RPG, levando em consideração o papel
da imaginação. O estudo tem como base teórica a aprendizagem na Perspectiva
Sociocultural, discutindo a Zona de Desenvolvimento Iminente e o conceito de
Horizonte de Aprendizagem. A fim de categorizar como se dá a mobilização de
significados em uma perspectiva epistemológica, considera-se as categorias de
realismo ingênuo, natural e o crítico, descritas por Hessen na essência do
conhecimento. Na abordagem metodológica, propõe-se uma intervenção conduzida
por uma pesquisa-ação. Para participar da pesquisa, selecionaremos os estudantes
do 2° ano do Ensino Médio que já são adeptos ao RPG, que jogam no ambiente
escolar. A escolha desse perfil de participantes, dá-se pelo fato de a pesquisadora ter
sido professora na escola, questionando-se sobre o potencial do RPG para o ensino-
aprendizagem da Primeira Lei da Termodinâmica. Os instrumentos de coleta de dados
correspondem ao questionário, gravação e diário de bordo. Na Intervenção Didática,
propõe-se a aplicação de um questionário prévio com perguntas fechadas e abertas,
seguida da aplicação do RPG e de uma roda de conversa para troca de experiências
após o jogo. A análise de cada etapa será conforme as categorias de realismo de
Hessen, verificando o caminho de aprendizagem de cada um deles, de acordo com o
conhecimento científico. Assim, desde o questionário prévio até o encerramento da
intervenção, verificaremos se a concepção de realismo permanece a mesma ou se ela
sofre modificação em resposta aos desafios do RPG. Analisaremos como os conceitos
são apresentados pelos estudantes, observando os momentos de prospecção no
Horizonte de Aprendizagem. Por fim, numa roda de conversa, espera-se que o avanço
nos desafios do jogo represente uma aprendizagem dos conceitos trabalhados,
indicando que o RPG é um instrumento pedagógico que contribui no processo de
ensino-aprendizagem.