Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA MORGADO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATA MORGADO SILVA
DATA : 27/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: qualificação remota - via Google Meet
TÍTULO:

CONTRIBUIÇÕES DE PROCESSOS TRANSDISCIPLINARES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS)DOS ANOS INICIAS PARA PRÁTICAS DOCENTES PAUTADAS NO ENSINO DAHISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Transdisciplinaridade. Formação de professores. Histótia e cultura de povos indígenas.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A presente propositura de tese visa olhar para as questões que permeiam a formação continuada de professores, refletindo sobre a sua importância, numa perspectiva que aconteça “entre, através e além das disciplinas” (Nicolescu, 1999, p.16), sobre as histórias e culturas dos povos indígenas, abordando questões que envolvam o conhecimento e toda sua complexidade, com um olhar atento aos alunos, a nossa própria prática, respeitando a particularidade de cada indivíduo e entendendo que somos diversos, plurais, multidimensionais e multirreferenciais. Com isso, levantamos a seguinte problemática: Como processos transdisciplinares de formação continuada, de professores e professoras dos anos inicias, podem contribuir para práticas docentes pautadas no Ensino de História e Cultura Indígena? Nossa propositura de tese tem como objetivo geral analisar como processos transdisciplinares de formação continuada de professores, que atuam nos Anos Iniciais, podem contribuir para práticas docentes pautadas no Ensino da História e Cultura Indígena. Para isto definimos como objetivos específicos: Identificar as necessidades formativas no fazer docente dos professores que atuam nos Anos Iniciais acerca da temática da História e Cultura Indígena, numa perspectiva transdisciplinar; Propor processos transdisciplinares de formação continuada de professores que atuam nos Anos Inicias sobre o ensino das histórias e culturas dos povos indígenas e Analisar práticas docentes que retratem aspectos das histórias e das culturas dos povos indígenas. Esta é uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e finalidade descritiva, que será realizada por meio de procedimento de estudo de campo. Vamos dar foco ao tipo de pesquisa, pesquisa-ação crítica, que de acordo com Franco (2005) pode contribuir com a aplicação da pesquisa, por não pretender apenas compreender ou descrever as questões que envolvem a prática e sim com o objetivo de transformá-las. Utilizaremos, como instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas, processos formativos e diário de campo. Para analisar os dados colhidos optamos pela utilização da Analise Textual Discursiva (ATD), para apresentar a construção das reflexões e das análises realizadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MONICA LOPES FOLENA ARAUJO
Interna - GILVANEIDE FERREIRA DE OLIVEIRA
Interna - ***.451.884-** - MARIA DE FÁTIMA GOMES DA SILVA - UPE
Externo à Instituição - GERSEM DOS SANTOS LUCIANO - UnB
Externo à Instituição - EDSON JOSÉ WARTA - UFS
Notícia cadastrada em: 20/02/2024 15:45
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