PERFIL CONCEITUAL E REGULAÇÃO SEMIÓTICA: um estudo acerca do conceito de elemento Químico.
Palavras-chave: Perfil conceitual; Elemento Químico; Signos; Reguladores
semióticos.
A Teoria dos Perfis Conceituais estabelece que diferentes modos de pensar
podem coexistir em um indivíduo, sendo utilizados em contextos específicos.
Atualmente, explicamos a relação entre o modo de pensar e o seu contexto de
aplicação a partir da ideia do pragmatismo ou dos marcadores de contexto. Mas,
consideramos que essas ideias focalizam no papel do contexto versus modo de
pensar e podem ser complementadas por uma perspectiva que atente para o
papel ativo do sujeito ao agir no mundo. Por isso, adotamos os pressupostos
teóricos da Psicologia Cultural Semiótica, a qual busca interpretar a relação do
sujeito com o mundo através da utilização de signos. Assim, também
discutiremos sobre os signos na perspectiva de Peirce (ícone, índice e símbolo)
e sobre como podem nos ajudar a compreender a construção dos significados
na mediação e regulação de ações e comportamentos nos processos de
significação. Como o foco do nosso estudo é o conceito de elemento químico,
apresentaremos os significados presentes na história da química e nas salas de
aula de ciências e quais os signos relacionados a esse conceito podem atuar na
construção dos significados. Então, o nosso objetivo geral será identificar os
modos de pensar o conceito de elemento químico que podem ser estruturados
em termos de um perfil conceitual e emergem em diferentes contextos a partir
de signos reguladores. Em complementariedade a esse objetivo, elencamos os
seguintes objetivos específicos: 1) categorizar os modos de pensar sobre
elemento químico com base nos compromissos epistemológicos, ontológicos
e/ou axiológicos; 2) propor zonas para o perfil conceitual de elemento químico,
considerando a relação entre contexto versus forma de falar; 3) Identificar os
signos que atuam na regulação, na construção de significados na sala de aula.
Para isso, propomos uma metodologia com abordagem qualitativa, cujo público
alvo serão estudantes da E. C. I. Diva Guedes de Araújo. Para a proposição do
perfil conceitual e a identificação de signos reguladores, estabelecemos as
seguintes etapas para coleta dos dados: 1) levantamento de pesquisas sobre a
evolução do conceito de elemento químico; 2) levantamento de pesquisas sobre
concepções informais de professores e estudantes acerca do conceito de
elemento químico; 3) obtenção dos dados empíricos em sala de aula, os quais
serão coletados a partir de uma intervenção didática estruturada em quatro
momentos; 4) por fim, realizaremos uma entrevista com um grupo de estudantes.
A análise dos dados ocorrerá a partir das seguintes etapas: 1) proposição de
uma matriz semântica com base na identificação de compromissos
epistemológicos, ontológicos e/ou axiológicos identificados no levantamento
histórico, concepções informais e em sala de aula; 2) proposição das zonas do
perfil conceitual de elemento químico a partir da estabilização dos modos de
pensar identificados; 3) identificação e categorização de signos reguladores
durante a intervenção didática e na entrevista, que poderão atuar na
estabilização da zona justificando a relação contexto versus modo de pensar
versus sujeito.