Banca de QUALIFICAÇÃO: NIELDY MIGUEL DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NIELDY MIGUEL DA SILVA
DATA : 08/09/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ENTRE O ABANDONO E A PERMANÊNCIA: A RELAÇÃO AO SABER NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Licenciatura em Física. Abandono e Permanência. Relação ao Saber.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais aspectos contribuem para a permanência dos licenciandos em Física dos cursos oferecidos pelas Instituições de Ensino Superior de Pernambuco. Em termos teóricos, partiu-se da teoria da relação com o saber de Bernard Charlot para buscar compreender o abandono e a permanência na formação de professores de física, uma vez que a teoria tem seu desenvolvimento nas relações estabelecidas com os outros, com o mundo, com nós mesmos, quando expostos à necessidade de aprender algo. Em termos metodológicos, optou-se por uma estrutura multipaper, que consiste na construção da pesquisa no formato de um conjunto de artigos que apresentam opções metodológicas distintas. Os achados permitem inferir que há poucas pesquisas que relacionam esses dois campos e tais estudos se concentram em um número pequeno de pesquisadores. A motivação foi o elemento que mais apareceu nos trabalhos catalogados, seja ela para escolha do curso ou para continuar estudando (artigo 1). No que tange as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura em física investigados, identificou-se que é discreta a aproximação dos conteúdos específicos com os pedagógicos, ocorrendo quase exclusivamente através de disciplinas como metodologia e prática do ensino de física e, mesmo sendo um curso voltado à formação docente, o número de disciplina optativas voltadas ao ensino de física é mínimo (quando há), o que impede que os alunos destas licenciaturas se aprofundem nesta área (artigo 2). Como limitações, cabe destacar o número pequeno de cursos de licenciatura em física do estado de Pernambuco que não formando uma amostra que tende à generalização e o número pequeno de trabalhos que relacionam a formação do professor de física com a teoria da relação com o saber. Como contribuições, destacam-se a indicação das lacunas para estudos futuros e a construção de um panorama, do ponto de vista curricular, capaz de explicar as dificuldades vivenciadas pelos alunos, permitindo traçar estratégias que atendam às necessidades dos professores de física em formação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.839.944-** - JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI - UFRPE
Interna - ANA MARIA DOS ANJOS CARNEIRO LEAO
Interno - GERALDO JORGE BARBOSA DE MOURA
Externo ao Programa - ***.903.389-** - EDSON JOSÉ WARTA - UFS
Externo ao Programa - ***.756.068-** - SERGIO DE MELLO ARRUDA - UEL
Notícia cadastrada em: 28/08/2023 13:56
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss12.producao-jboss12