O Ensino de Ciências por Investigação e a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire: olhares da perspectiva docente no âmbito da Educação de Jovens e Adultos
ensino por investigação, pedagogia freiriana, perspectivas docentes
O presente projeto de tese tem o objetivo de analisar, a partir da perspectiva docente as possibilidades e limitações do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) para a promoção de uma educação científica humanizadora e libertadora no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com base na Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. O marco teórico que norteia a investigação parte da caracterização da modalidade educacional da EJA, e propõe uma articulação teórica entre aspectos da educação em ciências e do EnCI com pressupostos da pedagogia freiriana. A pesquisa será desenvolvida com 13 (treze) professores que lecionam os componentes da área de Ciências da Natureza no contexto da EJA. O referido grupo de professores foi selecionado a partir da aplicação de um questionário. Para acessar as perspectivas dos sujeitos de pesquisa sobre abordagens do EnCI em aulas de ciências, na EJA, serão realizadas entrevistas semiestruturadas e oficinas de discussão. Os dados construídos serão analisados a partir de categorias da análise do discurso, bem como, de categorias advindas do marco teórico que fundamenta o presente estudo. Esta pesquisa advoga a abordagem do ensino investigativo, inspirado no referencial freiriano, como um caminho viável para a promoção de uma educação científica humanizadora/libertadora no âmbito da EJA, a partir disso, pretende-se analisar limites e potencialidades dessas situações didáticas.