Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGELA DAS CHAGAS TELES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANGELA DAS CHAGAS TELES
DATA : 25/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

RAÍZES MEDICINAIS: cuidados à saúde, dádiva e reciprocidade a partir dos saberes-fazeres fitoterápicos do Centro de Saúde Alternativa de Muribeca (CESAM)


PALAVRAS-CHAVES:

Fitoterapia, Economia Solidária, Saúde Comunitária


PÁGINAS: 65
RESUMO:

O presente projeto de pesquisa busca descrever e interpretar o potencial das plantas medicinais e dos saberes-fazeres tradicionais em torno dos cuidados à saúde inerentes às práticas fitoterápicas do Centro de Saúde Alternativo de Muribeca (CESAM). Neste sentido, a partir da perspectiva epistemológica qualitativa, de cunho etnográfico e interacional, almejamos compreender os fenômenos sociais relativos aos cuidados à saúde através da fitoterapia em diálogo com a Agroecologia, considerando os empreendimentos solidários e a forma como as mulheres do CESAM se organizam a partir dos conceitos de dádiva e de reciprocidade . Seguindo esses passos, desejamos contribuir para o entendimento amplo das relações nutridas entre o CESAM e a comunidade local, destacando o papel dos saberes-fazeres e das interações sociais destas mulheres diante da manutenção da saúde e do bem-estar da população periférica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - WAGNER LINS LIRA
Interna - ***.894.544-** - ANA MARIA DUBEUX GERVAIS - UFRPE
Externa ao Programa - 1648029 - RAQUEL DE ARAGAO UCHOA FERNANDES - UFRPE
Notícia cadastrada em: 20/06/2024 13:08
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2026 - UFRN - producao-jboss02.producao-jboss02