EDUARDO GALEANO ATRAVÉS DO ESPELHO: LITERATURA E BATALHA PELA MEMÓRIA
Palavras-chave: Memória. Eduardo Galeano. De pernas pro ar.
Este trabalho dedica-se a investigar os mecanismos textuais, retóricos e temáticos mobilizados por Eduardo Galeano na construção de sua crítica social e na articulação de sua luta pela memória sociocultural, com ênfase na obra De pernas pro ar: a escola do mundo ao avesso. O estudo parte da premissa de que a literatura é um discurso social e histórico, imbricado nos processos de representação e construção da memória coletiva, cruciais à formação de identidades culturais. A pesquisa aprofunda-se no projeto literário galeaniano, considerando sua inserção histórica e política, a recorrência de temas e posicionamentos críticos em suas obras e o seu diálogo com a tradição latino-americana. A análise de De pernas pro ar explora o uso da fragmentação, do hibridismo, da ironia e do sarcasmo enquanto estratégias de denúncia estética e desmonte dos discursos oficiais, além de percorrer os eixos temáticos que revelam as "lições" de injustiça, medo, impunidade, racismo, machismo, solidão e incomunicação da "escola do mundo ao avesso". O trabalho examina, ademais, o engajamento da obra de Galeano na batalha pela memória, através do resgate de narrativas marginalizadas, da ressignificação de lugares de memória e do combate ao esquecimento programado. Para tanto, a investigação fundamenta-se em um diálogo com abordagens culturalistas, que analisam a literatura como campo de disputa hegemônica (Gramsci, 1999-2002; Williams, 1979; Jameson, 1992), e com os estudos da memória, que a compreendem como uma construção política e narrativa em constante tensão com o esquecimento (Ricoeur, 2007; Assmann, 2011; Le Goff, 1990; Candau, 2019). Almeja-se, com isso, alcançar uma compreensão da poética do autor como ferramenta de exame crítico da realidade, reconfiguração do passado e prospecção de alternativas, enriquecendo os estudos sobre sua produção e sua relevância para o pensamento crítico contemporâneo.