Olhares da negritude: a luta pela existência e resistência da identidade negra no filme M-8 Quando a Morte Socorre a Vida
Existência negra; Crítica Discursiva; Estudos culturais da negritude
A identidade negra é socialmente tida como um marco corpóreo de inferioridade. Diante disso, esta pesquisa analisa a valorização e ressignificação da identidade cultural negra na mídia brasileira, tomando como foco o filme “M-8: Quando a Morte Socorre a Vida”, dirigido por Jeferson De. Em um contexto de escassa representação positiva da negritude e de forte mercantilização da estética negra, o principal objetivo deste trabalho é analisar como as identidades culturais dos negros são representadas na mídia, com ênfase em produções a partir de perspectivas da negritude. Partindo da Análise Crítica do Discurso, de acordo com Fairclough (2016), a pesquisa considera a relevância de abordagens que descentralizam a narrativa branca e incorporam perspectivas negras, observando as estratégias verbais e visuais do cineasta que redefinem as representações da cultura negra. Com uma metodologia qualitativa e ancorada na multimodalidade, pautadas em Minayo (2007) e Kress e van Leeuwen (2001), são analisadas as escolhas estéticas e discursivas que promovem a (re)existência negra e confrontam estereótipos sociais limitantes. Assim, esta pesquisa propõe uma leitura crítica dos discursos normativos, contribuindo para a criação de uma memória cultural que legitima e valoriza as identidades negras, destacando os desafios e potencialidades que emergem em produções negras. Ao examinar como essas narrativas impactam a construção de uma identidade pós-moderna e coletiva, o estudo evidencia a importância do discurso negro na superação dos estereótipos e na luta pela emancipação social e cultural, oferecendo novas perspectivas sobre as histórias e subjetividades negras no Brasil.