EDUCAÇÃO LITERÁRIA ABERTA NA CULTURA DIGITAL: VIDEOPOEMAS EM RELEITURAS DA POESIA DE MANOEL DE BARROS NA FORMAÇÃO LEITORA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVE: Educação literária aberta; Cultura digital; Videopoemas; Formação leitora; Ecocrítica; Manoel de Barros.
Diante dos desafios do ensino de literatura no Ensino Médio e da crescente influência das tecnologias digitais na formação dos jovens, esta pesquisa tem como objetivo investigar estratégias didático-pedagógicas no contexto da Educação Literária Aberta na formação leitora de estudantes do Ensino Médio, tendo em vista a utilização de videopoemas em diálogo com releituras da poesia de Manoel de Barros. O estudo está inserido no escopo da Educação Literária Aberta (ELA), perspectiva que propõe o uso de recursos educacionais abertos, autoria colaborativa e práticas pedagógicas críticas e criativas no ensino de literatura. A questão norteadora que orienta a investigação é: De que modo a educação literária aberta pode apoiar a formação leitora no Ensino Médio, tendo em vista estratégias didático-pedagógicas para inserção de videopoemas com base em releituras da poesia de Manoel de Barros? Como referencial teórico, mobiliza-se a concepção de ELA desenvolvida por Silva (2024), que propõe a integração entre multiletramentos, práticas autorais e mediação docente; Candido (1995), que compreende a literatura como um direito universal e humanizador; e Santaella (2012), que aponta as transformações da leitura na cibercultura. A ecocrítica é utilizada como lente teórica para leitura da obra de Manoel de Barros, com base nos estudos de Glotfelty e Fromm (1996), valorizando o vínculo entre poesia, linguagem e natureza. O videopoema, enquanto gênero híbrido e intersemiótico, é abordado a partir das concepções de Ferreira (2003) e Melo e Castro (2007), que destacam a potência criadora da poesia audiovisual. A metodologia adotada é a pesquisa-ação de caráter qualitativo, composta por quatro etapas: estudo bibliográfico, análise ecocrítica de poemas selecionados de Manoel de Barros, diagnóstico do perfil leitor dos estudantes por meio de entrevistas e diários de leitura, e realização de uma oficina literária com produção de videopoemas. Os resultados esperados incluem a ampliação da sensibilidade estética e ecológica dos estudantes, a valorização da autoria juvenil e a renovação das práticas de leitura literária na escola pública. A pesquisa pretende contribuir com o campo da educação literária ao demonstrar que a convergência entre literatura, tecnologia e educação aberta pode potencializar o ensino de literatura, tornando-o mais sensível, interativo, participativo e condizente com os desafios e possibilidades da cultura digital.