Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVI PEREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DAVI PEREIRA DOS SANTOS
DATA : 20/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: UFRPE - Auditório UAEADTec
TÍTULO:

PERCEPÇÕES SOBRE AS PERFORMANCES EM LÍNGUA INGLESA DE PESSOAS QUEER E CIS-HETERONORMATIVAS: GÊNERO E SEXUALIDADE COMO FATORES DE INTERFERÊNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

Língua inglesa; Gênero; Sexualidade; Cultura pop; Música

 

PÁGINAS: 90
RESUMO:

Dentre as muitas nuances na aprendizagem e aquisição de língua inglesa, seja como língua estrangeira, ou como segunda língua, frequentemente a identidade de gênero e sexualidade dos indivíduos não é levado em conta nas pesquisas. Este estudo, portanto, se dedica a investigar o funcionamento da língua inglesa dentre pessoas que divergem no âmbito da sexualidade e gênero, pensando se há uma relação de afinidade a aprendizagem/aquisição de inglês com pessoas queer (LGBTQIAPN+) . Para tal, partimos de uma metodologia composta de uma etapa exploratória-bibliográfica para reunir nosso arcabouço teórico e, em seguida, lançamos mão de uma abordagem quanti-qualitativa de pesquisa com a aplicação de dois questionários: um destinado para professores de língua inglesa, e outro destinado ao público geral (sem preocupação com sua profissão). Nos debruçamos sobre a interdisciplinariedade da Linguística, recorrendo, mais aos campos dos estudos discursivos (Althusser, 1971; Fairclough, 1989, 1995, 2001; Wodak 1979), estudos queer (Butler, 1990, 2004, 2024; Eckert; McConnel-Ginnet, 2003; Gonzales; Moita-Lopes, 2022) estudos culturais (Silva, 2014; Eagleton, 2005; Hall, 1997; Santos, 1996) e ensino e aprendizagem de línguas (Oliveira, 2014, 2015; Richter, 2000; Richards; Rodgers, 1999). Obtivemos dados satisfatórios quanto ao fenômeno investigado, apontando e confirmando nossa hipótese da influência substancial da cultura pop e, também, a possibilidade de encontrar, na língua inglesa, um tipo de pertencimento para as pessoas dissidentes em gênero e sexualidade. Além desse fator, nossa pesquisa também confere suporte para pesquisas futuras no âmbito da aprendizagem, aquisição e do ensino de línguas, lembrando de se preocupar com as diferentes identidades de gênero e sexualidade como fatores de interferência no processo de construção do conhecimento.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DIANA VASCONCELOS LOPES
Presidente - EDUARDO BARBUIO
Interno - NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO
Notícia cadastrada em: 20/03/2025 08:28
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