Banca de DEFESA: THIAGO HENRIQUE PEREIRA DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO HENRIQUE PEREIRA DO NASCIMENTO
DATA : 28/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS DE GATILHOS MENTAIS E MINDSET EM VIDEOAULAS SOBRE O VERBO PRODUZIDAS POR EDUTUBERS NA PLATAFORMA YOUTUBE


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de língua. Edutubers. YouTube. Funcionalismo. Gatilhos mentais. Mindset.


PÁGINAS: 185
RESUMO:

Tendo em vista que estamos inseridos em uma sociedade altamente tecnológica e de nativos digitais (Prensky, 2001), os estudantes da educação básica, costumeiramente, recorrem a instrumentos que facilitem sua aprendizagem. Para essa finalidade, estes utilizam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, que são ferramentas tecnológicas que permitem por meio de equipamentos, programas e mídias, a comunicação entre os integrantes numa rede, em diversos ambientes virtuais, como postula Soares et al. (2015). Entre as inúmeras ferramentas digitais, está a plataforma de vídeos YouTube, que possibilita um novo modo de obter o conhecimento, o que Santaella designa aprendizagem ubíqua. Dirigidos por professores, denominado edutubers, de diversos componentes curriculares, os canais são bastantes utilizados pelos educandos, com o intuito de atender às suas necessidades de aprendizagem. Ao considerar este cenário, estabelecemos como objetivo desta pesquisa analisar as videoaulas do conteúdo gramatical do verbo ministradas por edutubers do componente curricular Língua Portuguesa que possuem um número significativo de seguidores na plataforma de vídeos YouTube, com o intuito de observar as concepções de língua e gramática dos edutubers, as estratégias de gatilhos mentais utilizadas por eles e qual tipo de mindset estes ativam nos discentes da educação básica. Esta pesquisa apresenta tipologias bibliográfica, documental e aplicada, de método qualitativo. O corpus é composto pela transcrição de doze videoaulas sobre verbos coletadas de três canais da do YouTube. O estudo é embasado pelas concepções teóricas de Prensky (2001), Veen e Vrakking (2009), SIlva Junior (2017), Santaella (2010; 20114), Almeida (2015) etc., no que se refere à cultura digital e o uso das TDIC como recursos educacionais. Para teorizar acerca dos estudos linguísticos, recorremos às vozes de Givón (1995), Castilho (2014), Cunha e Tavares (2016), Neves (2000, 2020, 2022, 2024), dentre outras sumidades. No que diz respeito ao tema da cognição, Bertoque (2018), Mithen (2002) e Tomasello (2003, 2010). Por meio da voz de Cialdini (2021) discutiremos sobre os gatilhos mentais. Por fim, para abordar quanto aos Mindset, apresentaremos Dweck (2017). Os resultados encontrados apontam para a apresentação de práticas que não condizem com as propostas linguísticas e pedagógicas vigentes regidas por documentos como a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018). Observa-se também que temos um acervo de aulas digitais superficiais, voltado ao ensino normativo de língua portuguesa, direcionado muitas vezes à memorização de nomenclaturas e regras em que pouco contribui para compreensão da complexidade linguística, priorizando um ensino voltado ao mindset fixo em detrimento do mindset de crescimento dos educandos. No que diz aos resultados acerca das estratégias mentais utilizadas pelos edutubers, constatamos que estes acionam no mínimo 6 (seis) gatilhos: autoridade, afeição, aprovação social, reciprocidade, compromisso e coerência e escassez.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RENATA BARBOSA VICENTE
Interna - IVANDA MARIA MARTINS SILVA
Externa à Instituição - CRISTINA LOPOMO DEFENDI - IFSP
Notícia cadastrada em: 19/02/2025 13:32
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