LITERATURA SURDA E LETRAMENTO LITERÁRIO: CONEXÕES COM VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA DISCIPLINA INTRODUÇÃO À LIBRAS
Palavras-chave: Literatura Surda; Letramento Literário; Educação Superior; Libras – Língua Brasileira de Sinais; Acessibilidade.
Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar percepções de licenciandos(as) matriculados(as) na disciplina de Introdução à Libras sobre Literatura Surda e letramento literário. Quanto aos objetivos específicos elencamos: 1) Estudar concepções e características da Literatura Surda; 2) Identificar as percepções de licenciandos(as) matriculados(as) na disciplina de Introdução à Libras sobre Literatura Surda; 3) Mapear perfil de letramento literário de estudantes do Curso de Licenciatura em História, modalidade presencial, da UFRPE; e 4) Propor intervenção didático-pedagógica para abordagem da Literatura Surda no contexto da disciplina de Introdução à Libras. Para embasar esta investigação, recorremos às abordagens de autores(as) importantes, incluindo: Karnopp (2010); Sutton-Spence (2021); Rosa (2011); Muller (2012); Queiroz (2020); Bosse (2019); Carlos Mourão (2019); Helen Rocha (2022); Mourão (2011, 2016); Klícia Campos (2017); Alencar (2019); Silveira (2015); Rosa (2017), que discutem a Literatura Surda, assim como as contribuições de Candido (1995) sobre o Direito à Literatura como direito humano inalienável. Além disso, exploramos os enfoques de Cosson (2006) sobre letramento literário. No que se refere ao desenho metodológico, é uma pesquisa aplicada no contexto da disciplina Introdução à Libras na Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, que ocorreu em dois semestres letivos 2023.1 e em 2024.1 do Curso de Licenciatura em História. O estudo configurou-se como pesquisa-ação (Thiollent, 1986), de abordagem qualitativa (Araújo, 2012), tendo em vista as etapas de planejamento didático e intervenção pedagógica. Aplicamos dois questionários em turmas diferentes do Curso de Licenciatura em História. O primeiro foi on-line, elaborado na plataforma Google Forms, instrumento de natureza semiestruturada, composto por perguntas fechadas e abertas, aplicado com discentes matriculados(as) na turma 2023.1. A segunda e terceira etapas foram realizadas de forma presencial, com aplicação de questionários impressos que continham 5 questões mistas e, em seguida, fizemos intervenção pedagógica com a turma 2024.1, para que os discentes produzissem livros de obras da Literatura Surda. A análise de conteúdo foi fundamentada na proposta de Bardin (1977). Como resultados das turmas 2023.1 e 2024.1, observamos contrastes significativos, Na turma 2023.1, verificamos que, aproximadamente, 70,8% dos participantes relataram ter conhecimento sobre a Literatura Surda. A turma 2024.1 revelou uma realidade preocupante, a grande maioria dos alunos não tem conhecimento sobre a existência desse mundo literário, com apenas seis discentes apresentando alguma familiaridade com o tema. Podemos concluir que o perfil de letramento literário dos(as) licenciandos(as) ainda precisa ser aprimorado diante das relações ainda incipientes com a literatura, principalmente, considerando o conhecimento dos discentes sobre a literatura surda. O fato de uma quantidade considerável dos alunos afirmar que leem obras literárias, com uma frequência moderada, e uma baixa adesão à leitura digital, revela que o letramento literário desses estudantes é em grande parte superficial. Na etapa final, dedicada à prática de produção de livro, observamos que, mesmo com pouco conhecimento sobre o mundo literário da comunidade surda, os grupos conseguiram alcançar o objetivo proposto.