FOTOPOEMAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Fotopoemas; Letramentos digitais; Formação de professores; Inclusão.
No cenário da cultura digital, a literatura revela sua natureza multifacetada por meio da expansão dos gêneros literários híbridos que mesclam múltiplas linguagens. O gênero literário, híbrido, o fotopoema transforma as relações dos autores e leitores com as expressões literárias na contemporaneidade nos diversos espaços, inclusive na escola. A obra Et Eu Tu (2003), produzida por Arnaldo Antunes, com ilustração de Márcia Xavier é um exemplo dessa articulação entre a linguagem literária e a fotografia, combinando o verbal e o não verbal na produção de imagens e sentidos. Por conseguinte, o objetivo desta pesquisa é investigar o gênero literário fotopoema em práticas de letramentos digitais de professores em curso de formação docente com foco na inclusão na Educação Básica. Como objetivos específicos, listamos: 1) Identificar as características do gênero literário fotopoema, a partir da obra ET Eu Tu; 2) Avaliar percepções docentes sobre o gênero literário fotopoema em conexão com práticas de letramentos digitais; 3) Desenvolver projeto de formação docente com vistas ao planejamento de estratégias didáticas para inclusão de estudantes da Educação Básica, com base em conexões entre o gênero literário fotopoema e práticas de letramentos digitais. No tocante ao aporte teórico norteador, o trabalho está fundamentado nas discussões dialogadas entre a intersemiose e os fotopoemas (Santaella, 2014); letramentos digitais (Dudeney, Hocly e Pegrum, 2016; Coscarelli, 2016) e formação docente (Nóvoa, 2015; Freire, 1997, Tardif, 2002). Quanto ao desenho metodológico, a pesquisa é de natureza aplicada em cenário da Educação Básica, com abordagem qualitativa. Aplicamos um questionário e uma entrevista semiestruturada com 7 professores regentes e 1 professora da Sala de Recursos Multifuncionais de uma escola pública localizada na Região Metropolitana do Recife. Os dados deste estudo foram analisados obedecendo aos critérios de categorização do ponto de vista semântico para compreender a relação do professor com o gênero fotopoema; impacto da tecnologia no planejamento das aulas; especificidades dos estudantes do AEE e professor como mediador), com base no suporte teórico de Bardin (1999). Observou-se uma carência de orientações práticas e sensíveis à realidade dos professores da escola. Em contraste, nas interações durante a da entrevista encontrei um grupo interessado por informações, as quais foram dialogadas com acolhimento as práticas pedagógicas adotadas pelos professores, pois os mesmos puderam registrar suas reflexões diante do seu planejamento docente. Por fim, possibilitou-se um meio de explanação de vozes docentes sobre os desafios contemporâneos e indicou-se novas possibilidades didáticas inclusivas para os estudantes do Atendimento Educacional Especializado através de fotopoemas e dos letramentos digitais.