A concordância verbal de primeira pessoa do plural em narrativas memorialistas do Quilombo Águas Claras: uma proposta de educação linguística
Concordância Verbal; Primeira Pessoa do Plural; Narrativas Memorialistas; Quilombo Águas Claras; Sociolinguística Variacionista
Esta pesquisa investiga o fenômeno da Concordância Verbal de Primeira Pessoa do Plural (P4) em narrativas memorialistas do Quilombo Águas Claras, localizado no município de Triunfo/PE, à luz dos pressupostos teóricos-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008 [1972]). O objetivo do estudo é verificar a influência de variáveis linguísticas e extralinguísticas na aplicação ou não da regra da concordância de P4 na língua falada da comunidade e realizar uma pesquisa-ação na Escola Municipal Águas Claras a partir dos resultados obtidos e das narrativas memorialistas coletadas, com o intuito de fortalecer a identidade quilombola dos estudantes e trabalhar o fenômeno da variação linguística. Para isso, a pesquisa conta com os seguintes passos metodológicos: gravação de narrativas memorialistas de 24 colaboradores da comunidade, selecionados de forma aleatória estratificada de acordo com as variáveis extralinguísticas elegidas; escolha das variáveis linguísticas; coleta, transcrição, seleção e codificação dos dados; realização de rodadas e cruzamentos no programa Goldvarb-X; análise dos resultados e desenvolvimento da pesquisa-ação com estudantes da Escola Municipal Águas Claras sob os pilares da Educação Linguística (Bagno, 2000, 2007; Bortoni-Ricardo, 2004, 2005). Desta forma, a pesquisa contribui para a descrição do fenômeno da Concordância de P4 no Quilombo Águas Claras, incorporando novos resultados do Português Afro-Brasileiro, além de permear a visibilidade sócio-histórico-cultural da comunidade, fomentar o fortalecimento da identidade quilombola e propiciar uma melhor compreensão da variação linguística pelos estudantes.