Parâmetros do Sujeito Nulo e do Objeto Nulo no âmbito do ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira (FLE)
Linguística Gerativa, Sujeito Nulo, Objeto Nulo, Francês Língua Estrangeira.
Esta pesquisa está ancorada em duas áreas principais: a Linguística Gerativa e os estudos realizados em torno do ensino-aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira (doravante, FLE). Ela parte da observação de que alguns compêndios gramaticais e materiais didáticos (como Gramáticas Pedagógicas e Livros Didáticos) não costumam abordar adequadamente alguns fenômenos da oralidade do francês, como os sujeitos nulos e os objetos nulos, cada vez mais recorrentes no francês contemporâneo. Como objetivo geral, busca-se investigar o tratamento dado à manifestação de argumentos nulos (sujeitos nulos e objetos nulos) no âmbito do ensino-aprendizagem de FLE. Como objetivos específicos, busca-se (1) compreender os status dos parâmetros do Sujeito Nulo e do Objeto Nulo no francês contemporâneo, (2) verificar como o ensino-aprendizagem desses fenômenos linguísticos tem sido realizado em sala de aula de FLE com base em documentos oficiais regulamentadores e seus reflexos em compêndios gramaticais e materiais didáticos e (3) contribuir com a base empírica dos parâmetros acima mencionados com a coleta e análise quanti-qualitativa de um corpus composto de excertos de Livros Didáticos de FLE e Gramáticas Pedagógicas de francês. O documento de qualificação está estruturado em quatro capítulos. O primeiro apresenta a pesquisa, os objetivos, a justificativa, as hipóteses e a estrutura do documento de qualificação. O segundo capítulo trata do ensino-aprendizagem de FLE, a influência exercida pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, concepções de gramáticas e algumas fragilidades epistemológicas no estabelecimento deste ensino. O terceiro capítulo diz respeito aos fundamentos da Linguística Gerativa, assim como os parâmetros do Sujeito Nulo e do Objeto Nulo no francês contemporâneo. O último capítulo trata, finalmente, da análise de um corpus composto por excertos de Gramáticas Pedagógicas e Livros Didáticos, com o intuito de verificar a presença de sujeitos nulos e objetos nulos nestas obras. Esta pesquisa pretende favorecer a integração de fenômenos linguísticos da oralidade no ensino-aprendizagem de FLE, fomentando um ensino atento às práticas linguísticas contemporâneas.