Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO HENRIQUE PEREIRA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO HENRIQUE PEREIRA DO NASCIMENTO
DATA : 29/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

AINFLUÊNCIADOSEDUTUBERSNOPROCESSODEENSINO-APRENDIZAGEM:ESTRATÉGIAS DEGATILHOSMENTAISEMINDSET


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de língua; Edutubers; Funcionalismo; Gatilhos mentais; Mindset.


PÁGINAS: 87
RESUMO:

Em meio a uma sociedade altamente tecnológica e de nativos digitais (Prensky, 2001), os estudantes da Educação Básica, recorrentemente, buscam por instrumentos que facilitem a sua aprendizagem. Então, surgem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), que são ferramentas tecnológicas que permitem por meio de equipamentos, programas e mídias, a comunicação entre os integrantes numa rede, em diversos ambientes virtuais, como postula Soares et al. (2015). Entre as inúmeras ferramentas digitais, está a plataforma de vídeos YouTube, com seus canais educacionais dirigidos por professores, denominado edutubers, de diversos componentes curriculares. Os canais educacionais são bastantes utilizados pelos educandos, com o intuito de atender às suas necessidades de aprendizagem. Ao considerar este cenário, estabelecemos como objetivo desta dissertação analisar as aulas do conteúdo gramatical do verbo ministradas na plataforma de vídeos YouTube pelos edutubers, com o intuito de observar as estratégias de gatilhos mentais utilizadas para atrair os alunos da educação básica. Essa pesquisa apresenta tipologias bibliográfica e documental, de método qualitativo dedutivo. O corpus é composto pela transcrição de doze videoaulas sobre verbos coletadas de três canais da plataforma Youtube de edutubers de Língua Portuguesa. O estudo será embasado pelas concepções teóricas de Almeida (2015); Neves (2000, 2020); Tomasello (2003, 2010); Cialdini (2021); Dweck (2017); Veen e Vrakking (2009); Morán (1995). Os resultados preliminares encontrados apontam para a apresentação de práticas que não condizem com as propostas linguísticas e pedagógicas vigentes regidas por documentos como a BNCC. Observa-se também que temos um acervo de aulas digitais superficiais, voltado ao ensino normativo, direcionado muitas vezes à memorização de nomenclaturas e regras em que pouco contribui para compreensão da complexidade linguística, priorizando um ensino voltado ao mindset fixo em detrimento do mindset de crescimento.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RENATA BARBOSA VICENTE
Interna - IVANDA MARIA MARTINS SILVA
Externa à Instituição - CRISTINA LOPOMO DEFENDI - IFSP
Notícia cadastrada em: 08/10/2024 17:58
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