Banca de DEFESA: DIEGO PAULO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO PAULO DA SILVA
DATA : 20/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

A SUBJETIVIDADE NAS PRÁTICAS DO PROFESSOR DE INGLÊS DE INSTITUTO FEDERAL E O LUGAR DA LÍNGUA DE ACOLHIMENTO


PALAVRAS-CHAVES:

Prática Docente; Ensino de Inglês; Representações Subjetivas; Instituto Federal.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo refletir acerca das imagens que são construídas por professores de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia acerca do ensino de língua inglesa (LI) na educação profissional. Por meio das imagens coletadas, que chamo de representações, analiso os efeitos de sentido que são deslocados no ensino-aprendizagem da língua estrangeira (LE) e/ou da língua materna (LM), considerando as condições de produção do discurso a partir das posições que são assumidas pelos sujeitos professores. Para tanto, discuto alguns conceitos do campo da Linguística Aplicada (LA) e da Análise do Discurso Franco-brasileira, em interface com a Psicanálise Lacaniana, por meio de um entrelaçamento entre o discurso do professor acerca da língua ensinada, de sua aprendizagem desse idioma, de sua prática pedagógica e de seus dizeres sobre a prática. Como interface teórica para as refletir acerca das representações, recorremos aos Estudos Culturais por tratarmos de uma identidade não fixa, fragmentada, inacabada (Woodward, 2000; Hall, 2000), a qual se pode modificar a depender da necessidade e do momento, visto que ela, a identidade, está sempre em um constante processo de (re)construção. Procuramos, assim, investigar, interpretar e analisar as representações que surgem no processo de subjetivação dos professores de LI, a fim de flagrar momentos de identificação (Nasio, 1995; Neves, 2002; Coracini, 2003, 2007). Essa pesquisa é de natureza qualitativo-interpretativista e seu corpus foi formado por meio de depoimentos de professores acerca de sua prática docente e de sua aprendizagem da LI. Para capturar as imagens construídas em torno dessas línguas, utilizamos, como categorias de análise, a heterogeneidade mostrada (Authier, 1998, 2004) e as ressonâncias discursivas (Serrani-Infanti, [1998] 2007), o dito e o não-dito (Orlandi, 2004). Os recortes analisados foram embasados principalmente nos estudos de Coracini (1981, 1995, 2000, 2003, 2007), Lacan (1958, 1960, 1966), Loures (2007, 2011, 2014), Neves (2002, 2006, 2008, 2009), Pêcheux ([1975] 1988), Orlandi ([1999] 2009) dentre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 3047143 - LILIAN NOEMIA TORRES DE MELO GUIMARAES - nullInterna - VALERIA SEVERINA GOMES
Presidente - VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA
Notícia cadastrada em: 05/08/2024 19:16
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