Banca de DEFESA: ALÍCIA AUXILIADORA NUNES ARRUDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALÍCIA AUXILIADORA NUNES ARRUDA
DATA : 16/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ANÁLISE DE CONSTRUÇÕES LINGUÍSTICAS TOPICALIZADAS NOS PARÁGRAFOS DE INTRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: REDAÇÕES DO ENEM


PALAVRAS-CHAVES:

Redação do Enem; Funcionalismo; Cognição; Ensino de texto; Livro Didático.


PÁGINAS: 128
RESUMO:

Esta pesquisa busca analisar construções linguísticas topicalizadas nos parágrafos de introdução em textos dissertativo-argumentativos, especificamente em espelhos de redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disponibilizadas em plataformas digitais. A partir desta análise, verifica-se como o candidato compartilha com o leitor, na condição de avaliador, o Espaço de Atenção Conjunta (EAC) nessas redações. Pensando em alcançar esse propósito, buscamos identificar quais padrões são mais recorrentes, a partir das construções linguísticas presentes no primeiro período tópico dos parágrafos introdutórios das redações analisadas. A fim de solucionarmos as questões: (I) Quais construções linguísticas são mais recorrentes no início dos parágrafos que constituem a introdução do texto dissertativo-argumentativo? (II) Há algum gatilho mental produzido ou predominante por parte do candidato? (III) Os candidatos envolvidos no Enem estão fazendo uso de algum padrão que denuncie o seu grau de evolução? (IV) Há algum gatilho mental produzido ou predominante por parte do candidato? (V) De que forma o livro didático contribui para o ensino de texto nas escolas? Para cumprir-se os objetivos, esta pesquisa é fundamentada nos estudos sobre a Linguística de Texto e a Cognição, a partir dos estudos de Tomasello (2003), Koch (2009), Marcuschi (2016), Travaglia (2009), Vicente (2014), Cunha (2016), Thompson; Couper-Kuhlen (2005) e Givón (1995), associado aos estudos Funcionalista com base em Defendi (2013), Lima-Hernandes (2010), Martellota (2006), Neves (2002, 2003).  Tomando como embasamento teórico o trabalho desses pesquisadores e considerando a estrutura canônica da dissertação-argumentativa, passa a investigar 55 espelhos de redações colhidas em plataformas e sites educacionais, de edições anteriores ao exame. As redações analisadas tiveram um tratamento qualitativo, e foram identificadas/categorizadas a partir de 4 padrões mais recorrentes: citação; constatação; declaração e enumeração. Neste estudo, adentramos ao ensino de texto a partir do modo que é apresentado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, assim, verificamos como, no Livro Didático (LD), está abordado e orientado o ensino de produção textual do Ensino Médio (EM) e sua utilização como subsídio para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, ademais, evidenciamos que, apesar de tantos avanços tecnológicos e educacionais, os LDs continuam sendo vistos como instrumento de grande importância no contexto escolar. Se por um lado, o LD constitui um importante instrumento de ensino; por outro, identificamos que nem sempre o LD consegue cumprir e contribuir efetivamente para a aprendizagem do aluno, por esse motivo é importante que o professor considere o LD como um instrumento em sala de aula, porém não como único suporte metodológico de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RENATA BARBOSA VICENTE
Externa ao Programa - 1224952 - PALOMA PEREIRA BORBA PEDROSA - UFRPEExterno à Instituição - VALÉRIA VIANA SOUSA - UESB
Notícia cadastrada em: 18/07/2024 16:19
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