Banca de QUALIFICAÇÃO: YONE REGINA DE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : YONE REGINA DE OLIVEIRA SILVA
DATA : 23/07/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Webconferência no Google Meet
TÍTULO:

FOTOPOEMAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA


PALAVRAS-CHAVES:

Fotopoemas; Letramentos digitais; Formação de professores; Inclusão.


PÁGINAS: 105
RESUMO:

No cenário da cultura digital, a literatura revela sua natureza multifacetada por meio da expansão dos gêneros literários híbridos que mesclam múltiplas linguagens. O gênero literário fotopoema transforma as relações dos autores e leitores com as expressões literárias na contemporaneidade. A obra Et Eu Tu (2003), produzida por Arnaldo  Antunes, com ilustração de Márcia Xavier, é um exemplo dessa articulação entre a linguagem literária e a fotografia, combinando o verbal e o não verbal na produção de imagens e sentidos. Por conseguinte, o objetivo desta pesquisa é investigar o gênero literário fotopoema em práticas de letramentos digitais de professores em curso de formação docente com foco na inclusão na Educação Básica. Como objetivos específicos, listamos: 1) Identificar as características do gênero literário fotopoema, a partir da obra ET Eu Tu; 2) Avaliar percepções docentes sobre o gênero literário fotopoema em conexão com práticas de letramentos digitais; 3) Desenvolver projeto de formação docente com vistas ao planejamento de estratégias didáticas para inclusão de estudantes da Educação Básica, com base em conexões entre o gênero literário fotopoema e práticas de letramentos digitais. No tocante ao aporte teórico norteador deste trabalho, recorremos aos autores: Santaella (2004) para diálogo sobre os fotopoemas, Dudeney, Hocly e Pegrum (2016) para dissertação sobre os letramentos digitais e António Nóvoa para a explanação do eixo sobre formação docente. Quanto ao desenho metodológico, a pesquisa é de natureza aplicada em cenário da educação básica, com abordagem qualitativa. Aplicamos um questionário e uma entrevista semiestruturada utilizando formulários do google. Os dados foram analisados obedecendo aos critérios de categorização do ponto de vista semântico para compreender a percepção dos professores sobre o fotopoema, amparados pelo suporte teórico de Bardin (1999). Como resultados parciais, nota-se uma carência de orientações práticas e sensíveis à realidade dos professores da escola. Ressalto que as interações que ocorreram na tela já evidenciam um impacto positivo no comportamento dos professores, pois os mesmos puderam registrar suas reflexões didáticas diante o processo de inclusão educacional. Por fim, pretende-se possibilitar um meio de explanação de vozes docentes sobre os desafios contemporâneos rompendo práticas capacitistas e indicar novas possibilidades didáticas inclusivas para os estudantes através de fotopoemas e dos letramentos digitais.

 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IVANDA MARIA MARTINS SILVA
Interno - NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO
Externa ao Programa - 2049117 - EDNARA FELIX NUNES CALADO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 01/07/2024 18:04
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