A SEMÂNTICA DO AGIR DO PROFESSOR DE LITERATURA NA PLATAFORMA DIGITAL DO YOUTUBE: CONEXÕES COM A EDUCAÇÃO LITERÁRIA ABERTA EM TEMPOS DE CIBERCULTURA
Semântica do agir; Educação Literária Aberta; Cibercultura; Plataforma do YouTube.
O ano pandêmico de 2020 foi um marco para a transposição das aulas que antes só eram vivenciadas no presencial. Neste período, surgiu o Ensino Remoto Emergencial (ERE) como alternativa rápida para a situação mundial que logo se mostrou extensa. No entanto, já era conhecida a Educação Online (Santos, 2005), comumente usada pelas faculdades e universidades, que não foi adotada devido a pouco tempo hábil para formação dos profissionais. Diante dessas realidades, alguns profissionais da educação, envolvidos em diferentes modelos de ensino, encontraram meios de compartilhar virtualmente o conhecimento em plataformas conhecidas e constantemente acessadas pelos alunos, como o YouTube. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a semântica do agir do professor de literatura na plataforma digital do YouTube, com vistas a apoiar a Educação Literária Aberta na cibercultura. Tomamos por base a afirmação de Machado (2007) apresentando o agir docente como uma atividade situada, pessoal, única, prefigurada, interacional, interpessoal, transpessoal, conflituosa e fonte de aprendizagem de novos conhecimentos, além de apresentar, em seu agir discursivo, “uma mensagem linguisticamente organizada e que tende a produzir um efeito de coerência sobre o destinatário” (Bronckart, 2012, p. 71). Tais textos, então, carregam semântica própria do sujeito da ação, expressando o seu agir através do discurso. Desta forma, o nosso corpus é formado por recortes dos discursos usados pelo professor em sua videoaula na plataforma digital do YouTube. Adotamos os seguintes objetivos específicos: 1. Estudar o YouTube como uma plataforma digital que promove a Educação Literária Aberta; 2. Identificar como se apresenta a semântica do agir de um professor de literatura que atua no YouTube, publicando conteúdos especificamente sobre literatura e obras literárias voltadas à vestibulares; 3. Propor alternativas didático-pedagógicas que destaquem o YouTube como plataforma digital direcionada à Educação Literária Aberta. Logo, trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativa exploratória, pois enxerga a realidade com um leque de significados e busca entender tal ponto a partir dos estudos bibliográficos e das interpretações (Minayo, 2009). O estudo está fundamentado na metodologia proposta pelo Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) de Bronckart (2004), Machado e Bronckart (2009), no trabalho docente de Clot (2007), analisando o discurso do professor de literatura no YouTube. Por fim, esperamos encontrar no discurso do professor actante um tipo de discurso interativo, no qual revela a sua subjetividade de forma explícita, da mesma forma que o discurso teórico, objeto que o professor trata sobre questões teóricas e assertivas sobre o tema de sua aula. Além disso, acreditamos encontrar marcas enunciativas e relações predicativas que revelem uma adequação discursiva para a plataforma digital, que dialogue - de forma indireta - com os destinatários da mensagem, os espectadores.