MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO EM SONHADORA, DE ADRIANA LUNARDI
Personagem; Adriana Lunardi; Memória; Representação; Narrativa.
O presente trabalho objetiva pesquisar o conceito de memória nas perspectivas individual e coletiva em “Sonhadora” (2002), de Adriana Lunardi, para observar como a voz feminina silenciada no enredo contribui com a reconstrução de uma memória social. Por meio da protagonista, Júlia, busca-se perceber como suas lembranças e a de outras personagens se presentificam na narrativa representando valores e mentalidades de variados perfis da sociedade. Com vistas a problematizar como o texto transfigura o contexto dos estratos sociais presentes no conto, foram utilizados pressupostos teóricos de Werner (1994), Aristóteles (2008), Lukács (2009) e Candido (2014), de modo a registrar um panorama histórico sobre a configuração dos heróis e dos personagens ao longo do tempo. No que tange a memória foram consideradas as ideias de Weinrich (2001) sobre o lembrar e o esquecer; Bergson (1999) e sua perspectiva sobre memória individual; e, tratando-se da memória enquanto manifestação coletiva, foram seguidos os postulados de Halbwachs (1990) e Bosi (1979; 2003). Análises preliminares desta pesquisa de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa permitem inferir que a percepção de uma memória individual identificada nas personagens contribui para esboçar uma memória coletiva da sociedade brasileira no século XIX