Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRELLY LUCENA DE LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIRELLY LUCENA DE LIRA
DATA : 18/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência no Google Meet
TÍTULO:

LITERATURA SURDA:  PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIOS EM LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Literatura Surda; Letramento Literário; Educação Superior; Libras – Língua Brasileira de Sinais; Acessibilidade.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

     A Literatura Surda e as práticas de letramentos literários em Libras surgem como áreas fundamentais para a promoção da inclusão e acessibilidade na Educação Superior. Contudo, é importante ressaltar que esse é um tema ainda relativamente pouco explorado na área acadêmica. Este estudo tem como objetivo geral analisar as características da Literatura Surda na promoção da acessibilidade em Libras por meio de práticas de letramentos literários na Educação Superior. Destacamos a seguinte questão norteadora desta investigação: Como a Literatura Surda pode contribuir para práticas de letramentos literários em Libras de licenciandos(as) na Educação Superior? O objetivo geral do estudo é analisar as características da Literatura Surda na promoção da acessibilidade em Libras por meio de práticas de letramentos literários na Educação Superior. Busca-se incentivar a produção literária em Libras e expandir o campo da Literatura Surda, contribuindo para a preservação e compreensão da comunidade surda e preparando os(as) educadores(as) para enfrentarem os desafios da inclusão educacional. Para embasar esta pesquisa, recorremos às abordagens de autores(as) importantes, incluindo:  Rosa (2011); Muller (2012); Queiroz (2020); Bosse (2019); Carlos Mourão (2019); Helen Rocha (2022); Mourão (2011, 2016); Klícia Campos (2017); Alencar (2019); Silveira (2015); Rosa (2017), que discutem a Literatura Surda, assim como as contribuições de Candido (1995) sobre o Direito à Literatura como direito humano inalienável. Além disso, exploramos os enfoques de Cosson (2006) sobre letramento literário. Conforme delineado por Goldenberg (2004), esta investigação analisa como usar o conceito de pesquisa de campo para melhorar a formação de professores(as) de graduação em educação inclusiva, com foco na surdez. O estudo utiliza uma abordagem qualitativa para compreender a experiência dos(as) discentes de licenciatura e como impacta na Educação Superior, principalmente em relação ao desenvolvimento de técnicas de ensino e aprendizagem para estudantes surdos. A pesquisa procura sistematizar os significados atribuídos pelos(as) participantes às suas vivências, visando a ampliar o conhecimento sobre a cultura, identidade e história surda, além de promover uma visão empática entre os futuros professores e os discentes surdos. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do Curso de Licenciatura em História, modalidade presencial, da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, matriculados(as) na disciplina Introdução à Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Foi aplicado um questionário, de forma on-line, com os(as) graduandos(as) do referido curso. Ressalta-se que a pesquisadora autora desta dissertação atua como docente neste contexto acadêmico. O questionário foi de natureza mista, composto por perguntas fechadas e abertas, aplicado com apoio da plataforma Google Forms. Os resultados parciais revelam que 24 discentes contribuíram para a resolução dos resultados. Dentre os participantes quatro afirmaram ter entre 19 a 20 anos, alguns disseram ter entre 21 a 22 anos, enquanto outros quatro discentes dizem ter 23 a 25, além disso, oito deles declaram ter mais de 25 anos. Os períodos acadêmicos dos(as) alunos(as) são distribuídos do 1° ao 8° período. Segundo os dados, aproximadamente 45,8% dos entrevistados relatam que ainda enfrentam desafios significativos, como a falta de recursos especializados e o reconhecimento. Isso ressalta a necessidade de investimentos voltados para a promoção e o apoio das práticas de letramentos literários em Libras.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IVANDA MARIA MARTINS SILVA
Interno - IEDO DE OLIVEIRA PAES
Externo à Instituição - CARLOS ANTONIO FONTENELE MOURÃO
Notícia cadastrada em: 27/05/2024 14:22
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