Banca de QUALIFICAÇÃO: ALÍCIA AUXILIADORA NUNES ARRUDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALÍCIA AUXILIADORA NUNES ARRUDA
DATA : 28/11/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

ANÁLISE DE CONSTRUÇÕES LINGUÍSTICAS TOPICALIZADAS NOS PARÁGRAFOS DE INTRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO


PALAVRAS-CHAVES:

Redação do Enem; Funcionalismo; Cognição; Padrões funcionais; BNCC; Ensino de texto; Livro Didático


PÁGINAS: 76
RESUMO:

Esta pesquisa busca analisar construções linguísticas topicalizadas nos parágrafos de introdução em textos dissertativo-argumentativo. A partir dessa análise, verifica-se como o candidato compartilha com o leitor o espaço de atenção conjunta (EAC) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, buscamos identificar quais padrões são mais recorrentes, a partir das construções linguísticas presentes no primeiro período tópico dos parágrafos introdutórios das redações analisadas. Para solucionarmos as questões de pesquisa, bem como para cumprirmos os objetivos, fundamentamos esta pesquisa nos estudos sobre a Linguística de Texto e a Cognição, a partir dos estudos de Tomasello (2003), Koch (2009), Marcuschi (2016), Travaglia (2009), Vicente (2014), Cunha (2016), Thompson; Couper-Kuhlen (2005) e Givón (1995). Associado aos estudos Funcionalista com base em Defendi (2013), Lima-Hernandes (2010), Martellota (2006), Neves (2002, 2003).  Tomando, como embasamento teórico, o trabalho desses pesquisadores e considerando a estrutura canônica da dissertação-argumentativa, passamos a investigar 55 redações colhidas. As redações analisadas tiveram um tratamento qualitativo, foram identificados 4 padrões mais recorrentes: citação; constatação; declaração e enumeração. Neste estudo, adentramos ao ensino de texto a partir do modo que é apresentado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Verificamos como o Livro Didático (LD) aborda e orienta o ensino de produção textual do Ensino Médio (EM), sua utilização como subsídio para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, ademais, evidenciamos que apesar de tantos avanços tecnológicos e educacionais os LDs continuam sendo vistos como instrumento de grande importância no contexto escolar. Se por um lado é um importante instrumento de ensino, por outro, identificamos que nem sempre o LD consegue cumprir e contribuir efetivamente para a aprendizagem do aluno, por esse motivo é importante que o professor considere o LD como um instrumento em sala de aula, porém não como único suporte metodológico de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - RENATA BARBOSA VICENTE
Externa ao Programa - 1224952 - PALOMA PEREIRA BORBA PEDROSA - UFRPEExterno à Instituição - VALÉRIA VIANA SOUSA - UESB
Notícia cadastrada em: 31/10/2023 09:44
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