Banca de QUALIFICAÇÃO: ETELVINA CONCEIÇÃO DE MARIA ARAÚJO RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ETELVINA CONCEIÇÃO DE MARIA ARAÚJO RODRIGUES
DATA : 27/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência no Google Meet
TÍTULO:

TÍTULO DO TRABALHO:  LITERATURA VIVA NA ESCOLA: Conexões Dialógicas com a Obra e a Voz do Autor Pernambucano Raimundo Carrero


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

Literatura em Sala de Aula; Ensinagem de Literatura; Formação de Leitores; Raimundo Carrero; Ensino Médio.


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Compreendemos que o ensino de literatura na escola necessita, com urgência, de mais espaço, destaque e renovação em todos os aspectos pedagógicos possíveis, do planejamento à metodologia. No cenário da Educação Básica, sobretudo no que se refere ao Ensino Médio, a literatura ainda parece ser abordada como proposição historiográfica das escolas literárias,  com trechos de obras em dissonância contextual e sem diálogo com os autores e produções contemporâneas. Na maior parte das vezes, os interesses e conhecimentos prévios dos estudantes não são valorizados para a composição das aulas, entre outras inúmeras questões, que desembocam na frágil ou quase inexistente formação de leitores literários. Diante do que apresentamos,  buscamos, neste trabalho, como objetivo geral,  trazer reflexões a respeito da “ensinagem” da literatura na escola, considerando as vivências pedagógicas construídas por meio da leitura crítica da obra literária Estão matando os meninos (2021), de Raimundo Carrero, no cenário do Ensino Médio, com base na proposta pedagógica que constitui A luta verbal (2022) do mesmo autor.  Em alinhamento ao objetivo geral, apresentamos como questão norteadora da pesquisa a reflexão de como uma literatura “plenamente viva”, baseada em metodologias e estratégias pertinentes pode ser ferramenta para formação de leitores literários. Quanto ao aporte teórico, o trabalho está norteado pelas abordagens de Cosson (2012, 2014 e 2019), Zilberman (1988), Silva (2003, 2009, 2020) sobre ensino de literatura, leitura literária e formação de leitores, além do enfoque de Candido (1995) sobre o direito à literatura, e as conexões dialógicas entre literatura e sociedade de Candido (2002, 2005, 2011); e de Bourdieu (1998) na perspectiva da crítica social no âmbito da educação. Recorremos à abordagem de Anastasiou (2002) sobre o termo “ensinagem” aplicado ao trabalho com a literatura na escola. No tocante ao desenho metodológico, trata-se de pesquisa-ação realizada na EREM Padre Nércio Rodrigues, em Recife, Pernambuco, com discentes do Ensino Médio. Por meio de avaliações diagnósticas das demandas de aprendizagens dos discentes, serão realizados planejamentos didático-pedagógicos direcionados a processos de “ensinagem” de literatura na escola, com foco na formação de leitores críticos no campo artístico-literário. Propomos abordar estratégias e metodologias para oferecer um desenho didático pedagógico, visando à formação de leitores literários; descreveremos, ainda, vivências pedagógicas no processo de “ensinagem” da literatura no ambiente escolar, considerando aplicação de projeto didático com discentes. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IVANDA MARIA MARTINS SILVA
Interno - IEDO DE OLIVEIRA PAES
Externa ao Programa - 2743018 - SHERRY MORGANA JUSTINO DE ALMEIDA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 13/09/2023 22:08
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