FANFICS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: INTERFACES COM ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA CULTURA DIGITAL
Cultura Digital. Educação Literária. Ensino Médio. Fanfics. Letramentos Literários.
As fanfics vêm se revelando como fenômeno de criação literária, transformando as relações entre autores-textos-leitores no campo artístico-literário. Fanfic é uma produção contemporânea da cultura digital e faz referência às narrativas escritas por fãs (Aguiar, 2011), com base em releituras de obras artístico-literárias. Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar as fanfics como gêneros emergentes em diálogo com práticas de letramentos literários de estudantes do Ensino Médio, tendo em vista estratégias didático-pedagógicas para a Educação Literária na cultura digital. Quanto ao aporte teórico, a investigação apresenta abordagem interdisciplinar (Educação, Ensino e Literatura), articulando estudos literários voltados à Estética da Recepção (Jauss, 1994, 2002; Iser, 1996, 1999; Zilberman, 2004), à cibercultura, ao ciberespaço e às fanfics (Lévy, 2009; Bakhtin, 1993; Castells, 1999; Santaella, 2007, 2012), ao direito à Literatura (Candido, 2006), currículo e BNCC (Brasil, 2018), em conexão com pesquisas nas áreas de ensino de Literatura e Educação Literária (Silva, 2013, 2015) e letramento literário (Cosson, 2014). Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. No tocante aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação realizada em escola pública da rede estadual, com aplicação de questionários semiestruturados e aplicação de oficina literária em sala de aula com os estudantes do Ensino Médio para avaliação diagnóstica das demandas de aprendizagem dos discentes em relação às práticas de letramentos literários. Com base na avaliação diagnóstica, foi aplicado planejamento didático-pedagógico, por meio de oficina literária, com base na sequência básica de Cosson (2014). Com a aplicação oficina literária em sala de aula, os estudantes foram convidados à leitura da obra literária Becos da Memória (2006) da autora de Literatura feminina e afro-brasileira Conceição Evaristo, a posteriori, os discentes produziram fanfics com base na obra literária trabalhada na oficina literária com vistas para o diálogo da Educação Literária com as práticas de letramentos literários na cultura digital. Como considerações, notamos que as fanfics podem ser utilizadas como recursos didático-pedagógicos para motivar o ensino de Literatura no contexto da educação básica, ampliando práticas de letramentos literários dos discentes. A utilização de fanfics é um recurso possível na educação básica, visto que a integração favorecida pela cultura digital oferece múltiplas possibilidades de escrita e leitura. Concluímos que a fanfic cria uma relação interativa e colaborativa entre o autor, o leitor e a obra original. Essa interação entre os três elementos é o que torna a fanfic uma forma única de expressão literária e criativa. Logo, autores e leitores podem participar ativamente de trocas colaborativas no ciberespaço, construindo e (re)construindo práticas de letramentos literários nos meios digitais.