O tratamento da variação linguística em livros didáticos adotados em Pernambuco: reflexões em torno da proposta curricular
Variação linguística, sociolinguística educacional, livro didático.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o tratamento da variação linguística em quatro coleções de livros didáticos adotados em Pernambuco nas quatro esferas de ensino: rede municipal, rede estadual, colégio de aplicação e escola particular. Todos foram aprovados pelo PNLD 2020 para o triênio 2023 para o ensino fundamental II, a partir de uma reflexão em torno da proposta curricular do ensino fundamental II por meio dos documentos norteadores desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) até a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). De forma geral, procuramos analisar a variação linguística como objeto de conhecimento, tendo em vista que esses documentos oficiais trazem recomendação, reconhecimento e o respeito às variedades linguísticas existentes em nosso país. O referencial teórico utilizado nesta pesquisa baseia-se nos estudos da Sociolinguística (LABOV, 2008), mais especificamente, da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004; BAGNO, 2007). Salientamos a importância dessa teoria na promoção de uma prática fundamentada na pedagogia da variação linguística de efetiva valorização das diferentes variedades e formas de uso existentes do português brasileiro como língua materna. Para este estudo, adotamos o procedimento de análise documental de caráter qualitativo/interpretativo por ser um método mais adequado que atende ao objetivo da pesquisa. Até o momento, os resultados preliminares apontam que o tratamento da variação linguística nos livros didáticos analisados recebe pouco aprofundamento, não atendendo satisfatoriamente ao que está previsto pela proposta curricular. Na coleção destinada ao município, a temática é tratada como objeto do conhecimento no 6º ano e no 9º ano e, na coleção destinada à rede estadual, apenas no 7º ano e no 9º ano, na coleção destinada ao colégio de aplicação e a rede privada de ensino serão tratadas e analisadas posteriormente.