A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SEUS IMPACTOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL: um levantamento científico acerca dos estudos desenvolvidos na área
inteligência artificial; educação básica; ensino-aprendizagem; cultura digital; tecnologias educacionais.
Esta dissertação tem como objetivo analisar a produção acadêmico-científica brasileira sobre a interface entre a Inteligência Artificial (IA) e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica. A pesquisa insere-se na linha de investigação sobre Novas Tecnologias na Educação e fundamenta-se em abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, adotando como metodologia a Revisão Sistemática da Literatura (RSL). A partir da aplicação rigorosa dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas teses, dissertações e artigos científicos disponíveis em bases como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O corpus da pesquisa foi delimitado ao período de 2015 a 2025, considerando o aumento exponencial do uso de tecnologias digitais em contextos escolares após a pandemia da COVID-19. Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2016), permitindo a categorização temática das produções encontradas. O referencial teórico apoia-se principalmente em autores como Pierre Lévy (1999; 2001), Miguel Nicolelis (2020; 2023), Lucia Santaella (2003; 2010), Paulo Freire (1996; 2015), e André Lemos (2002; 2020), entre outros, cujas obras contribuem para a compreensão crítica das interfaces entre inteligência artificial, cultura digital e os processos educacionais, permitindo uma análise crítica dos impactos da cultura digital e da inteligência artificial na formação de sujeitos autônomos, críticos e eticamente comprometidos. A pesquisa ainda está em andamento, mas já revela resultados que apontam a IA, embora crescente no discurso educacional, ainda, majoritariamente, compreendida como ferramenta auxiliar, com poucas iniciativas que a concebam como objeto de estudo crítico no currículo da educação básica. Por fim, a pesquisa reafirma a importância da mediação pedagógica e do papel estratégico do professor na construção de uma educação que utilize a IA não como substituição do humano, mas como possibilidade para a ampliação das práticas pedagógicas e da cidadania digital.