CRENÇAS E ATITUDES LINGUÍSTICAS DO QUILOMBO MUNDO NOVO DE BUÍQUE – PE: repercussões educacionais
Crenças e atitudes linguísticas; Comunidade quilombola; Variação linguística; Educação; Buíque –PE.
A pesquisa tem o objetivo de analisar as manifestações de crenças e atitudes linguísticas de moradores da comunidade quilombola Mundo Novo, localizada na zona rural de Buíque- PE. A pesquisa busca explicar as manifestações de crenças e atitudes linguísticas dos integrantes do Quilombo Mundo Novo e suas repercussões educacionais. Em outras palavras, este trabalho busca compreender as manifestações de valoração positiva ou negativa dos moradores da comunidade referente a sua fala, e como essa valoração repercute no âmbito educacional da comunidade. Nesse viés, para atingir os objetivos da pesquisa, foi feita uma pesquisa de campo, tendo, como lócus da pesquisa, a comunidade quilombola Mundo Novo. A entrevista contou com 13 participantes do sexo feminino. A seleção dos informantes deu-se a partir da dialetologia pluridimensional, levando em conta o aspecto diageracional, sendo as informantes divididas em três faixas etárias: 18 a 30, 31 a 50 e 51 a 70, e o aspecto diastrático optando-se pela escolaridade como parâmetro definidor de classe social, resultando na definição de dois níveis de escolaridade: fundamental e Médio. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a observação direta intensiva a partir da qual foi utilizado como instrumento uma entrevista semiestruturada. A entrevista contou com 23 perguntas das quais se referiam a perguntas de ordem linguística, cultural e social dos entrevistados, visando compreender o entendimento sobre a sua língua e variante utilizada, assim como a relação da sua cultura e a vivência em comunidade atrelada à língua. No que concerne ao aporte teórico, a pesquisa se apoia nos pressupostos teóricos da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2005; Cyranka, 2016), nos estudos de crenças e atitudes linguísticas, (Barcelos, 2007; Lambert & Lambert, 1972; Moreno Fernández, 1998), e nos estudos sobre estigma e estereótipo linguístico (Labov, 2008; Orsi, 2008). A análise dos dados coletados será com base na observação da manifestação das atitudes, que, segundo Lambert (1972), são formadas pelos pensamentos e pelas crenças, pelos sentimentos expressados através das emoções e pela tendência em reagir. A partir das respostas dos informantes às questões solicitadas, será possível analisar suas atitudes baseadas em suas crenças.