Banca de DEFESA: ALESSANDRO FRANCELINO SILVA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRO FRANCELINO SILVA DOS SANTOS
DATA : 21/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: LinK: meet.google.com/gpc-bkdj-wpr
TÍTULO:

O AMOR E AS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM ‘’BOCAS DE MEL E FEL’’, DE NILZA REZENDE

 


PALAVRAS-CHAVES:

Amor; Representações do feminino; Autoria de mulheres; Bocas de Mel e Fel;

Nilza Rezende.

 


PÁGINAS: 104
RESUMO:

A trajetória da autoria feminina na Literatura Brasileira é marcada por declínios e apogeus que estão intimamente vinculados à história da mulher na sociedade. A partir de 1960, as narrativas que fazem da mulher o elemento medular da trama aparecem na produção escrita nacional com mais fôlego para apresentar e discutir o universo feminil sob uma ótica de ruptura dos estereótipos engessados socialmente por intermédio do sistema do patriarcado. Dessa maneira, surge, no contexto da pós-modernidade, um grupo de escritoras encarregadas de contestar os parâmetros literários do país com vistas à consecução de uma reformulação no quadro da atividade da escrita literária brasileira. Em Bocas de mel e fel (2011), da autoria de Nilza Rezende, a protagonista, Irene, mimetiza a mulher típica da contemporaneidade, em sua construção identitária e performática, face a uma relação amorosa, eivada de erotismo, experimentada com dois homens, o primo, Antônio, e o professor universitário, Pablo. Por esse aspecto, este estudo tem como principal objetivo: analisar as representações do feminino e as faces do amor em Bocas de mel e fel (2011). Para tanto, a pesquisa, de abordagem qualitativa e de natureza teórica, busca analisar o texto da autora supracitada a partir dos princípios da Crítica Textual em consonância com a aplicação das teorias embasadas nos Estudos Culturais, com o intuito de realizar uma interpretação íntegra do texto literário, respeitando o seu caráter artístico. O aporte teórico utilizado para alicerçar as discussões, acerca das perspectivas do Feminismo e da Autoria Feminina no Brasil, reúne autoras como Hooks (2019;2024); Duarte (2003); Xavier (1996) e Zinani (2011). Ademais, para abordar as representações do feminino no texto analisado, foram consultadas as contribuições conceituais de Kolontai (2009); Teixeira (2009); Zolin (2009) e Hall (2006) e, para alicerçar as ponderações feitas sobre as faces do amor na trama, recorreu-se às epistemologias de Paz (1994); Bauman (2004); Costa (1998); Menezes (2007); Oltramari (2009); Almeida e Lomônaco (2018) e Neves (2007). Os resultados apontados na análise da narrativa estudada expressam a fragmentariedade identitária da personagem Irene justificada pelo contexto social da pós-modernidade, sendo possível classificá-la como uma mulher do tipo transitório (Cf. Kolontai, 2009). Além disso, foi também possível verificar, nessa análise, a presença de duas faces do amor personificadas nos sujeitos com os quais a protagonista se relaciona, sendo elas o amor romântico e o amor confluente. Notadamente, entre o mel e o fel da relação amorosa está a mulher em busca da ressignificação de sua própria identidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IEDO DE OLIVEIRA PAES
Interno - NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO
Externa à Instituição - ANA PATRÍCIA FREDERICO SILVEIRA - IFSertaoPE
Notícia cadastrada em: 13/02/2025 08:45
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