Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRO FRANCELINO SILVA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRO FRANCELINO SILVA DOS SANTOS
DATA : 27/12/2024
HORA: 10:00
LOCAL: (Link da defesa meet.google.com/gpc-bkdj-wpr Videoconferência
TÍTULO:

O AMOR E AS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM ‘’BOCAS DE MEL E FEL’’, DE NILZA REZENDE

 


PALAVRAS-CHAVES:

Amor; Representações do feminino; Autoria de mulheres; Bocas de Mel e Fel.

 


PÁGINAS: 84
RESUMO:

A trajetória da autoria feminina na Literatura Brasileira é marcada por declínios e apogeus que estão intimamente vinculados à história da mulher na sociedade. A partir de 1960, as narrativas que fazem da mulher o elemento medular para o desencadear da trama aparecem na produção escrita nacional com mais fôlego para apresentar e discutir o universo feminil sob uma ótica de ruptura dos estereótipos engessados socialmente por intermédio da cristalização do sistema do patriarcado. Dessa maneira, surge, no contexto da pós-modernidade, um grupo de escritoras encarregadas de contestar os parâmetros literários do país através da arte da palavra. Em Bocas de mel e fel (2011), da autoria de Nilza Rezende, a protagonista, Irene, mimetiza a mulher típica do referido contexto em sua construção identitária e performática face a uma relação amorosa eivada de amor e erotismo vivenciada com dois homens, o primo, Antônio, e o professor universitário, Pablo. Diante dos expostos, este estudo tem como principal objetivo: apresentar e discutir as representações da mulher e as faces do amor em Bocas de mel e fel (2011). Para tanto, a pesquisa, de base qualitativa, com aplicação da técnica de revisão bibliográfica, busca analisar o texto da autora supracitada a partir dos princípios da crítica textual em consonância com a aplicação das teorias embasadas nos Estudos Culturais, com o intuito de realizar uma interpretação íntegra do texto literário, respeitando o seu caráter artístico. Portanto, o presente estudo está organizando em quatro capítulos que elencam os principais tópicos relacionados à temática central discutida. O aporte teórico utilizado para alicerçar as discussões, acerca das perspectivas do feminismo e da autoria feminina no Brasil, reúne autoras como Hooks (2019;2024); Duarte (2003); Xavier (1996) e Zinani (2011). Ademais, para abordar as representações do feminino no texto analisado, foram consultadas as contribuições conceituais de Kolontai (2009); Teixeira (2009); Zolin (2009) e Hall (2006) e, para alicerçar as ponderações feitas sobre as faces do amor na trama, recorreu-se às epistemologias de Paz (1994); Bauman (2004); Costa (1998); Menezes (2007); Oltramari (2009); Almeida e Lomônaco (2018) e Neves (2007). Os resultados apontados nas análises estrutural, semântica e discursiva de Bocas de mel e fel (2011) expressaram a fragmentariedade identitária da personagem Irene face a esse novo contexto social, sendo possível classificá-la como uma mulher do tipo transitório (Cf. Kolontai, 2009), bem como identificar a presença de duas faces do amor personificadas a partir dos sujeitos com os quais a protagonista se relaciona, sendo elas o amor romântico e o amor confluente. Entre o mel e o fel está a mulher em busca da construção de sua própria identidade.        


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IEDO DE OLIVEIRA PAES
Interna - IVANDA MARIA MARTINS SILVA
Externa à Instituição - ANA PATRÍCIA FREDERICO SILVEIRA - IFSertaoPE
Notícia cadastrada em: 11/12/2024 09:20
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