Banca de DEFESA: MARIA KALINE DE LIMA PEDROZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA KALINE DE LIMA PEDROZA
DATA : 26/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Webconferência no Google Meet
TÍTULO:

ENSINO DE LITERATURA E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) NA CULTURA DIGITAL: INTERAÇÕES DOS DISCENTES LEITORES COM OS CONTOS “RESTOS DO CARNAVAL” E “FELICIDADE CLANDESTINA”, DE CLARICE LISPECTOR


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Literatura; Recursos Educacionais Abertos- REA; Estética da Recepção; Clarice Lispector; Ensino Médio.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

Pensar o ensino de literatura hoje, bem como as práticas que norteiam esse ensino, é pensar que discente queremos formar. Um sujeito autônomo, crítico e reflexivo requer práticas literárias que favorecem seu desenvolvimento e levem em conta sua leitura de mundo. Nessa perspectiva, nossa pesquisa se delineia a partir de questionamentos e indagações sobre a forma a qual a literatura é abordada no Ensino Médio em um mundo cada vez mais veloz e digital. Com base no exposto, o objetivo geral deste trabalho é investigar a interação de discentes leitores do 3º ano do Ensino Médio com os contos “Restos do Carnaval” e “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, considerando articulações com Recursos Educacionais Abertos (REA) para repensar o ensino de literatura na cultura digital. Coadunando com o objetivo geral, os objetivos específicos são: 1) Mapear portais de Recursos Educacionais Abertos – REA para apoiar planejamentos didáticos no campo artístico-literário; 2) Desenvolver sequência didática para abordar os contos “Restos do Carnaval” e “Felicidade Clandestina” , de Clarice Lispector, na turma do 3º ano do Ensino Médio, com apoio de REA; 3) Avaliar as percepções dos discentes leitores do 3º ano do Ensino Médio, considerando as experiências literárias vivenciadas durante a sequência didática aplicada. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa está norteada pelas seguintes abordagens: na Estética da Recepção, nos debruçamos em Iser (1979, 1996); Jauss, (1976, 1994) e nas considerações críticas de Zilberman (2015) sobre tal vertente teórica, no ensino de literatura em Cosson (2009, 2020); Dalvi, Rezende, Jover-Faleiros (2013) Silva (2003, 2005, 2006, 2014, 2017) entre outros, quanto às reflexões sobre a cibercultura, recorremos ao enfoque de Lévy (1999). No eixo temático dos Recursos Educacionais Abertos - REA, contemplamos os estudos de Pretto (2012); Starobinas (2012); Baraniuk (2015); UNESCO (2011), Amiel (2010), entre outros. Em termos metodológicos, a presente investigação é de natureza aplicada, pois trata-se de pesquisa-ação, desenvolvida por meio de estudo de campo em uma escola pública da rede estadual de Ensino Médio de Pernambuco. Quanto à organização da sequência didática para ensino de literatura, recorremos aos estudos de Cosson (2009), por meio da proposta da Sequência Básica, constituída de quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. A pesquisa destaca a abordagem qualitativa, com alguns dados quantitativos e possui como instrumento para a coleta de dados um Roteiro de Avaliação Diagnóstica – RAD para identificação do perfil leitor da referida turma. Quanto aos objetivos propostos, a pesquisa enquadra-se no desenho descritivo/interpretativo. Os resultados nos mostram que é possível repensar o ensino de literatura, e que os discentes, quando engajados, conseguem se tornar leitores ativos. Os depoimentos dos discentes nos trazem possíveis caminhos sobre como o trabalho com contos na escola pode motivá-los no “jogo da leitura literária” (Iser, 1979), por meio de aulas de literatura subsidiadas pelo uso de REA.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IVANDA MARIA MARTINS SILVA
Interno - NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO
Externo à Instituição - JOSIVALDO CUSTODIO DA SILVA - UPE
Notícia cadastrada em: 30/07/2024 09:13
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss06.producao-jboss06