OS SENTIDOS DA ATIVIDADE DOCENTE NA INTERFACE ENTRE ERGOLOGIA E ENUNCIAÇÃO: DAS PRESCRIÇÕES DO TRABALHO À SINGULARIZAÇÃO ENUNCIATIVA
Docente; Ergologia; Enunciação; Sentidos
Esta dissertação aborda a investigação do perfil docente, atrelada aos pressupostos da enunciação de Émile Benveniste (1988 e 1989) e da ergologia de Yves Schwartz (1996, 1998, 2006) e apresenta considerações acerca de aspectos que são constitutivos da atividade docente no ensino superior, a partir da interface entre a enunciação e ergologia. Nesse sentido, nosso intuito é compreender como o docente se apropria dos saberes necessários à sua prática profissional e de que forma institui a singularidade subjetiva no exercício da docência. Naturalmente, há uma série de questões implicadas nessa formulação, pois, a depender da abordagem adotada e do ângulo a partir do qual se decida observar, as respostas podem seguir direcionamentos diversos. O objetivo do nosso estudo é compreender a instauração da experiência de trabalho no ato enunciativo de docentes da educação superior e, para tanto, utilizaremos o método denominado núcleos de significação para refletir sobre a caracterização docente atrelada aos estudos enunciativos e ergológicos. Caracterizar o sujeito analisado na pesquisa é entender que o sujeito são muitos: docentes desempenhando sua atividade de trabalho, que têm níveis socioculturais e históricos diversos. Assim, entender que os referidos fatores contribuem não só para a produção de seus discursos, mas também, na construção e transformação desse sujeito, a (re)construção pela constituição de um eu que é atravessado por seu contexto cultural, econômico, histórico e social, sujeitos que refletem, agem e são na e pela linguagem e que (re)constroem a realidade com o mundo.