ENUNCIAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS PRODUZIDAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Enunciação; Ensino; Escrita; Narrativas.
No processo de conversão da língua em discurso, entram em jogo diferentes elementos semióticos e semânticos da língua-discurso. No caso da esfera escolar, a produção textual explicita a relação entre esses elementos. Nesse sentido, para desenvolver a escrita, os locutores-discentes precisam se apropriar dos saberes e explicitar a inserção em determinadas práticas de letramento na e pela enunciação. A inserção desses sujeitos nas práticas enunciativas do letramento envolve, por um lado, aspectos referenciais, implicados na formação de posicionamentos diante dos saberes, e, por outro lado, procedimentos de sintagmatização, relacionados a processos de reorganização na superfície linguístico-textual dos gêneros. Neste estudo, investigamos como a apreensão da experiência é apresentada nos textos dos alunos. Nosso objetivo geral é, baseando-nos nos conceitos propostos das teorias que embasam nosso estudo, propor princípios para uma noção de escrita a partir das formulações de Benveniste, que contribuam para uma (re)significação para o ensino de escrita no Ensino Médio, que prime pela inserção do estudante em uma posição de autoria e posicionamento social por meio da língua. Benveniste (1989) afirma que o locutor, ao se apropriar da língua, enuncia sua posição, de um lado, por meio de índices específicos e, de outro, por meio de procedimentos acessórios. Nesse ponto, visamos a interseção entre os letramentos e a Teoria da Enunciação que, de acordo com Oliveira (2016) são estudos que abordam a presença do homem na linguagem e oferecem bases para refletir sobre objetos como o letramento e ainda, de acordo com Lea e Street (1998), letramento diz respeito às habilidades de leitura e escrita e as relações que são estabelecidas pelos indivíduos nas interações sociais, assim, o letramento é tido como prática social. Dessa forma, o letramento e a enunciação constituem processos de apropriação e, nesse sentido, para entender os elementos implicados nesse processo é necessário entender a inserção dos locutores-discentes nas esferas letradas, seu contato com os gêneros, os modos pelos quais se instituem as categorias referenciais e o engajamento discursivo desses locutores-discentes na mobilização das produções escritas. O presente estudo inter-relaciona Enunciação e Letramento, e, para tanto, a fim de explorar uma perspectiva enunciativa para o ensino da escrita, utilizamos como base teórica o texto Aparelho Formal da Enunciação. Para isso, primeiramente, apresentamos o referencial teórico, especialmente os conceitos que embasaram a relação entre enunciação, letramento e ensino da escrita, tentando estabelecer os principais pontos de reflexão e convergência, em seguida, abordamos a interface entre enunciação e letramento e, por fim, analisamos as produções textuais dos alunos.