O tratamento da variação linguística em livros didáticos adotados em Pernambuco: reflexões em torno da proposta curricular
Variação linguística, sociolinguística educacional, livro didático, Pernambuco.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o tratamento da variação linguística como objeto do conhecimento em quatro coleções de livros didáticos aprovadas pelo PNLD 2020 para o triênio 2023, adotadas em Pernambuco e que correspondem às quatro esferas de ensino: município, estado, colégio de aplicação e instituição privada, fazendo uma reflexão em torno da proposta curricular do Ensino Fundamental II. O objeto de pesquisa foi pensado com base nas indagações ao longo da minha atuação como professora de Língua Portuguesa sobre a abordagem do tratamento da variação linguística no livro didático. O referencial teórico utilizado nesta pesquisa se baseia nos estudos da Sociolinguística (Labov, ([1972]2008), mais especificamente da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2004; Bagno, 2007). Salientamos a importância dessa teoria na promoção de uma prática fundamentada na pedagogia da variação linguística de efetiva valorização das diferentes variedades e formas de uso existentes do português brasileiro como língua materna. Para este estudo, adotamos o procedimento de análise documental de caráter qualitativo/interpretativo por ser um método mais adequado que atende ao objetivo da pesquisa. Os resultados apontam que o tratamento da variação linguística nos livros didáticos analisados recebe pouco aprofundamento, e, de forma superficial, a temática não atende satisfatoriamente ao que está previsto pela proposta curricular. Na coleção destinada ao município, a temática é tratada como objeto do conhecimento no 6º ano e no 9º ano; na coleção destinada à rede estadual, apenas no 7º ano e no 9º ano; na coleção destinada ao colégio de aplicação e à rede privada de ensino, é contemplada apenas no 6º ano e no 9º ano. Desse modo, a expectativa é de que este trabalho contribua para as discussões sobre variação linguística no contexto escolar pernambucano, tomando como ponto de partida que a língua não é homogênea.