Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA KALINE DE LIMA PEDROZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA KALINE DE LIMA PEDROZA
DATA : 26/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Webconferência no Google Meet
TÍTULO:

REA E ENSINO DE LITERATURA: INTERAÇÕES DOS DISCENTES LEITORES COM OS CONTOS DE CLARICE LISPECTOR NA CULTURA DIGITAL À LUZ DA ESTÉTICA DA RECEPÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Clarice Lispector; Ensino de Literatura; Recursos Educacionais Abertos- REA; Estética da Recepção; Ensino Médio.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

Pensar o ensino de literatura hoje bem como as práticas que norteiam esse ensino é pensar que discente queremos formar. Um sujeito autônomo, crítico e reflexivo requer práticas literárias que favorecem seu desenvolvimento e levem em conta sua leitura de mundo. Nessa perspectiva, nossa pesquisa se delineia a partir de questionamentos e indagações sobre a forma a qual a literatura é abordada no Ensino Médio em um mundo cada vez mais veloz e digital. Nesse viés, buscando repensar tais questões. Com base no exposto, o objetivo geral deste trabalho é investigar Recursos Educacionais Abertos (REA) como subsídios ao ensino de literatura, com foco nos pressupostos da Estética da Recepção, considerando a interação de discentes leitores com os contos de Clarice Lispector no cenário da cultura digital. Temos como questão norteadora: como os Recursos Educacionais Abertos (REA) podem apoiar o ensino de literatura no nível médio, considerando pressupostos da Estética da Recepção com foco nas interações dos discentes leitores com os contos de Clarice Lispector no contexto da cultura digital? Levamos em consideração a valorização dos horizontes de expectativas (Jauss, 1976) dos discentes leitores na interação com os contos de Clarice Lispector. Recorremos à obra “Clarice Lispector: todos os contos”, a qual contempla 85 contos da autora, e dentre esses, selecionamos dois contos para a realização do trabalho com os discentes, são eles: “Restos de Carnaval” e “Felicidade Clandestina”.  Coadunando com o objetivo geral, nossos objetivos específicos são: a) identificar Recursos Educacionais Abertos (REA) como alternativas para apoiar o ensino de literatura no contexto do nível médio; b) estudar os contos de Clarice Lispector à luz da Estética da Recepção, visando à seleção de um corpus para a organização de planejamento didático para ensino de literatura; c) elaborar e aplicar sequência didática direcionada para ensino de literatura no nível médio, tendo em vista contribuições de REA e a interação dos discentes leitores com os contos de Clarice Lispector; d) avaliar as percepções dos discentes leitores do Ensino Médio, considerando as experiências literárias vivenciadas durante a aplicação da sequência didática aplicada. Para alcançarmos os objetivos propostos nessa investigação nos embasamos em leituras e pesquisas que emergem na área estudada. Em termos metodológicos, a presente investigação é de natureza aplicada, pois trata-se de pesquisa-ação, desenvolvida por meio de estudo de campo em uma escola pública da rede estadual de Ensino Médio de Pernambuco. A pesquisa destaca a abordagem qualitativa, e possui como instrumento para a coleta de dados questionários semiestruturados. Quanto aos objetivos propostos, a pesquisa enquadra-se no desenho descritivo/interpretativo. Os resultados parciais e a proposição da sequência didática nos trazem possíveis caminhos sobre como a literatura deve motivar os estudantes no “jogo da leitura literária” (Iser, 1979), por meio da inserção de REA nas aulas de Literatura.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - IVANDA MARIA MARTINS SILVA
Interno - NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO
Externo à Instituição - JOSIVALDO CUSTODIO DA SILVA - UPE
Notícia cadastrada em: 10/10/2023 15:10
SIGAA | Secretaria de Tecnologias Digitais (STD) - https://servicosdigitais.ufrpe.br/help | Copyright © 2006-2025 - UFRN - producao-jboss05.producao-jboss05