LITERATURA TRANSETÁRIA: LEITURAS PARA ALÉM DOS RÓTULOS EM “CONTOS DE LUGARES DISTANTES”, DE SHAUN TAN
Literatura Transetária. Literatura Crossover. Crossover Fiction. Crossover Picturebooks. Shaun Tan.
Esta pesquisa se propõe a criar uma nova nomenclatura, em Língua Portuguesa, para o gênero literário crossover fiction. A partir da conceituação do termo literatura transetária – isto é, livros que não se subscrevem a audiências etárias únicas –, teremos como corpus literário a obra “Contos de lugares distantes” (2012a), do escritor e ilustrador Shaun Tan. Na perspectiva metodológica de Minayo (2007), realizamos uma pesquisa exploratória de base bibliográfica analítica para discutir a relevância artística e social de um gênero que ultrapassa classificações etárias. Partimos de uma revisão bibliográfica do gênero crossover, com apoio teórico de Andruetto (2012 e 2017), Beckett (2009 e 2013) e Falconer (2008 e 2010). Apresentamos uma historiografia da infância, passando por Ariès (1981), Bachelard (1998) e Larrosa (2003) para compreender como o conceito de “literatura infantil” acompanha a visão social da criança. A fim de conectar reflexões sobre o destinatário aos livros ditos para crianças, nos apoiamos em Zilberman (2015) e seus estudos sobre a Estética da Recepção, partindo de seus fundadores, Iser (1979) e Jauss (1994). Quanto à análise do corpus literário, propomos a leitura analítica da obra “Contos de lugares distantes”, considerando principais pontos de diálogo os estudos de Souza (2016) sobre o estranhamento em Shaun Tan, em conexão com a teoria do infamiliar de Freud (1919), além dos mais recentes estudos de Nodelman (2019) sobre a articulação entre palavra e imagem no livro ilustrado. Por fim, este trabalho compreende um eixo dialógico apoiado na noção de polifonia de Bakhtin (1981), que contempla uma entrevista com Shaun Tan, e com sete autores brasileiros do livro ilustrado. São eles: Alexandre Rampazo, Kiusam de Oliveira, Marilda Castanha, Odilon Moraes, Raquel Matsushita, Renato Moriconi e Roger Mello. Esperamos que esta pesquisa consiga contribuir para ampliar a produção científica na área de estudos literários, tendo em vista a necessidade de colocar em cena a literatura transetária como novo paradigma nas discussões sobre a produção literária produzida para o público infantojuvenil. Destacamos, ainda, a valorização do livro ilustrado na contemporaneidade por meio da análise da obra de Shaun Tan, tendo em vista as conexões dialógicas entre as narrativas literárias e a sua função estética por meio do entrecruzamento entre linguagens verbais e não verbais na composição da arquitetura ficcional dos contos de Tan.