FANFICS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS LITERÁRIOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: INTERFACES COM ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA CULTURA DIGITAL
Cultura Digital. Educação Literária. Ensino Médio. Fanfics. Letramentos Literários.
As fanfics vêm se revelando como fenômeno de criação literária, transformando as relações entre autores-textos-leitores no campo artístico-literário. Fanfic é uma produção contemporânea da cultura digital e faz referência às narrativas escritas por fãs (AGUIAR, 2011), com base em releituras de obras artístico-literárias. Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar as fanfics como gêneros emergentes em diálogo com práticas de letramentos literários de estudantes do Ensino Médio, tendo em vista estratégias didático-pedagógicas para a Educação Literária na cultura digital. Quanto ao aporte teórico, a investigação apresenta abordagem interdisciplinar, articulando estudos literários voltados à Estética da Recepção (JAUSS, 1976, 1979, 1983, 1994, 2002; ISER, 1979, 1996, 1999; ZILBERMAN, 2004), à cibercultura, ao ciberespaço e às fanfics (LÉVY, 2007; CASTELLS, 2009; SILVA; RIBEIRO; SANTOS, 2014), ao direito à Literatura (CANDIDO, 2004), em conexão com pesquisas nas áreas de Ensino de Literatura e Educação Literária (SILVA, 2013; KLEIN, 2015; NONATO, 2020), linguagem (BAKHTIN, 2000), letramentos literários e digitais (BUZATO, 2009; COSSON, 2006; KLEIMAN, 2008; PAULINO; COSSON, 2009; ROJO, 2009, SOARES, 2002; STREET, 2003). Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. No tocante aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação realizada em escola pública da rede estadual, com observação de aulas no Ensino Médio e aplicação de questionários semiestruturados para avaliação diagnóstica das demandas de aprendizagem dos discentes em relação às práticas de letramentos literários. Com base na avaliação diagnóstica, será aplicado planejamento didático-pedagógico, por meio de oficina literária, com base na sequência básica de Cosson (2014). Como considerações, notamos que as fanfics podem ser utilizadas como recursos didático-pedagógicos para motivar o Ensino de Literatura no contexto da educação básica, ampliando práticas de letramentos literários dos discentes. A utilização de fanfics é um recurso possível na educação básica, visto que a integração favorecida pela cultura digital oferece múltiplas possibilidades de escrita e leitura. Desse modo, autores e leitores podem participar ativamente de trocas colaborativas no ciberespaço, construindo e (re)construindo práticas de letramentos literários nos meios digitais.