SALTO ENTRE MUNDOS: o devir-Iñe-e em O som do rugido da onça,de Micheliny Verunschk
Palavras-chave: Xamanismo. Perspectivismo ameríndio. Micheliny Verunschk. O som do rugido da onça.
Esta dissertação analisa a personagem Iñe-e, protagonista da obra literária O som do rugido da onça (2021), de Micheliny Verunschk, por meio das teorias antropológicas de Eduardo Viveiros de Castro, especialmente aquelas contidas nas obras Metafísicas canibais (2018) e A inconstância da alma selvagem (2020). A análise tem como objetivo identificar e compreender os aspectos centrais da personagem relacionados ao perspectivismo ameríndio, multinaturalismo, canibalismo simbólico e à inconstância da alma. Além disso, a personagem Iñe-e é abordada em sua dimensão xamânica, fundamentada teoricamente pela obra Oniska: poética do xamanismo na amazônia, de Pedro de Niemeyer Cesarino (2011), ressaltando suas habilidades como mediadora entre diferentes mundos — humano, animal e espiritual —, e explorando como essas capacidades influenciam sua trajetória narrativa e ontológica. Dessa forma, o presente estudo insere-se entre aqueles que utilizam-se das relações possíveis entre literatura e antropologia, enriquecendo a interpretação crítica da obra literária através de uma abordagem interdisciplinar.