Banca de DEFESA: TÚLIO SOUZA DE VASCONCELOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TÚLIO SOUZA DE VASCONCELOS
DATA : 28/02/2025
HORA: 10:30
LOCAL: virtual (via meet)
TÍTULO:

DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E CINEMA: A construção do feminino em Pedro Almodóvar


PALAVRAS-CHAVES:

Cinema; Literatura; Mulher; Tradução intersemiótica; Almodóvar.


PÁGINAS: 161
RESUMO:

O cinema configura-se como uma arte em evidência, merecendo atenção dos estudos em literatura, que sinalizam que, no que se refere a relação entre o literário e o cinematográfico, cada vez mais um empresta do outro elementos constitutivos, seja de enredo ou de estilo. A partir da perspectiva de intersecção entre essas duas linguagens, este estudo debruça-se sobre três obras literárias Carne Viva (1987), Tarântula (1984) e A Voz Humana (1930), que deram origem a Carne Trêmula (1997), A Pele Que Habito (2011) e A Voz Humana (2020), respectivamente, filmes de Pedro Almodóvar Caballero. A carreira artística deste cineasta espanhol caracteriza-se pelas representações do desejo e do feminino, sendo a sua ligação com o corpo retratada de forma única. Este trabalho propõe a analisar as personagens femininas literárias adaptadas para o meio cinematográfico, descrevendo a construção da imagem feminina e a sua representação artística numa nova interpretação por parte de um cineasta cujas temáticas e estilo já se encontram estabelecidos na história do cinema. Neste trabalho, será examinada a representação da mulher no cinema contemporâneo e, especificamente, no cinema de Almodóvar, focando principalmente nas adaptações fílmicas das obras literárias mencionadas. Para isso, a argumentação teórica parte da leitura de Roman Jakobson (1975), Julio Plaza (2003), Charles Sanders Peirce (1974; 1977), Linda Hutcheon (2013) e Robert Stam (2006). Serão abordados os elementos que orientam a transformação da figura feminina do plano literário para o cinematográfico e a relação do realizador com a estética. No estudo das personagens femininas adaptadas pelo diretor, será descrito o tratamento dado ao corpo e às diversas sexualidades (feminina, masculina, trans), os traços estilísticos do cineasta ao migrar as personagens femininas literárias para a sétima arte e o impacto do meio cinematográfico na adaptação das obras, analisando-se tanto aproximações quanto diferenças na construção da imagem feminina nos filmes mencionados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - BRENDA CARLOS DE ANDRADE
Interno - JOAO BATISTA PEREIRA
Externa à Instituição - CATARINA AMORIM DE OLIVEIRA ANDRADE - UFPE
Notícia cadastrada em: 12/02/2025 13:44
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