UMA ANÁLISE SEMIOLÓGICO-ENUNCIATIVA DA ESCRITA CIENTÍFICA
Enunciação; escrita científica; sintagmatizações.
O estudo semiológico da língua ou a semiologia da língua é a área linguística que busca compreender os signos, seus sistemas e o processo pelo qual o signo perpassa para adquirir significado. Este trabalho busca analisar o texto acadêmico sob uma perspectiva que une a semiologia aos estudos enunciativos de Émile Benveniste (1988 e 1989), sobretudo no que diz respeito aos procedimentos de sintagmatização e semantização, a fim de perceber aspectos mais amplos da enunciação escrita de introduções de artigos científicos. Dito isso, o interesse é de perceber o modo com que esses procedimentos são empregados na escrita de introduções de artigos científicos na área de Linguística e Literatura. Embora as disciplinas em questão venham do mesmo tronco, apresentam posturas disciplinares distintas. Para isso, foram coletados artigos publicados em revistas Qualis A1 (quadriênio avaliativo CAPES 2013-2016), entre os quais foram selecionadas dez introduções de Linguística e 10 introduções de Literatura para tentar observar de que maneira é possível identificar movimentos regulares e singulares na escrita de textos dessa natureza. A perspectiva teórica de Benveniste (1988 e 1989) foi adotada para fundamentar a compreensão de aspectos do ato enunciativo (como o ato em si, a situação em que se realiza e os instrumentos de sua realização) e os planos semiótico e semântico subjacentes à organização e produção do texto escrito. A escrita, portanto, é considerada aqui tanto do ponto de vista semiológico, como um sistema semiológico subordinado ao sistema interpretante da língua, conforme Benveniste (1989 e 2014), quanto do ponto de vista da enunciação escrita. Assim, para entender os procedimentos de sintagmatização identificáveis nas introduções dos artigos, é necessário considerar aspectos semióticos e semânticos recorrentes no domínio discursivo em que estão situados esses textos. As análises revelam que, por meio dessas observações, é possível compreender como o locutor-escrevente do texto sinaliza seus posicionamentos e engajamento discursivo empregando sintagmatizações.