LITERATURA VIVA NA ESCOLA: CONEXÕES DIALÓGICAS COM A OBRA E A VOZ DO AUTOR PERNAMBUCANO RAIMUNDO CARRERO
Literatura em Sala de Aula; Ensinagem de Literatura; Formação de Leitores; Raimundo Carrero; Ensino Médio.
Compreendemos que o ensino de literatura, na escola, necessita de mais espaço e renovação em todos os aspectos pedagógicos possíveis, do planejamento às vivências. No cenário da Educação Básica, sobretudo no que se refere ao Ensino Médio, a literatura parece ser abordada como proposição historiográfica das escolas literárias, com trechos de obras em dissonância contextual e sem diálogo com os autores e produções contemporâneas. Na maior parte das vezes, os interesses e conhecimentos prévios dos estudantes não são valorizados para a composição das aulas, entre outras inúmeras questões, que desembocam na frágil formação de leitores literários. Diante disso, buscamos, neste trabalho, como objetivo geral, investigar as potencialidades didático- pedagógicas da literatura viva na escola, com foco nas obras Estão matando os meninos (2020) e A luta verbal (2022), de Raimundo Carrero, à luz de processos de ensinagem da leitura literária no Ensino Médio. Em alinhamento ao objetivo geral, apresentamos como questão norteadora da pesquisa: Como abordar a obra de Raimundo Carrero pode contribuir nos processos de ensinagem da literatura no Ensino Médio, tendo em vista as leituras críticas de Estão matando os meninos e A luta verbal? Quanto ao aporte teórico, nos pautamos nas conexões dialógicas entre literatura, educação e sociedade, pelas abordagens a respeito do direito à literatura, de Antonio Candido (1995, 1999, 2011) e Bourdieu (1989, 1998, 2015) com foco na perspectiva da crítica social no âmbito da educação. Com relação à literatura e sua conjuntura no Ensino Médio, ensino de literatura e leitura literária, tomamos como base Zilberman (1991), Silva (2006), Rouxel (2013, 2021), Dalvi (2011), Moisés (2016) e Lajolo (1993). Recorremos à abordagem de Anastasiou (2002, 2015) sobre o termo ensinagem aplicado ao trabalho com a literatura na escola, e a Cosson (2007, 2020, 2023) nas práticas de letramento literário. Para as leituras críticas de A luta verbal (2022) e Estão matando os meninos (2020) em conexões com a literatura, educação e sociedade, recorremos a Antonio Candido (2002, 2006, 2011) e Silva (2003, 2006); além de trazer para o escopo literário com relação ao contexto de violência na obra carreriana Paviani (2016) e Chauí (1998). No tocante ao desenho metodológico, trata-se de pesquisa-ação realizada na Erem Padre Nércio Rodrigues, na cidade do Recife, Pernambuco, com discentes do Ensino Médio. Por meio de avaliações diagnósticas das demandas de aprendizagens dos discentes, foram realizados planejamentos didático-pedagógicos direcionados a processos de ensinagem de literatura na escola, com foco na formação de leitores críticos no campo artístico-literário. Propomos abordar estratégias e metodologias para oferecer desenho didático-pedagógico, visando à formação de leitores literários; descrevemos, ainda, vivências pedagógicas no processo de ensinagem da literatura no ambiente escolar, considerando aplicação de projeto didático com discentes.