Banca de DEFESA: JARMERSON FRANKLIN BEZERRA DE MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JARMERSON FRANKLIN BEZERRA DE MOURA
DATA : 24/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O OLHAR DOS ESTUDANTES DO 8° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA REPRESENTAÇÃO DA MULHER NAS MÚSICAS DE BREGAFUNK


PALAVRAS-CHAVES:

letramento crítico, historicidade, brega-funk, representação da mulher


PÁGINAS: 118
RESUMO:

Neste estudo, busquei verificar a percepção de alunos do Ensino Fundamental acerca da representatividade da mulher no cenário do brega-funk, gênero musical subestimado no âmbito escolar, a partir da análise de uma intervenção didática, onde, numa roda de conversa, os alunos analisaram uma música do gênero e, em seguida, compartilharam suas percepções acerca dos elementos linguísticos e discursivos que representam a mulher no texto, bem como os elementos inerentes ao meio de produção da canção. O trabalho foi desenvolvido sob a ótica dos gêneros (BAKHTIN, 2000) e (MARCUSCHI, 2008); da perspectiva do ensino dos gêneros por (SCHENEUWLY; DOLZ, 1995); e da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 2001, 2016) para subsidiar a análise dos dados contidos na resposta dos alunos. A pesquisa aborda, ainda, a construção social da imagem feminina com base em HALL (2006). As análises linguísticodiscursivas partem da historicidade desse estilo de canção e sua variedade linguística, os diferentes efeitos de sentido motivados pelas escolhas lexicais, as estratégias de verbalização e seus efeitos discursivos, dando um enfoque à análise crítica do discurso. O objetivo geral é analisar a percepção dos alunos do 8° ano do Ensino Fundamental do Município do Paulista acerca da representação da mulher nas músicas de brega-funk. Os objetivos específicos são: 1. Traçar a historicidade do bregafunk, considerando os estilos musicais anteriores; 2- Identificar marcas linguístico-discursivas que evidenciem a representação da mulher nas letras de brega-funk; 3. Analisar o ponto de vista dos alunos acerca da representação da mulher sob a óptica da análise crítica do discurso. Adotei o método de abordagem indutivo; método de procedimento comparativo; a pesquisa, do ponto de vista de sua natureza, é aplicada; do ponto de vista da abordagem, é qualitativa; do ponto de vista dos objetivos, é exploratória; do ponto de vista dos procedimentos, é pesquisa-ação (LAKATOS; MARCONI, 2003). Este estudo mostra-se relevante porque busca não apenas discutir os novos espaços conquistados pela mulher contemporânea na sociedade, mas também o de agregar novas perspectivas ao ensino de língua portuguesa, trabalhando um gênero excluído pelo sistema de ensino elitista vigente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - VALERIA SEVERINA GOMES
Interno - IRAN FERREIRA DE MELO
Externa à Instituição - JACIARA JOSEFA GOMES - UPE
Notícia cadastrada em: 09/02/2023 10:58
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