1
|
-
NIELDY MIGUEL DA SILVA
-
ENTRE O ABANDONO E A PERMANÊNCIA: A RELAÇÃO AO SABER NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FÍSICA
-
Orientador : JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BENEDITO GONÇALVES EUGÊNIO
-
GILVANEIDE FERREIRA DE OLIVEIRA
-
JOSE DILSON BESERRA CAVALCANTI
-
MARIA DE FÁTIMA GOMES DA SILVA
-
SERGIO DE MELLO ARRUDA
-
Data: 06/06/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
A escassez de professores de Física com formação adequada para atuar nas salas de aula da Educação Básica é o reflexo de cursos de Licenciatura em Física que formam um número pequeno de concluintes. Buscando investigar quais aspectos contribuem para a permanência dos licenciandos em Física dos cursos oferecidos pelas Instituições públicas de Ensino Superior do estado de Pernambuco, utilizou-se enquanto base teórica a noção da relação ao saber de Bernard Charlot. Tal noção compreende as relações que são estabelecidas com os outros, com o mundo e com nós mesmo quando expostos à necessidade de aprender algo. Para atingir o objetivo construiu-se um estudo a partir de uma estrutura multipaper composta de cinco artigos. Inicialmente analisou-se como a relação ao saber tem sido utilizada na formação de professores de Física em cenário brasileiro (artigo 1); analisou-se os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Física de instituições públicas de ensino superior de Pernambuco, com olhar voltado ao currículo (artigo 2); discutiu-se as definições de permanência e abandono no ensino superior, elencando os elementos que contribuem para a ocorrência dos fenômenos (artigo 3); apresentou-se uma análise dos cursos presenciais de Licenciatura em Física do estado, verificando seus indicadores de qualidade, taxas de evasão e números de concluintes (artigo 4); apresentou-se os elementos que os concluintes e os evadidos dos cursos Licenciaturas em Física de Pernambuco construíram com a Física e de que maneira tal construção foi determinante para a decisão de permanecer ou abandonar o curso, sob o viés da relação ao saber (artigo 5). Foram analisados sete cursos. A partir de um questionário estruturado obteve-se respostas de 61 licenciandos em Física que estavam próximos à conclusão do curso (2024.2 e 2025.1) e 14 exlicenciandos dos cursos públicos de Licenciatura em Física de Pernambuco distribuídos nas regiões metropolitana, agreste e sertão do estado. Os resultados mostraram que a decisão de permanecer ou abandonar o curso é multifatorial, pautada nas relações estabelecidas com os professores, colegas, curso, instituição e com ele mesmo. Identificou-se que para permanecer estudando é preciso que o licenciando encontre sentido nesta atividade, apresentando identificação com a Física e a docência, uma vez que é tal identificação que influencia na forma como ele mobiliza-se ou não para permanecer até sua diplomação. Estudos como este fornecem um panorama atual da formação de professores de Física e as causas para que ele tome uma ou outra decisão, indicando ações que possam ser tomadas pelas instituições, fomentando a permanência tanto de licenciandos em Física como estudantes de cursos que tem perfil semelhante, não só em Pernambuco, mas em todo país.
-
Mostrar Abstract
-
The shortage of physics teachers with adequate training to work in Basic Education classrooms is a reflection of physics degree courses that graduate a small number of students. In order to investigate which aspects contribute to the retention of physics graduates on courses offered by public higher education institutions in the state of Pernambuco, Bernard Charlot's notion of the relationship to knowledge was used as a theoretical basis. This notion encompasses the relationships that are established with others, with the world and with ourselves when we are exposed to the need to learn something. In order to achieve the objective, a study was constructed based on a multipaper structure composed of five articles. Initially, we analyzed how the relationship to knowledge has been used in the training of physics teachers in the Brazilian context (article 1); we analyzed the Pedagogical Projects of Physics Degree Courses at public higher education institutions in Pernambuco, looking at the curriculum (article 2); the definitions of permanence and dropout in higher education were discussed, listing the elements that contribute to the occurrence of these phenomena (article 3); an analysis of the in-person Physics Degree courses in the state was presented, verifying their quality indicators, dropout rates and number of graduates (article 4); the elements that graduates and dropouts of Physics Degree courses in Pernambuco constructed with Physics were presented and how such construction was decisive for the decision to remain or abandon the course, from the perspective of the relationship to knowledge (article 5). Seven courses were analyzed. Using a structured questionnaire, responses were obtained from 61 physics undergraduates who were close to completing the course (2024.2 and 2025.1) and 14 former undergraduates from public physics degree courses in Pernambuco, distributed in the metropolitan, agreste and sertão regions of the state. The results showed that the decision to stay or drop out of the course is multifactorial, based on the relationships established with teachers, colleagues, course, institution and with oneself. It was found that in order to continue studying, students need to find meaning in this activity, identifying with physics and teaching, since it is this identification that influences whether or not they mobilize themselves to permanence until they graduate. Studies like this provide a current overview of the training of physics teachers and the causes for them to make one decision or another, indicating actions that can be taken by institutions, encouraging both physics undergraduates and students from courses with a similar profile to stay, not only in Pernambuco, but throughout the country.
|
|
2
|
-
MILCA MARIA CAVALCANTI DE PAULA
-
EDUCADOR(A) MUSICAL EM SUA ARTE DE ENSINAR NA ABORDAGEM ORFF – SCHULWERK: CORO DE VOZES NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS
-
Orientador : GILVANEIDE FERREIRA DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
GILVANEIDE FERREIRA DE OLIVEIRA
-
FRANCISCO NAIRON MONTEIRO JUNIOR
-
VERONICA TAVARES SANTOS BATINGA
-
ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO
-
MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS
-
Data: 25/07/2025
-
-
Mostrar Resumo
-
Refletindo a respeito de como se forma um educador musical é preciso compreender que este deve ser um estimulador do fazer e do pensar musical. O mesmo deve ter condições de repensar o uso da música focando nas situações que são experimentadas e também internalizadas no cotidiano de seu trabalho. Percebe-se que a educação musical se destaca em debates onde se faz a diferenciação da profissão de músico, principalmente por sua qualificação humanizada do ensino (Queiroz, 2003). Nesse processo, a formação é vista como fundamental para sua atuação profissional. Porém essa formação tem sido questionada, devido a condição em que ela se apresenta nos diversos cursos que são responsáveis pela formação inicial na área. Para entender a formação dos professores de música ou educadores musicais, é preciso lembrar que este tema tem sido ponto de diversos debates, e que os mesmos foram se intensificando após a aprovação da lei 11.769/2008, onde a mesma propõe a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas na educação básica. Refletir e compreender a formação desses professores dentro dos cursos de licenciatura na área de música, implica em entender as concepções, crenças e valores que orientam todas as ações educativas (Pires, 2003) nessa sociedade da informação e da tecnologia. A tese traz uma pergunta norteadora que investiga uma forma de ensino: O que dizem educadores musicais a respeito de suas experiências formativas e práticas vividas na abordagem Orff? A mesma tem como objetivo geral, compreender o processo de formar-se educador musical por meio de um olhar para práticas vividas e suas experiências narradas. Os objetivos específicos levantados são: I. Apresentar a pedagogia musical Orff-Schulwerk - seus fundamentos e princípios filosóficos; II. Analisar a trajetória formativa de vida de professores (as) que utilizam a pedagogia Orff; III. Identificar na práxis dos professores (as) de música as contribuições da pedagogia Orff. O desenho metodológico consiste na análise das narrativas (auto)biográficas dos colaboradores envolvidos, seguindo entrevistas semiestruturadas denominadas de Musicobiografização (Abreu,2017) a pesquisa também é de caráter fenomenológico. No quadro teórico da tese, articula-se estudos da abordagem Orff-Schulwerk do pedagogo musical alemão Carl Orff (1963); Barrett, (2005; 2009); Passeggi (2011; 2015); Machado (2005); Momberger (2012; 2014); Morim (2003), Larrosa, (1994); Nóvoa (1991), Cunha, (2013), Minayo (1994), dentre outros. A tese foi subdivida em cinco partes com as considerações finais, que se torna o resultado reflexivo de uma escuta atenta dos colaboradores da pesquisa. A primeira parte, aborda de forma detalhada a introdução, registrando a pergunta norteadora e objetivos do trabalho. O primeiro capítulo busca registrar o trabalho musical e intelectual do educador musical Carl Orff, analisando sua história de vida e proposta pedagógica, o Orff-Schulwerk. No segundo capítulo pretende-se tratar da narrativa dos professores colaboradores para compreender os motivos pelos quais escolheram a utilização da abordagem Orff, analisando como se constitui um educador musical Orff na atualidade. No terceiro capítulo procura-se registrar e identificar a metodologia escolhida para o trabalho da tese. O quarto capítulo veio trazer o registro das análises interpretativas das narrativas, buscando responder à pergunta norteadora do trabalho para entender como se aprende e para aprender como se ensina a pedagogia Orff. Finaliza-se a tese com as considerações que não tem a pretensão de “finalizar”, mas, sim, de confrontar as certezas (Barrett, 2009), e refletir a respeito da temática da formação de professores educadores musicais que adotam a abordagem Orff-Schulwerk, no século XXI.
-
Mostrar Abstract
-
When reflecting on how a music educator is trained, it is important to understand that they must be motivators of musical thinking and doing. They must be able to rethink the use of music, focusing on situations experienced and internalized in their daily work. Music education stands out in debates that differentiate the profession of music, primarily due to its humanized teaching approach (Queiroz, 2003). In this process, training is seen as fundamental to professional performance. However, this training has been questioned due to its status in the various courses that provide initial training in the field. To understand the training of music teachers or music educators, it is important to remember that this topic has been the subject of numerous debates, and that these debates intensified after the passage of Law 11.769/2008, which proposed mandatory music education in elementary and middle schools. Reflecting on and understanding the training of these teachers within undergraduate music programs implies understanding the concepts, beliefs, and values that guide all educational actions (Pires, 2003) in this information and technology-driven society. This dissertation poses a guiding question that investigates a teaching style: What do music educators say about their formative experiences and lived practices within the Orff approach? The overall objective is to understand the process of becoming a music educator through a perspective on lived practices and their narrated experiences. The specific objectives are: I. To present Orff-Schulwerk music pedagogy—its foundations and philosophical principles; II. To analyze the lifelong educational trajectories of teachers who use Orff pedagogy; III. To identify the contributions of Orff pedagogy in the practice of music teachers. The methodological design consists of the analysis of the (auto)biographical narratives of the collaborators involved, following semi-structured interviews called Musicobiographization (Abreu, 2017). The research is also phenomenological in nature. The theoretical framework of the thesis articulates studies of the Orff-Schulwerk approach of the German music pedagogue Carl Orff (1963); Barrett, (2005; 2009); Passeggi (2011; 2015); Machado (2005); Momberger (2012; 2014); Morim (2003), Larrosa, (1994); Nóvoa (1991), Cunha, (2013), Minayo (1994), among others. The thesis was subdivided into five parts with the final considerations, which become the reflective result of attentive listening of the research collaborators. The first part addresses the introduction in detail, recording the guiding question and objectives of the work. The first chapter explores the musical and intellectual work of music educator Carl Orff, analyzing his life story and pedagogical approach, the Orff-Schulwerk. The second chapter explores the narratives of the collaborating teachers to understand their reasons for choosing to use the Orff approach, analyzing what constitutes an Orff music educator today. The third chapter explores and identifies the methodology chosen for the dissertation. The fourth chapter presents the interpretative analyses of the narratives, seeking to answer the guiding question of this work: understanding how one learns and how to teach Orff pedagogy. The dissertation concludes with considerations that are not intended to be "final," but rather to confront certainties (Barrett, 2009) and reflect on the topic of training music educators who adopt the Orff-Schulwerk approach in the 21st century.
|
|