|
Dissertações |
|
1
|
-
GABRIELA BRASILINO DE MELO SIMÕES
-
A mulher em tempos de guerra: um olhar para a questão da figura feminina na obra A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende
-
Orientador : BRENDA CARLOS DE ANDRADE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMANDA BRANDAO ARAUJO MORENO
-
BRENDA CARLOS DE ANDRADE
-
RAFAELA ROGERIO CRUZ
-
Data: 29/02/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Pensar no campo e na cidade para além dos seus aspectos físicos, é refletir sobre as perspectivas sócio-históricas-políticas que nestes espaços se manifestam. Nesse sentido, as relações de poder e as construções de discurso de uma dada sociedade se destacam como fator responsável pelos desenvolvimentos dos espaços e pela criação de binarismos, tal qual o de gênero, que regulam o convívio social. À luz dessa convicção, o presente trabalho possui como objetivo analisar a representação das personagens femininas da obra chilena A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende, com base nos espaços em que as personagens se encontram inseridas, isto é, o campo e a cidade. Para além desse objetivo, busca-se igualmente destacar o posicionamento dessas mulheres perante um contexto sexista e apresentar como a focalização narrativa exerce influência na representação dos espaços e das personagens femininas não centrais à trama, de modo a conduzir a percepção dos leitores na construção de estigmas. Em vista disso, para alcançar os objetivos propostos, o presente trabalho de caráter bibliográfico e abordagem crítico-analítica, está embasada nos pressupostos teóricos de Henri Lefebvre (1999) e (2001) e Williams (1990), para compreensão acerca do “ideal” construído sobre os espaços campo/cidade e do processo de desenvolvimento urbano e suas consequências. José Luís Romero (2009), Prado e Pellegrino (2022), Gazmuri (2012), Bauer (1991) e Scobie (1991) para o aprofundamento sobre as cidades da América Latina e, especialmente, sobre os aspectos físicos, sociais e políticos que norteiam o país do Chile, uma vez que este se mostra como a ambientação da narrativa em análise. Beauvoir (2016), Foucault (1998) e (2022), Butler (2021), Kolontai (2011), Ferreira (2009) e Alves e Pitanguy (2003) para pensar sobre a construção cultural de gênero e sobre as consequências da dicotomia masculino/feminino no que tange ao papel social da mulher na coletividade. Garcia (2015), para refletir sobre a história das três ondas do movimento feminista, e Cypriano (2013) e Dimenstein et al. (2020) para o aprofundamento acerca do feminismo latino-americano e sobre a pluralidade das mulheres latinas. E, por fim, Spivak (2010) e Bhabha (1998) com a finalidade de refletir a respeito do conceito de subalternidade e Quijano (2011) e (2005), Mignolo (2017) e (2008), Dussel (2016) para o entendimento a respeito dos estudos decoloniais e posterior reflexão sobre a posição de subalternidade no contexto latino-americano. Nesse sentido, a partir da concretização dos objetivos propostos, foi possível considerar que em A Casa dos Espíritos a focalização narrativa desempenha um papel importante, pois, a representação dos espaços e das personagens femininas secundárias pertencentes a estes espaços são moldadas de maneira estigmatizada por meio do ponto de vista de ambos narradores, estes citadinos e de classe burguesa. Contudo, apesar das personagens femininas não centrais à trama possuírem um espaço menor, a pesquisa proporcionou a observação do posicionamento crítico das protagonistas perante um cenário sexista. Assim, embora se limitem ao status social, as protagonistas de A Casa dos Espíritos se distanciam dos aspectos da feminilidade impostos pela construção social de gênero e, de maneira mais ativa, adaptam-se a um contexto violento e opressor que dialogicamente reflete o contexto de turbulências políticas e sociais do Chile no século XX.
-
Mostrar Abstract
-
Pensar el campo y la ciudad más allá de sus aspectos físicos es reflexionar sobre las perspectivas sociohistóricas-políticas que se manifiestan en estos espacios. En este sentido, las relaciones de poder y las construcciones discursivas en una sociedad determinada se destacan como un factor responsable del desarrollo de espacios y la creación de binarios, como el género, que regulan la convivencia social. A la luz de esta convicción, el presente trabajo tiene como objetivo analizar la representación de personajes femeninos en la obra chilena La Casa de los Espíritus, de Isabel Allende, a partir de los espacios en los que se insertan los personajes, es decir, el campo y la ciudad. Además de este objetivo, también buscamos resaltar el posicionamiento de estas mujeres en un contexto sexista y presentar cómo el enfoque narrativo influye en la representación de espacios y personajes femeninos no centrales en la trama, con el fin de guiar la percepción de los lectores en la construcción de estigmas. Ante esto, para alcanzar los objetivos propuestos, el presente trabajo, de carácter bibliográfico y enfoque crítico-analítico, se basa en los presupuestos teóricos de Henri Lefebvre (1999) y (2001) y Williams (1990), para comprender la “ideal” construido sobre los espacios campo/ciudad y el proceso de desarrollo urbano y sus consecuencias. José Luís Romero (2009), Prado y Pellegrino (2022), Gazmuri (2012), Bauer (1991) y Scobie (1991) para profundizar en las ciudades de América Latina y, especialmente, en los aspectos físicos, sociales y políticos del país de Chile, ya que este aparece como el escenario de la narrativa bajo análisis. Beauvoir (2016), Foucault (1998) y (2022), Butler (2021), Kolontai (2011), Ferreira (2009) y Alves y Pitanguy (2003) para pensar la construcción cultural del género y las consecuencias de la dicotomía masculina/femenino en términos del papel social de la mujer en la comunidad. García (2015), para reflexionar sobre la historia de las tres olas del movimiento feminista, y Cypriano (2013) y Dimenstein et al. (2020), para profundizar en el feminismo latinoamericano y la pluralidad de las mujeres latinas. Y, finalmente, Spivak (2010) y Bhabha (1998) con el propósito de reflexionar sobre el concepto de subalternidad y Quijano (2011) y (2005), Mignolo (2017) y (2008), Dussel (2016) para la comprensión de Estudios decoloniales y posterior reflexión sobre la posición de la subalternidad en el contexto latinoamericano. En este sentido, a partir del logro de los objetivos propuestos, fue posible considerar que en La Casa de los Espíritus el enfoque narrativo juega un papel importante, ya que la representación de espacios y personajes femeninos secundarios pertenecientes a estos espacios se configuran de manera estigmatizada desde el punto de vista de ambos narradores, estos habitantes de la ciudad y pertenecientes a la clase burguesa. Sin embargo, a pesar de que los personajes femeninos no centrales de la trama tienen un espacio menor, la investigación permitió observar el posicionamiento crítico de los protagonistas en un escenario sexista. Así, aunque se limiten al estatus social, las protagonistas de La Casa de los Espíritus se distancian de los aspectos de feminidad impuestos por la construcción social de género y, de manera más activa, se adaptan a un contexto violento y opresivo que refleja dialógicamente el contexto de agitación política y social en Chile en el siglo XX.
|
|
2
|
-
MARCELO ROGÉNES DE MENEZES
-
A REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA DO CORPO ABJETO NO ROMANCE
O FILHO DE MIL HOMENS, DE VALTER HUGO MÃE
-
Orientador : IEDO DE OLIVEIRA PAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IEDO DE OLIVEIRA PAES
-
NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO
-
SHERRY MORGANA JUSTINO DE ALMEIDA
-
Data: 27/03/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho tem como escopo estudar a representação literária da abjeção, bem como uma leitura crítica do romance O filho de mil homens (2016), de Valter Hugo Mãe, na pretensão de analisar temas relacionados ao corpo. Para tanto, alicerço-me à estética da abjeção, a partir dos pressupostos de Judith Butler (2016a; 2016b), Julia Kristeva (1980) e Márcio Seligman-Silva (2005; 2008), para compreender como a personagem de Antonino é desumanizada no texto literário de Mãe, o que ocasiona o questionamento da própria condição humana. Recorro, também, à estética da crueldade, embasado por Antonin Artaud (2006), Clément Rosset (2002) e Renato Gomes (2004), na perspectiva de entender como a crueldade expressa na prosa não é tão somente através do “sangue verdadeiro”. Analiso, ainda, os aspectos concernentes ao cronotopo – espacialidade e temporalidade – com base nos pressupostos teórico-críticos, principalmente, de Mikhail Bakhtin (1992, 1993), além de refletir sobre a consonância acerca da topoanálise, de Gaston Bachelard (1974), e do simbolismo, de Jean Chevalier & Alain Gheerbrant (1999), a respeito da abjeção e da inter-relação entre o cronotopo e o estatuto ficcional da prosa valteriana enquanto elementos basilares e fundamentais para a ‘sutura’ dos textos literário e teórico. Ao final do trabalho, elenco Richard Miskolci (2017) e Judith Butler (2016a) para compreender questões como sexualidade, ordem social e insubordinação através da teoria queer.
-
Mostrar Abstract
-
This literary work has within its scope study the representation of abjection literature, as well as a critical reading on the romance “O filho de mil homens” (2016), by Valter Hugo Mãe, in the pretense of analyzing the themes related to the body of the literary work. Therefore, I premise myself on the esthetic of abjection, established by the purports of Judith Butler (2016a; 2016b), Julia Kristeva (1980) e Márcio Seligman-Silva (2005; 2008), to comprehend how the character of Antonino is dehumanized on the literary work of Mãe, which leds to the questioning of the human condition itself, founded on, moreover, to the esthetic of cruelty, based on Antonin Artaud (2006), Clément Rosset (2002) and Renato Gomes (2004), on the perspective of understanding how the cruelty expressed on the prose isn’t as only by true “bloodshed”. I infer, as well, the aspects regarding to the chronostope – spatiality and temporality – based on the theoric-critical presupposition of Beth Brait (2010), Cristóvão Tezza (2003), Gaston Bachelard (1974) and Mikhail Bakhtin (1922, 1993) and how the inter-relationship between space and time occurs on the fictional status on the valterian prose whilst pivotal elements and fundaments to the ‘suture’ of the literary and theoric work.
|
|
3
|
-
ARTHUR LEANDRO DA SILVA MARINHO
-
A AUTORREFERÊNCIA NA OBRA LITERÁRIA: POR UMA ANÁLISE SEMIOLÓGICA-ENUNCIATIVA DE ORGIA: OS DIÁRIOS DE TULIO CARELLA
-
Orientador : JOSE TEMISTOCLES FERREIRA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE TEMISTOCLES FERREIRA JUNIOR
-
IVANDA MARIA MARTINS SILVA
-
ISABELA B. DO RÊGO BARROS
-
Data: 28/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Buscamos aproximar a Linguística da Literatura através da análise da obra literária Os Diários de Tulio Carella (2010) tendo como escopo a Teoria da enunciação de Benveniste. Por isso, na primeira parte fazemos uma discussão com base naa Teoria da enunciação. Cada texto de Benveniste tem o propósito e cumpre uma função social e buscamos caracterizar uma teoria da linguagem em Benveniste por meio da tríade homem, linguagem e cultura, pois essa tríade possibilita e mobiliza análises na linguagem. Na segunda parte, vemos que literatura se manifesta enquanto linguagem e Benveniste estabelece uma possibilidade de pensar além da escritura saussuriana e, deste modo, problematiza a língua a partir da literatura. Na terceira parte, buscamos compreender os oito capítulos do diário de Carella através da teoria da enunciação de Benveniste os diários de Tulio. Logo, sujeito da enunciação circula na categoria do estrangeiro como uma categoria estranha que não foi uma ficção literária, ao contrário, partiu da própria vivência para ficção literária. Vemos uma emaranhado da Literatura e Linguística ao esmiuçar os elementos autorreferenciais do texto. Por fim, na última parte, abordamos os elementos autorreferenciais neste texto literário, levamos em consideração que o narrador assume a primeira pessoa e com isso adquire uma nova perspectiva, sendo que algumas algumas vezes o fluxo de consciência do narrador é interrompido com a terceira pessoa para intensificar um distanciamento do narrador na cena. Este fato intrigante vai nortear o debate aqui desenvolvido.
-
Mostrar Abstract
-
We seek to bring Linguistics closer to Literature through the analysis of the literary work Os Diários de Tulio Carella (2010) with Benveniste's Theory of enunciation as its scope. Therefore, in the first part we discuss based on the Theory of enunciation. Each text by Benveniste has the purpose and fulfills a social function and we seek to characterize a theory of language in Benveniste through the triad of man, language and culture, as this triad enables and mobilizes analyzes in language. In the second part, we see that literature manifests itself as language and Benveniste establishes a possibility of thinking beyond Saussurian writing and, in this way, problematizes language based on literature. In the third part, we seek to understand the eight chapters of Carella's diary through Benvenist's theory of enunciation and Tulio's diaries. Therefore, the subject of the enunciation circulates in the category of the foreigner as a strange category that was not a literary fiction, on the contrary, it came from the experience itself for literary fiction. We see a tangle of Literature and Linguistics when scrutinizing the self-referential elements of the text. Finally, in the last part, we address the self-referential elements in this literary text, we take into account that the narrator assumes the first person and thus acquires a new perspective, and sometimes the narrator's stream of consciousness is interrupted with the third person to intensify the narrator’s distance from the scene. This intriguing fact will guide the debate developed here.
|
|
4
|
-
ARLENE FRUTUOSO COELHO DE OLIVEIRA
-
ENUNCIAÇÃO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DAS NARRATIVAS PRODUZIDAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
-
Orientador : JOSE TEMISTOCLES FERREIRA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ISABELA B. DO RÊGO BARROS
-
JOSE TEMISTOCLES FERREIRA JUNIOR
-
VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA
-
Data: 29/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
No processo de conversão da língua em discurso, entram em jogo diferentes elementos semióticos e semânticos da língua-discurso. No caso da esfera escolar, a produção textual explicita a relação entre esses elementos. Nesse sentido, para desenvolver a escrita, os locutores-discentes precisam se apropriar dos saberes e explicitar a inserção em determinadas práticas de letramento na e pela enunciação. A inserção desses sujeitos nas práticas enunciativas do letramento envolve, por um lado, aspectos referenciais, implicados na formação de posicionamentos diante dos saberes, e, por outro lado, procedimentos de sintagmatização, relacionados a processos de reorganização na superfície linguístico-textual dos gêneros. Neste estudo, investigamos como a apreensão da experiência é apresentada nos textos dos alunos. Nosso objetivo geral é, baseando-nos nos conceitos propostos das teorias que embasam nosso estudo, propor princípios para uma noção de escrita a partir das formulações de Benveniste, que contribuam para uma (re)significação para o ensino de escrita no Ensino Médio, que prime pela inserção do estudante em uma posição de autoria e posicionamento social por meio da língua. Benveniste (1989) afirma que o locutor, ao se apropriar da língua, enuncia sua posição, de um lado, por meio de índices específicos e, de outro, por meio de procedimentos acessórios. Nesse ponto, visamos a interseção entre os letramentos e a Teoria da Enunciação que, de acordo com Oliveira (2016) são estudos que abordam a presença do homem na linguagem e oferecem bases para refletir sobre objetos como o letramento e ainda, de acordo com Lea e Street (1998), letramento diz respeito às habilidades de leitura e escrita e as relações que são estabelecidas pelos indivíduos nas interações sociais, assim, o letramento é tido como prática social. Dessa forma, o letramento e a enunciação constituem processos de apropriação e, nesse sentido, para entender os elementos implicados nesse processo é necessário entender a inserção dos locutores-discentes nas esferas letradas, seu contato com os gêneros, os modos pelos quais se instituem as categorias referenciais e o engajamento discursivo desses locutores-discentes na mobilização das produções escritas. O presente estudo inter-relaciona Enunciação e Letramento, e, para tanto, a fim de explorar uma perspectiva enunciativa para o ensino da escrita, utilizamos como base teórica o texto Aparelho Formal da Enunciação. Para isso, primeiramente, apresentamos o referencial teórico, especialmente os conceitos que embasaram a relação entre enunciação, letramento e ensino da escrita, tentando estabelecer os principais pontos de reflexão e convergência, em seguida, abordamos a interface entre enunciação e letramento e, por fim, analisamos as produções textuais dos alunos.
-
Mostrar Abstract
-
At this point, we aim at the intersection between the literacies and the Theory of Enunciation which, according to Oliveira (2016) are studies that address the presence of man in language and offer bases for reflecting on objects as literacy and also, according to Lea and Street (1998), literacy concerns the reading and writing skills and the relationships that are established by individuals in social interactions, thus, literacy is seen as a social practice. In this way, literacy and enunciation constitute processes of appropriation and, in this sense, to understand the elements involved in this process, it is necessary to understand the insertion of student speakers in literate spheres, their contact with genres, the ways in which referential categories and the discursive engagement of these student speakers in the mobilization of written productions. The present study interrelates Enunciation and Literacy, and, to Therefore, in order to explore an enunciative perspective for teaching writing, we use as a theoretical basis the text Formal Apparatus of Enunciation. To do this, firstly, we present the theoretical framework, especially the concepts that supported the relationship between enunciation, literacy and teaching of writing, trying to establish the main points of reflection and convergence, then we address the interface between enunciation and literacy and, Finally, we analyzed the students' textual productions.
|
|
5
|
-
VLADIA PATRICIA MEDEIROS SANTOS
-
OS SENTIDOS DA ATIVIDADE DOCENTE NA INTERFACE ENTRE ERGOLOGIA E ENUNCIAÇÃO: DAS PRESCRIÇÕES DO TRABALHO À SINGULARIZAÇÃO ENUNCIATIVA
-
Orientador : JOSE TEMISTOCLES FERREIRA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE TEMISTOCLES FERREIRA JUNIOR
-
SHEYLA SUZANDAY BARRETO SIEBRA
-
VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA
-
Data: 29/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação aborda a investigação do perfil docente, atrelada aos pressupostos da enunciação de Émile Benveniste (1988 e 1989) e da ergologia de Yves Schwartz (1996, 1998, 2006) e apresenta considerações acerca de aspectos que são constitutivos da atividade docente no ensino superior, a partir da interface entre a enunciação e ergologia. Nesse sentido, nosso intuito é compreender como o docente se apropria dos saberes necessários à sua prática profissional e de que forma institui a singularidade subjetiva no exercício da docência. Naturalmente, há uma série de questões implicadas nessa formulação, pois, a depender da abordagem adotada e do ângulo a partir do qual se decida observar, as respostas podem seguir direcionamentos diversos. O objetivo do nosso estudo é compreender a instauração da experiência de trabalho no ato enunciativo de docentes da educação superior e, para tanto, utilizaremos o método denominado núcleos de significação para refletir sobre a caracterização docente atrelada aos estudos enunciativos e ergológicos. Caracterizar o sujeito analisado na pesquisa é entender que o sujeito são muitos: docentes desempenhando sua atividade de trabalho, que têm níveis socioculturais e históricos diversos. Assim, entender que os referidos fatores contribuem não só para a produção de seus discursos, mas também, na construção e transformação desse sujeito, a (re)construção pela constituição de um eu que é atravessado por seu contexto cultural, econômico, histórico e social, sujeitos que refletem, agem e são na e pela linguagem e que (re)constroem a realidade com o mundo.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation addresses the investigation of the teaching profile, linked to the assumptions of Émile Benveniste's statement (1988 and 1989) and Yves Schwartz's ergology (1996, 1998, 2006) and presents considerations about aspects that are constitutive of teaching activity in higher education , based on the interface between enunciation and ergology. In this sense, our aim is to understand how teachers appropriate the knowledge necessary for their professional practice and how they establish subjective singularity in the exercise of teaching. Naturally, there are a series of questions involved in this formulation, because, depending on the approach adopted and the angle from which one decides to observe, the answers can follow different directions. The objective of our study is to understand the establishment of work experience in the enunciative act of higher education teachers and, to this end, we will use the method called meaning cores to reflect on the teaching characterization linked to enunciative and ergological studies. Characterizing the subject analyzed in the research means understanding that there are many subjects: teachers carrying out their work activity, who have different sociocultural and historical levels. Thus, understanding that the aforementioned factors contribute not only to the production of their speeches, but also, in the construction and transformation of this subject, the (re)construction through the constitution of a self that is crossed by its cultural, economic, historical and social context , subjects who reflect, act and are in and through language and who (re)construct reality with the world.
|
|
6
|
-
NAI MONTEIRO DA SILVA
-
Entre bicharias e os discursos sobre masculinidades dissidentes no aplicativo Grindr
-
Orientador : IRAN FERREIRA DE MELO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IRAN FERREIRA DE MELO
-
ISMAR INÁCIO DOS SANTOS FILHO
-
NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO
-
Data: 31/05/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem por objetivo investigar o critério textual da referenciação em perfis que tratam de masculinidades dissidentes no aplicativo de pegação Grindr. A fim de construir um debate interdisciplinar a respeito do tema em foco, duas vertentes teóricas subsidiam este estudo: Linguística Textual (CAVALCANTE; BRITO, 2022; CAVALCANTE; MARTINS, 2020; CUSTÓDIO FILHO, 2011) e Linguística Aplicada (Trans)viada, sendo esta uma proposição minha no sentido do diálogo entre autorxs da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2022; FABRÍCIO, 2006; RAJAGOPALAN, 2006) e do que tenho denominado Teorias (Trans)viadas ligadas a gênero e à sexualidade (BAGAGLI, 2013; BORBA, 2020; SANTOS FILHO, 2021; VERGUEIRO, 2020). De natureza qualitativa e interpretativa, a análise realizada é composta por 50 prints, coletados entre os anos de 2019 e 2022, de perfis de usuários do aplicativo Grindr, uma plataforma digital cuja finalidade é o relacionamento sexual e/ou afetivo principalmente entre homens que se relacionam com outros homens. Já os objetivos específicos são, respectivamente, a) identificar quais referentes e redes referenciais são mais recorrentes nos perfis analisados; b) comparar as redes referenciais de perfis que tratam de referentes em comum; c) reconhecer possíveis efeitos de sentido provenientes dos recursos linguísticos utilizados na representação de masculinidades dissidentes. Em termos de resultados, foi possível observar que referentes ligados a gays afeminadas são continuamente introduzidos e retomados por meio de recategorizações depreciativas, de modo a deslegitimar suas masculinidades como se fossem insuficientes, com base em categorias como estereótipo, pressuposto e negação, dentro do que é socialmente compreendido como “ser homem”. Soma-se a isso o fato de que os referentes afeminado, gordo e velho são os mais abjetificados, respectivamente, dentro da construção dos perfis. Por outro lado, referentes relacionados às expressões como “machos” e “sigilosos” são construídos e requeridos como modo de validar performances avaliadas como naturais e adequadas. É possível concluir, portanto, a necessidade de horizontalizar as noções de gênero e sexualidade de modo a superar a verticalização que ratifica algumas performances como corretas ao passo que invalidam e abjetificam outras vistas como inferiores por não reproduzirem determinados padrões. Além disso, é importante compreender os mecanismos linguísticos da afeminofobia, a fim de desmantelar e subverter discursos de natureza preconceituosa.
-
Mostrar Abstract
-
The present work aims to investigate the textual criterion of referencing in profiles that deal with dissident masculinities in the dating app Grindr. In order to build an interdisciplinary debate on the subject in focus, two theoretical strands support this study: Textual Linguistics (CAVALCANTE; BRITO, 2022; CAVALCANTE; MARTINS, 2020; CUSTÓDIO FILHO, 2011) and Applied Linguistics (Trans)viada, being This is my proposition in the sense of dialogue between authors of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2022; FABRÍCIO, 2006; RAJAGOPALAN, 2006) and what I have called (Trans)viated Theories linked to gender and sexuality (BAGAGLI, 2013; BORBA, 2020; SANTOS FILHO, 2021; VERGUEIRO, 2020). Of a qualitative and interpretative nature, the analysis carried out consists of 50 prints, collected between 2019 and 2022, of user profiles of the Grindr application, a digital platform whose purpose is sexual and/or affective relationships, mainly between men who relate to other men. The specific objectives are, respectively, a) to identify which referents and referential networks are more recurrent in the analyzed profiles; b) compare the referential networks of profiles that deal with common referents; c) recognize possible effects of meaning arising from the linguistic resources used in the representation of dissident masculinities. In terms of results, it was possible to observe that referents linked to effeminate gays are continually introduced and resumed through derogatory recategorizations, in order to delegitimize their masculinities as if they were insufficient, based on categories such as stereotype, assumption and denial, within what it is socially understood as “being a man”. Added to this is the fact that the referents effeminate, fat and old are the most abjectified, respectively, within the construction of the profiles. On the other hand, referents related to expressions such as “male” and “confidential” are constructed and required as a way of validating performances assessed as natural and adequate. It is possible to conclude, therefore, the need to horizontalize the notions of gender and sexuality in order to overcome the verticalization that ratifies some performances as correct while invalidating and abjectifying others seen as inferior for not reproducing certain standards. Furthermore, it is important to understand the linguistic mechanisms of afeminophobia in order to dismantle and subvert discourses of a prejudiced nature.
|
|
7
|
-
KEYLA PATRICIA DA SILVA MACENA
-
REPRESENTAÇÕES DAS IDENTIDADES CULTURAIS EM “GUPEVA” E “A ESCRAVA”, DE MARIA FIRMINA DOS REIS, NOS JORNAIS DO SÉCULO XIX
-
Orientador : NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
HELDER THIAGO CORDEIRO MAIA
-
IVANDA MARIA MARTINS SILVA
-
NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO
-
Data: 13/06/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Maria Firmina dos Reis tem uma obra diversificada em gêneros literários, contudo, os seus textos em prosa têm a particularidade de tecer críticas às condições sociais que eram impostas as identidades divergentes a do homem branco detentor do poder. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar as representações das identidades culturais nas obras “Gupeva” e “A escrava”, que foram veiculadas nos jornais do século XIX. O corpus da pesquisa é constituído pelas versões do romance-folhetim “Gupeva”, que circularam nos periódicos O Jardim das Maranhenses (1861), Porto Livre (1863) e Eco da Juventude (1865) e pelo conto “A escrava”, que foi publicado na Revista Maranhense (1887). Para isso, foram adotados os seguintes objetivos específicos: a) mapear as publicações das narrativas “Gupeva” e “A escrava” nos periódicos do século XIX; b) descrever o corpo editorial dos jornais em que foram veiculados tais textos; c) examinar as identidades dos personagens indígenas e brancos representados em “Gupeva” e d) analisar as representações de negros, pardos e brancos no conto “A escrava”. Deste modo, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, que foi realizada a partir de uma interlocução entre as teorias da História Cultural e dos Estudos Culturais, principalmente para a compreensão dos conceitos de Representação (Chartier, 2009; Hall, 2016) e de Identidade (Hall, 2006, 2014; Woodward, 2014; Silva, 2014). Posto isso, ao longo da investigação serão analisadas as seguintes categorias: a) Negro (Nascimento, 2021; Gonzalez, 2018; Souza, 2021; Fanon, 2020) a partir de uma compreensão do negro não apenas como corpo físico, mas também em termos sociopsicológicos; b) Indígena (Gonzaga, 2022; Potiguara, 2019; Krenak, 2020, 2022), considerando o que é ser indígena e os processos de violência colonial; c) Pardo (Schwarcz, 2012, Ribeiro, 2006; Carneiro, 2011) a fim de compreender a posição e trato para com as pessoas que não eram vistas como brancas ou negras, devido à miscigenação na constituição do brasileiro e d) Branquitude, (Bento, 2022; Schucman, 2014) para entender como se construiu as relações de poder entre pessoas brancas, negras e indígenas ao longo dos séculos. Os resultados da análise demonstram que a literatura produzida por Maria Firmina dos Reis não só entretia o público leitor do século XIX, como tinha interesse em denunciar o sistema escravocrata vigente, bem como evidenciar as relações de poder que eram estabelecidas entre povos de origem, gênero e etnia diferentes, ainda que, por vezes, a autora reforçasse determinados estereótipos que também circulavam nas obras literárias de seus contemporâneos.
-
Mostrar Abstract
-
Maria Firmina dos Reis has a diverse work in literary genres, however, her prose texts have the particularity of criticizing the social conditions that were imposed on identities different from those of the white man holding power. Therefore, the research has the general objective of analyzing the representations of cultural identities in the works “Gupeva” and “A escrava”, which were published in newspapers in the 19th century. This research corpus is made up of the versions of the serial novel “Gupeva”, which circulated in the periodicals O Jardim das Maranhenses (1861), Porto Livre (1863) and Eco da Juventude (1865) and the short story “A escrava”, which was published in Revista Maranhense (1887). To this end, the following specific objectives were adopted: a) map the publications of the narratives “Gupeva” and “A escrava” in 19th century periodicals; b) describe the editorial board of the newspapers in which such texts were published; c) examine the identities of the indigenous and white characters represented in “Gupeva” and d) analyze the representations of black, brown and white people in the short story “A escrava”. Therefore, this is a bibliographical and documentary research, which was carried out based on a dialogue between the theories of Cultural History and Cultural Studies, mainly to understand the concepts of Representation (Chartier, 2009; Hall, 2016) and of Identity (Hall, 2006, 2014; Woodward, 2014; Silva, 2014). That said, throughout the investigation the following categories will be analyzed: a) Black (Nascimento, 2021; Gonzalez, 2018; Souza, 2021; Fanon, 2020) based on an understanding of black not only as a physical body, but also in terms sociopsychological; b) Indigenous (Gonzaga, 2022; Potiguara, 2019; Krenak, 2020, 2022), considering what it means to be indigenous and the processes of colonial violence; c) Pardo (Schwarcz, 2012, Ribeiro, 2006; Carneiro, 2011) in order to understand the position and treatment towards people who were not seen as white or black, due to the miscegenation in the Brazilian constitution and d) Whiteness, (Bento , 2022; Schucman, 2014) to understand how power relations were constructed between white, black and indigenous people over the centuries. The results of the analysis demonstrate that the literature produced by Maria Firmina dos Reis not only entertained the reading public of the 19th century, but was also interested in denouncing the current slavery system, as well as highlighting the power relations that were established between peoples of origin, gender and ethnicity, even though, at times, the author reinforced certain stereotypes that also circulated in the literary works of her contemporaries.
|
|
8
|
-
VIVIANE RUFINO DA SILVA
-
A AUTORREFERÊNCIA NO DISCURSO LITERÁRIO: POR UMA ANÁLISE SEMIOLÓGICO-ENUNCIATIVA DA OBRA “SÃO BERNARDO”, DE GRACILIANO RAMOS.
-
Orientador : JOSE TEMISTOCLES FERREIRA JUNIOR
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE TEMISTOCLES FERREIRA JUNIOR
-
IVANDA MARIA MARTINS SILVA
-
ISABELA B. DO RÊGO BARROS
-
Data: 15/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho aborda a autorreferência em uma perspectiva semiológica-enunciativa com o intuito de analisar a personagem Paulo Honório, protagonista do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos. O objetivo geral é analisar como a autorrefe-rência pode ser imprescindível à compreensão dessa personagem literária, verificando como isso interfere diretamente no discurso narrativo. A investigação parte das perguntas: Como a autorreferência é desempenhada na construção da subjetivi-dade de Paulo Honório, narrador-personagem de São Bernardo? Por meio das estratégias autorreferenciais, pode-se afirmar que o narrador exerce influência sobre a narrativa, manipulando, dessa maneira, as demais personagens? Para alcançar as respostas dessas inquietações, é fundamental reconhecer que este estudo está fundamentado nos conceitos teóricos de Benve-niste (1958/1989) e nas pesquisas mais recentes sobre o autor, como os escritos de Flores (2013/2019), Flores e Teixeira (2013), Ferreira Júnior (2014) e Laplantine (2008) no campo da Enunciação. Além disso, busca-se analisar a obra "São Ber-nardo" à luz das ideias de Antonio Candido (2006), renomado autor que abordou a obra em um conjunto de ensaios chama-dos ficção e confissão. Como parte de nosso estudo, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica que visa fornecer emba-samento teórico, com foco na teoria da enunciação de Émile Benveniste, para uma melhor compreensão do romance São Bernardo, escrito por Graciliano Ramos. Em seguida, analisaremos o corpus, destacando a autorreferência e os aspectos semiológicos presentes na obra. Estes passos foram orientados pelas ideias de Fonseca (2002),as quais foram fundamentais para a seleção e organização do material de estudo. Portanto, pretende-se demonstrar com as análises empreendidas, como os estudos linguísticos, sobretudo, os que dizem respeito à autorreferência, podem servir de base para a compressão de um enigmático personagem, o qual é considerado um dos mais significativos da literatura brasileira, não apenas pela complexi-dade de sua construção, mas também pelo papel que desempenha na crítica social presente em "São Bernardo".
-
Mostrar Abstract
-
This work approaches self-reference from a semiological-enunciative perspective with the aim of analyzing the character Paulo Honório, protagonist of the novel São Bernardo, by Graciliano Ramos. The general objective is to analyze how self-reference can be essential to understanding this literary character, verifying how this directly interferes with the narrative discourse. The investigation starts with the questions: How is self-reference played in the construction of the subjectivity of Paulo Honório, narrator-character of São Bernardo? Through self-referential strategies, can it be said that the narrator exerts influence over the narrative, thus manipulating the other characters? To reach answers to these concerns, it is essential to recognize that this study is based on the theoretical concepts of Benveniste (1958/1989) and on the most recent research on the author, such as the writings of Flores (2013/2019), Flores and Teixeira (2013 ), Ferreira Júnior (2014) and Laplantine (2008) in the field of Enunciation. Furthermore, we seek to analyze the work "São Bernardo" in light of the ideas of Antonio Candido (2006), a renowned author who approached the work in a set of essays called fiction and confession. As part of our study, we chose to carry out bibliographical research that aims to provide theoretical basis, focusing on Émile Benveniste's theory of enunciation, for a better understanding of the novel São Bernardo, written by Graciliano Ramos. Next, we will analyze the corpus, highlighting the self-reference and semiological aspects present in the work. These steps were guided by the ideas of Fonseca (2002), which were fundamental for the selection and organization of the study material. Therefore, the aim is to demonstrate with the analyzes undertaken, how linguistic studies, especially those that concern self-reference, can serve as a basis for compressing an enigmatic character, who is considered one of the most significant in Brazilian literature, not only because of the complexity of its construction, but also because of the role it plays in the social criticism present in "São Bernardo".
|
|
9
|
-
ALÍCIA AUXILIADORA NUNES ARRUDA
-
ANÁLISE DE CONSTRUÇÕES LINGUÍSTICAS TOPICALIZADAS NOS PARÁGRAFOS DE INTRODUÇÃO DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: REDAÇÕES DO ENEM
-
Orientador : RENATA BARBOSA VICENTE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
PALOMA PEREIRA BORBA PEDROSA
-
RENATA BARBOSA VICENTE
-
VALÉRIA VIANA SOUSA
-
Data: 16/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa busca analisar construções linguísticas topicalizadas nos parágrafos de introdução em textos dissertativo-argumentativos, especificamente em espelhos de redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), disponibilizadas em plataformas digitais. A partir desta análise, verifica-se como o candidato compartilha com o leitor, na condição de avaliador, o Espaço de Atenção Conjunta (EAC) nessas redações. Pensando em alcançar esse propósito, buscamos identificar quais padrões são mais recorrentes, a partir das construções linguísticas presentes no primeiro período tópico dos parágrafos introdutórios das redações analisadas. A fim de solucionarmos as questões: (I) Quais construções linguísticas são mais recorrentes no início dos parágrafos que constituem a introdução do texto dissertativo-argumentativo? (II) Há algum gatilho mental produzido ou predominante por parte do candidato? (III) Os candidatos envolvidos no Enem estão fazendo uso de algum padrão que denuncie o seu grau de evolução? (IV) Há algum gatilho mental produzido ou predominante por parte do candidato? (V) De que forma o livro didático contribui para o ensino de texto nas escolas? Para cumprir-se os objetivos, esta pesquisa é fundamentada nos estudos sobre a Linguística de Texto e a Cognição, a partir dos estudos de Tomasello (2003), Koch (2009), Marcuschi (2016), Travaglia (2009), Vicente (2014), Cunha (2016), Thompson; Couper-Kuhlen (2005) e Givón (1995), associado aos estudos Funcionalista com base em Defendi (2013), Lima-Hernandes (2010), Martellota (2006), Neves (2002, 2003). Tomando como embasamento teórico o trabalho desses pesquisadores e considerando a estrutura canônica da dissertação-argumentativa, passa a investigar 55 espelhos de redações colhidas em plataformas e sites educacionais, de edições anteriores ao exame. As redações analisadas tiveram um tratamento qualitativo, e foram identificadas/categorizadas a partir de 4 padrões mais recorrentes: citação; constatação; declaração e enumeração. Neste estudo, adentramos ao ensino de texto a partir do modo que é apresentado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, assim, verificamos como, no Livro Didático (LD), está abordado e orientado o ensino de produção textual do Ensino Médio (EM) e sua utilização como subsídio para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, ademais, evidenciamos que, apesar de tantos avanços tecnológicos e educacionais, os LDs continuam sendo vistos como instrumento de grande importância no contexto escolar. Se por um lado, o LD constitui um importante instrumento de ensino; por outro, identificamos que nem sempre o LD consegue cumprir e contribuir efetivamente para a aprendizagem do aluno, por esse motivo é importante que o professor considere o LD como um instrumento em sala de aula, porém não como único suporte metodológico de ensino.
-
Mostrar Abstract
-
This research seeks to analyze linguistic constructions topicalized in the introduction paragraphs in dissertation-argumentative texts. From this analysis, it is verified how the candidate shares the space of joint attention (EAC) with the reader when writing the National High School Exam (Enem). To do this, we sought to identify which patterns are most recurrent, based on the linguistic constructions present in the first topical period of the introductory paragraphs of the essays analyzed. To resolve the research questions, as well as to fulfill the objectives, we based this research on studies on Text Linguistics and Cognition, based on studies by Tomasello (2003), Koch (2009), Marcuschi (2016), Travaglia ( 2009), Vicente (2014), Cunha (2016), Thompson; Couper-Kuhlen (2005) and Givón (1995). Associated with Functionalist studies based on Defendi (2013), Lima-Hernandes (2010), Martellota (2006), Neves (2002, 2003). Taking the work of these researchers as a theoretical basis and considering the canonical structure of the argumentative dissertation, we began to investigate 55 essays collected. The essays analyzed had a qualitative treatment, 4 most recurrent patterns were identified: citation; verification; declaration and enumeration. In this study, we approach text teaching based on the way it is presented by the National Common Curricular Base (BNCC). We verified how the Textbook (LD) addresses and guides the teaching of textual production in High School (EM), its use as a subsidy for the students' teaching-learning process, in addition, we showed that despite so many technological and educational advances, LDs continue to be seen as an instrument of great importance in the school context. If on the one hand it is an important teaching instrument, on the other hand, we identify that the textbook is not always able to fulfill and contribute effectively to student learning, for this reason it is important that the teacher considers the textbook as an instrument in the classroom, however, not as the only methodological support for teaching.
|
|
10
|
-
FERNANDA FERREIRA BARRETO
-
DIALOGISMO NA OBRA “CASA DE ALVENARIA”, DE CAROLINA MARIA DE JESUS: O GÊNERO DIÁRIO NAS RELAÇÕES (TRANS)DIALÓGICAS ENTRE LITERATURA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO
-
Orientador : IVANDA MARIA MARTINS SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALINE ALVES DE ARRUDA
-
IEDO DE OLIVEIRA PAES
-
IVANDA MARIA MARTINS SILVA
-
Data: 16/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A obra “Casa de Alvenaria” (1961), de Carolina Maria de Jesus, aborda a ascensão social da autora após o sucesso de seu livro anterior, “Quarto de Despejo” (1960). A escritora relata o seu cotidiano, expondo a hipocrisia burguesa da cidade de São Paulo e as discriminações raciais e de gênero que sofre por ser uma mulher negra vinda da periferia. A autora narra o seu dia a dia por meio de um diário, que veio a se tornar gênero literário após diversos estudos e discussões durante o século XIX, com o valioso auxílio da crítica literária. Assim, este trabalho trará investigações acerca do diário enquanto um gênero da literatura, abordando o seu contexto histórico como um texto relator (e denunciador) da realidade social. Juntamente, a pesquisa abordará os fenômenos do dialogismo e da polifonia, fundamentados pelo pensador e filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin. Tais conceitos são responsáveis por envolverem uma pluralidade de vozes e de representações sociais. Dito isso, esta pesquisa tem como objetivo central analisar a constituição de elementos dialógicos e polifônicos na obra “Casa de Alvenaria”, levando em conta as características do gênero diário nas relações entre literatura e sociedade. Além disso, também serão abordadas problematizações sobre a invisibilidade da voz feminina negra nas salas de aula do ensino básico, trazendo uma ideia de sequência didática que fortaleça uma educação literária feminista, antirracista e dialógica. Para isso, foi utilizado o método da pesquisa bibliográfica, seguindo as etapas de Tozoni-Reis (2009): delineamento da pesquisa, revisão bibliográfica, coleta de dados, organização dos dados, análise e interpretação dos dados e a redação final. Logo, os resultados desta investigação destacam que a obra “Casa de Alvenaria”, de Carolina Maria de Jesus, revela características polifônicas e dialógicas do gênero diário, considerando as múltiplas relações dialógicas entre literatura e sociedade nos processos de denúncias sociais. É preciso ampliar a produção científica com foco na obra da referida autora e promover amplo debate sobre a necessidade de abordar a produção de Carolina Maria de Jesus no contexto do Ensino Básico, com vistas à proposta de uma educação literária pautada na criticidade.
-
Mostrar Abstract
-
The work "Casa de Alvenaria" (1961), by Carolina Maria de Jesus, deals with the author's social rise after the success of her previous book, "Quarto de Despejo" (1960). The writer recounts her daily life, exposing the bourgeois hypocrisy of the city of São Paulo and the racial and gender discrimination she suffers for being a black woman from the periphery. The author narrates her day-to-day life through a diary, which became a literary genre after various studies and discussions during the 19th century, with the valuable help of literary critics. This paper will therefore investigate the diary as a literary genre, looking at its historical context as a text that reports (and denounces) social reality. At the same time, the research will address the phenomena of dialogism and polyphony, based on the thinker and philosopher of language Mikhail Bakhtin. These concepts are responsible for involving a plurality of voices and social representations. That said, the central aim of this dissertation is to analyze the constitution of dialogic and polyphonic elements in the work "Casa de Alvenaria", taking into account the characteristics of the diary genre in the relationship between literature and society. In addition, it will also problematize the invisibility of the black female voice in elementary school classrooms, coming up with an idea for a didactic sequence that strengthens feminist, anti-racist and dialogical literary education. To do this, the bibliographical research method was used, following the stages of Tozoni-Reis (2009): research design, bibliographical review, data collection, data organization, data analysis and interpretation and final writing. Therefore, the results of this dissertation highlight that Carolina Maria de Jesus saw the diary as an opportunity to present real and direct accounts due to the polyphonic and dialogic characteristics of the genre.
|
|
11
|
-
DIEGO PAULO DA SILVA
-
A SUBJETIVIDADE NAS PRÁTICAS DO PROFESSOR DE INGLÊS DE INSTITUTO FEDERAL E O LUGAR DA LÍNGUA DE ACOLHIMENTO
-
Orientador : VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LILIAN NOEMIA TORRES DE MELO GUIMARAES
-
VALERIA SEVERINA GOMES
-
VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA
-
Data: 20/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objetivo refletir acerca das imagens que são construídas por professores de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia acerca do ensino de língua inglesa (LI) na educação profissional. Por meio das imagens coletadas, que chamo de representações, analiso os efeitos de sentido que são deslocados no ensino-aprendizagem da língua estrangeira (LE) e/ou da língua materna (LM), considerando as condições de produção do discurso a partir das posições que são assumidas pelos sujeitos professores. Para tanto, discuto alguns conceitos do campo da Linguística Aplicada (LA) e da Análise do Discurso Franco-brasileira, em interface com a Psicanálise Lacaniana, por meio de um entrelaçamento entre o discurso do professor acerca da língua ensinada, de sua aprendizagem desse idioma, de sua prática pedagógica e de seus dizeres sobre a prática. Como interface teórica para as refletir acerca das representações, recorremos aos Estudos Culturais por tratarmos de uma identidade não fixa, fragmentada, inacabada (Woodward, 2000; Hall, 2000), a qual se pode modificar a depender da necessidade e do momento, visto que ela, a identidade, está sempre em um constante processo de (re)construção. Procuramos, assim, investigar, interpretar e analisar as representações que surgem no processo de subjetivação dos professores de LI, a fim de flagrar momentos de identificação (Nasio, 1995; Neves, 2002; Coracini, 2003, 2007). Essa pesquisa é de natureza qualitativo-interpretativista e seu corpus foi formado por meio de depoimentos de professores acerca de sua prática docente e de sua aprendizagem da LI. Para capturar as imagens construídas em torno dessas línguas, utilizamos, como categorias de análise, a heterogeneidade mostrada (Authier, 1998, 2004) e as ressonâncias discursivas (Serrani-Infanti, [1998] 2007), o dito e o não-dito (Orlandi, 2004). Os recortes analisados foram embasados principalmente nos estudos de Coracini (1981, 1995, 2000, 2003, 2007), Lacan (1958, 1960, 1966), Loures (2007, 2011, 2014), Neves (2002, 2006, 2008, 2009), Pêcheux ([1975] 1988), Orlandi ([1999] 2009) dentre outros.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this research is to reflect on the images that are constructed by teachers of a federal institute of education, science and technology about English language (EL) teaching in professional education. Through the collected images, that I call representations, I analyze the effects of meaning that are displaced in the teaching-learning of the foreign language (FL) and/or the mother tongue (MT), considering the conditions of discourse production from the positions that are assumed by teachers. For this, I discuss some concepts from the Applied Linguistics (AL) and Franco-Brazilian Discourse Analysis, in interface with Lacanian Psychoanalysis, through an interweaving between the teacher's discourse about the language taught, his learning of that language, their pedagogical practice and their sayings about the practice. As a theoretical interface to reflect on representations, we turn to Cultural Studies dealing with a non-fixed, fragmented, unfinished identity (Woodward, 2000; Hall, 2000), which can be modified depending on the need and the moment, since it, the identity, is always in a constant process of (re)construction. Thus, we seek to investigate, interpret and analyze the representations that arise in the subjectivation process of EL teachers, in order to capture moments of identification (Nasio, 1995; Neves, 2002; Coracini, 2003, 2007). This research is of a qualitative-interpretative nature and its corpus was formed through testimonials from teachers about their teaching practice and their learning of LI. To capture the images built around these languages, we used, as categories of analysis, the heterogeneity shown (Authier, 1998, 2004) and the discursive resonances (Serrani-Infanti, [1998] 2007), the said and the unsaid ( Orlandi, 2004). The analyzed excerpts were based mainly on studies by Coracini (1981, 1995, 2000, 2003, 2007), Lacan (1958, 1960, 1966), Loures (2007, 2011, 2014), Neves (2002, 2006, 2008, 2009), Pêcheux ([1975] 1988), Orlandi ([1999] 2009) among others.
|
|
12
|
-
LAYANNE ROBERTA DE ARAUJO SILVA
-
UM ESTUDO DO INGLÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: AS CONSTRUÇÕES LINGUÍSTICAS LIKE E KIND OF NA PERSPECTIVA FUNCIONALISTA.
-
Orientador : RENATA BARBOSA VICENTE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA CÉLIA PEREIRA LIMA-HERNANDES
-
PALOMA PEREIRA BORBA PEDROSA
-
RENATA BARBOSA VICENTE
-
Data: 22/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem por objetivo verificar como os fenômenos linguísticos like e kind of são usados na perspectiva da sincronia e da diacronia, os usos permitem a rota de gramaticalização das línguas, apresentando a mudança ao longo do tempo, fruto de motivações internas e externas dos falantes e que se constituem em deslizamentos funcionais dos itens analisados. E assim, para fundamentar a nossa análise, das formas, evidenciamos as amostras produzidas por falantes, tecidas no documentário The Last Dance, e como estes se constituem no recorte da oralidade no inglês como língua adicional. A fim de fundamentar nossa análise, seguimos a abordagem teórica funcionalista, de cunho quali-quantitativo, que se caracteriza pelo enfoque na quantidade e interpretação dos dados, e na qual, por meio da observação natural dos acontecimentos, o pesquisador faz uma reflexão sobre os fatos observados. O instrumento de pesquisa para o documentário é a Análise de Conteúdo (AC) defendido por Herring (2010) que explica como analisar passo a passo o conteúdo da web. As estratificações, apresentam types que correspondem às definições já consolidadas em dicionário, e outras apresentam a incorporação de novas formas/funções linguísticas pelos indivíduos. Assim, buscamos evidenciar como é trabalhado, as formas kind of e like, verificando então, se existe uma estigmatização categórica dessas construções ou apenas se busca uma definição gramatical. Para isso, buscamos identificar as acepções registradas em dicionários, com efeito mostramos que muito do que ocorreu no passado se repercute nos processos de interação, e de que modo a ocorrência desses fenômenos estão estritamente ligada às características do evento aula, especificamente, a gramática tradicional em língua inglesa (LI) assim, dada uma preocupação didática pessoal, julgou-se relevante inserir uma discussão sobre o tratamento da oralidade e seus desvios em situações de interação. Ainda verificamos, que existe falta de tratamento pragmático da oralidade, isso porque, refletem-se ao uso de Marcadores Discursivos (MDs) inadequados.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to verify how the linguistic phenomena like and kind of are used from the perspective of synchrony and diachrony, the uses allow the grammaticalization route of languages, presenting change over time, the result of internal and external motivations of the speakers and which constitute functional slippages of the analyzed items. And so, to support our analysis of the forms, I highlight the samples produced by speakers, woven into the documentary The Last Dance, and how these constitute the outline of orality in English as an additional language. In order to substantiate our analysis, we followed the functionalist theoretical approach, of a qualitative-quantitative nature, which is characterized by a focus on the quantity and interpretation of data, and in which, through the natural observation of events, the researcher reflects on the observed facts. The research instrument for the documentary is Content Analysis (CA) defended by Herring (2010) which explains how to analyze web content step by step. The stratifications present types that correspond to definitions already consolidated in the dictionary, and others present the incorporation of new linguistic forms/functions by individuals. Thus, we seek to highlight how the forms kind of and like are worked on, verifying whether there is a categorical stigmatization of these constructions or whether we are simply seeking a grammatical definition. To do this, we seek to identify the meanings recorded in dictionaries, in effect we show that much of what happened in the past has repercussions on interaction processes, and how the occurrence of these phenomena are strictly linked to the characteristics of the class event, specifically, traditional grammar in English (IL), therefore, given a personal didactic concern, it was considered relevant to include a discussion on the treatment of orality and its deviations in interaction situations. We also found that there is a lack of pragmatic treatment of orality, this is because it is reflected in the use of inadequate Discursive Markers (DMs).
|
|
13
|
-
MARIA KALINE DE LIMA PEDROZA
-
ENSINO DE LITERATURA E RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA) NA CULTURA DIGITAL: INTERAÇÕES DOS DISCENTES LEITORES COM OS CONTOS “RESTOS DO CARNAVAL” E “FELICIDADE CLANDESTINA”, DE CLARICE LISPECTOR
-
Orientador : IVANDA MARIA MARTINS SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IVANDA MARIA MARTINS SILVA
-
JOSIVALDO CUSTODIO DA SILVA
-
NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO
-
Data: 26/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Pensar o ensino de literatura hoje, bem como as práticas que norteiam esse ensino, é pensar que discente queremos formar. Um sujeito autônomo, crítico e reflexivo requer práticas literárias que favorecem seu desenvolvimento e levem em conta sua leitura de mundo. Nessa perspectiva, nossa pesquisa se delineia a partir de questionamentos e indagações sobre a forma a qual a literatura é abordada no Ensino Médio em um mundo cada vez mais veloz e digital. Com base no exposto, o objetivo geral deste trabalho é investigar a interação de discentes leitores do 3º ano do Ensino Médio com os contos “Restos do Carnaval” e “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector, considerando articulações com Recursos Educacionais Abertos (REA) para repensar o ensino de literatura na cultura digital. Coadunando com o objetivo geral, os objetivos específicos são: 1) Mapear portais de Recursos Educacionais Abertos – REA para apoiar planejamentos didáticos no campo artístico-literário; 2) Desenvolver sequência didática para abordar os contos “Restos do Carnaval” e “Felicidade Clandestina” , de Clarice Lispector, na turma do 3º ano do Ensino Médio, com apoio de REA; 3) Avaliar as percepções dos discentes leitores do 3º ano do Ensino Médio, considerando as experiências literárias vivenciadas durante a sequência didática aplicada. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa está norteada pelas seguintes abordagens: na Estética da Recepção, nos debruçamos em Iser (1979, 1996); Jauss, (1976, 1994) e nas considerações críticas de Zilberman (2015) sobre tal vertente teórica, no ensino de literatura em Cosson (2009, 2020); Dalvi, Rezende, Jover-Faleiros (2013) Silva (2003, 2005, 2006, 2014, 2017) entre outros, quanto às reflexões sobre a cibercultura, recorremos ao enfoque de Lévy (1999). No eixo temático dos Recursos Educacionais Abertos - REA, contemplamos os estudos de Pretto (2012); Starobinas (2012); Baraniuk (2015); UNESCO (2011), Amiel (2010), entre outros. Em termos metodológicos, a presente investigação é de natureza aplicada, pois trata-se de pesquisa-ação, desenvolvida por meio de estudo de campo em uma escola pública da rede estadual de Ensino Médio de Pernambuco. Quanto à organização da sequência didática para ensino de literatura, recorremos aos estudos de Cosson (2009), por meio da proposta da Sequência Básica, constituída de quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. A pesquisa destaca a abordagem qualitativa, com alguns dados quantitativos e possui como instrumento para a coleta de dados um Roteiro de Avaliação Diagnóstica – RAD para identificação do perfil leitor da referida turma. Quanto aos objetivos propostos, a pesquisa enquadra-se no desenho descritivo/interpretativo. Os resultados nos mostram que é possível repensar o ensino de literatura, e que os discentes, quando engajados, conseguem se tornar leitores ativos. Os depoimentos dos discentes nos trazem possíveis caminhos sobre como o trabalho com contos na escola pode motivá-los no “jogo da leitura literária” (Iser, 1979), por meio de aulas de literatura subsidiadas pelo uso de REA.
-
Mostrar Abstract
-
Thinking about the teaching of literature today, as well as the practices that guide this teaching, means thinking about the kind of student we want to educate. An autonomous, critical and reflective subject requires literary practices that favor his/her development and take into account his/her reading of the world. From this perspective, our research is outlined based on questions and inquiries about the way in which literature is approached in high school in an increasingly fast-paced and digital world. Based on the above, the general objective of this work is to investigate the interaction of third-year high school readers with the short stories “Restos do Carnaval” and “Felicidade Clandestina”, by Clarice Lispector, considering articulations with Open Educational Resources (OER) to rethink the teaching of literature in digital culture. In line with the general objective, the specific objectives are: 1) To map Open Educational Resources (OER) portals to support didactic planning in the artistic-literary field; 2) Develop a didactic sequence to address the short stories “Restos do Carnaval” and “Felicidade Clandestina”, by Clarice Lispector, in the 3rd year of high school, with the support of OER; 3) Evaluate the perceptions of the reading students of the 3rd year of high school, considering the literary experiences lived during the applied didactic sequence. Regarding the theoretical contribution, the research is guided by the following approaches: in the Aesthetics of Reception, we focus on Iser (1979, 1996); Jauss, (1976, 1994) and on the critical considerations of Zilberman (2015) on this theoretical aspect, in the teaching of literature in Cosson (2009, 2020); Dalvi, Rezende, Jover-Faleiros (2013) Silva (2003, 2005, 2006, 2014, 2017) among others, regarding reflections on cyberculture, we resorted to the approach of Lévy (1999). In the thematic axis of Open Educational Resources - OER, we contemplated the studies of Pretto (2012); Starobinas (2012); Baraniuk (2015); UNESCO (2011), Amiel (2010), among others. In methodological terms, the present investigation is of an applied nature, as it is action research, developed through a field study in a public school of the state high school network of Pernambuco. Regarding the organization of the didactic sequence for teaching literature, we resorted to the studies of Cosson (2009), through the proposal of the Basic Sequence, consisting of four stages: motivation, introduction, reading and interpretation. The research highlights the qualitative approach, with some quantitative data, and uses a Diagnostic Assessment Guide (RAD) as a data collection tool to identify the reading profile of the class in question. Regarding the proposed objectives, the research fits into the descriptive/interpretative design. The results show us that it is possible to rethink the teaching of literature, and that students, when engaged, can become active readers. The students' testimonies provide us with possible paths on how working with short stories in school can motivate them in the “game of literary reading” (Iser, 1979), through literature classes supported using OER.
|
|
14
|
-
RICHARD CAVALCANTI SANTOS
-
LITERATURA E GAMES: POTENCIALIDADES DOS VISUAL NOVELS PARA LETRAMENTO LITERÁRIO EM TEMPOS DE CULTURA DIGITAL
-
Orientador : IVANDA MARIA MARTINS SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AMANDA BRANDAO ARAUJO MORENO
-
IVANDA MARIA MARTINS SILVA
-
RENATA PIMENTEL TEIXEIRA
-
Data: 27/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa partiu da premissa de que visual novels, híbridos de jogos digitais e literatura, são férteis materiais para proporcionar letramento literário; de especial interesse aos alunos do ensino fundamental, que mantêm com os jogos uma relação que muitas vezes é mal vista e incompreendida. Em nosso trabalho sugerimos unir esse interesse pelos jogos digitais com o compromisso de conhecimento exigido pelo saber, desenvolvendo atividades de letramento literário usando os romances visuais. Destarte, perguntamos: “de que forma os visual novels podem contribuir para práticas de letramento literário?”. Para isso, buscamos entender melhor esse gênero híbrido no que acreditamos serem os pontos de interesse para essa pesquisa. Analisamos o que é literatura digital, seus principais elementos e características, a partir das leituras de Lévy (2010), (Murray (2001) e Santaella (2005); também observamos a relação entre jogo e literatura, fundamentos em Iser (2011) e Barthes (2004); elencamos os elementos que caracterizam o gênero visual novel, baseando-nos em Azuma (2009), Cavallaro (2010) e Melo (2021). Fizemos uma revisão de literatura acerca do letramento literário e das possibilidades educacionais proporcionadas pelos romances visuais, usando Cosson (2022) e Camingue; Melcer; Carstensdottir (2020). Por fim, analisamos o romance visual Higurashi: When They Cry Hou – Ch. 1 Onikakushi; e buscamos, ao final, alternativas para seu uso em práticas de letramento literário.
-
Mostrar Abstract
-
This research stems from the premise that visual novels, hybrids of digital games and literature, are fertile materials for providing literary literacy; they are particularly interesting to elementary school students, who have an often frowned upon and misunderstood relationship with games. In our work, we suggest combining this interest in digital games with the commitment to knowledge required by learning, by developing literary literacy activities using visual novels. Thus, we ask: “In what ways can visual novels contribute to literary literacy practices?” To this end, we seek a better understanding of this hybrid genre in what we believe to be the points of interest for this research. We analyzed what digital literature is, its main elements and characteristics, based on the readings of Lévy (2010), Murray (2001), and Santaella (2005); we also observed the relationship between game and literature, based on Iser (2011) and Barthes (2004); we listed the elements that characterize the visual novel genre, based on Azuma (2009), Cavallaro (2010) and Melo (2021). We carried out a bibliographic review on literary literacy and the educational possibilities provided by visual novels, using Cosson (2022) and Camingue; Melcer; and Carstensdottir (2020). Finally, we analyzed the visual novel Higurashi: When They Cry Hou – Ch. 1 Onikakushi; ultimately, we sought alternatives for its use in literary literacy practices.
|
|
15
|
-
ETELVINA CONCEIÇÃO DE MARIA ARAÚJO RODRIGUES
-
LITERATURA VIVA NA ESCOLA: CONEXÕES DIALÓGICAS COM A OBRA E A VOZ DO AUTOR PERNAMBUCANO RAIMUNDO CARRERO
-
Orientador : IVANDA MARIA MARTINS SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IEDO DE OLIVEIRA PAES
-
IVANDA MARIA MARTINS SILVA
-
JOSÉ JACINTO DOS SANTOS FILHO
-
Data: 28/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Compreendemos que o ensino de literatura, na escola, necessita de mais espaço e renovação em todos os aspectos pedagógicos possíveis, do planejamento às vivências. No cenário da Educação Básica, sobretudo no que se refere ao Ensino Médio, a literatura parece ser abordada como proposição historiográfica das escolas literárias, com trechos de obras em dissonância contextual e sem diálogo com os autores e produções contemporâneas. Na maior parte das vezes, os interesses e conhecimentos prévios dos estudantes não são valorizados para a composição das aulas, entre outras inúmeras questões, que desembocam na frágil formação de leitores literários. Diante disso, buscamos, neste trabalho, como objetivo geral, investigar as potencialidades didático- pedagógicas da literatura viva na escola, com foco nas obras Estão matando os meninos (2020) e A luta verbal (2022), de Raimundo Carrero, à luz de processos de ensinagem da leitura literária no Ensino Médio. Em alinhamento ao objetivo geral, apresentamos como questão norteadora da pesquisa: Como abordar a obra de Raimundo Carrero pode contribuir nos processos de ensinagem da literatura no Ensino Médio, tendo em vista as leituras críticas de Estão matando os meninos e A luta verbal? Quanto ao aporte teórico, nos pautamos nas conexões dialógicas entre literatura, educação e sociedade, pelas abordagens a respeito do direito à literatura, de Antonio Candido (1995, 1999, 2011) e Bourdieu (1989, 1998, 2015) com foco na perspectiva da crítica social no âmbito da educação. Com relação à literatura e sua conjuntura no Ensino Médio, ensino de literatura e leitura literária, tomamos como base Zilberman (1991), Silva (2006), Rouxel (2013, 2021), Dalvi (2011), Moisés (2016) e Lajolo (1993). Recorremos à abordagem de Anastasiou (2002, 2015) sobre o termo ensinagem aplicado ao trabalho com a literatura na escola, e a Cosson (2007, 2020, 2023) nas práticas de letramento literário. Para as leituras críticas de A luta verbal (2022) e Estão matando os meninos (2020) em conexões com a literatura, educação e sociedade, recorremos a Antonio Candido (2002, 2006, 2011) e Silva (2003, 2006); além de trazer para o escopo literário com relação ao contexto de violência na obra carreriana Paviani (2016) e Chauí (1998). No tocante ao desenho metodológico, trata-se de pesquisa-ação realizada na Erem Padre Nércio Rodrigues, na cidade do Recife, Pernambuco, com discentes do Ensino Médio. Por meio de avaliações diagnósticas das demandas de aprendizagens dos discentes, foram realizados planejamentos didático-pedagógicos direcionados a processos de ensinagem de literatura na escola, com foco na formação de leitores críticos no campo artístico-literário. Propomos abordar estratégias e metodologias para oferecer desenho didático-pedagógico, visando à formação de leitores literários; descrevemos, ainda, vivências pedagógicas no processo de ensinagem da literatura no ambiente escolar, considerando aplicação de projeto didático com discentes.
-
Mostrar Abstract
-
We understand that teaching literature at school needs more space and renewal in all possible pedagogical aspects, from planning to experiences. In the Basic Education scenario, especially about High School, literature seems to be approached as a historiographic proposition of literary schools, with excerpts from works in contextual dissonance and without dialogue with authors and contemporary productions. Most of the time, students' interests and knowledge are not valued in the composition of classes, among countless other issues, which result in the fragile formation of literary readers. In view of this, we seek, in this work, as a general objective, to investigate the didactic-pedagogical potential of living literature at school, focusing on the works Estão matando os meninos (2020) and A Luta Verbal (2022), by Raimundo Carrero, considering teaching processes for literary reading in high school. In alignment with the general objective, presented as the guiding research question: How can approaching Raimundo Carrero's work contribute to the processes of teaching literature in high school, taking into account the critical readings of Estão matando os meninos and A Luta Verbal? As for theoretical support, we are guided by the dialogical connections between literature, education and society, by the approaches regarding the right to literature, by Antonio Candido (1995, 1999, 2011) and Bourdieu (1989, 1998, 2015) focusing on the perspective of social criticism in the field of education. Regarding literature and its situation in high school, teaching literature and literary reading, we took as a basis Zilberman (1991), Silva (2006), Rouxel (2013, 2021), Dalvi (2011), Moisés (2016) and Lajolo (1993). We resorted to Anastasiou's approach (2002, 2015) on the term teaching applied to working with literature at school, and to Cosson (2007, 2020, 2023) on literary literacy practices. For critical readings of A Luta Verbal (2022) and Estão matando os meninos (2020) in connections with literature, education and society, we turn to Antonio Candido (2002, 2006, 2011) and Silva (2003, 2006); in addition to bringing it to the literary scope in relation to the context of violence in the carrerian work Paviani (2016) and Chauí (1998). Regarding the methodological design, this is action research carried out in Erem Padre Nércio Rodrigues, in the city of Recife, Pernambuco, with high school students. Through diagnostic assessments of the students' learning demands, didactic-pedagogical planning was carried out aimed at literature teaching processes at school, with a focus on training critical readers in the artistic-literary field. We propose to address strategies and methodologies to offer didactic-pedagogical design, aiming at training literary readers; We will also describe pedagogical experiences in the process of teaching literature in the school environment, considering the application of a didactic project with students.
|
|
16
|
-
ERIVALDO JOSÉ DA SILVA
-
NARRATIVAS DE CRIME DE AMEAÇA EM GÊNEROS QUE CONSTITUEM INQUÉRITO POLICIAL E PROCESSO JUDICIAL NOS SÉCULOS XX E XXI: TRADIÇÕES DISCURSIVAS E PROPOSIÇÃO DIDÁTICA
-
Orientador : VALERIA SEVERINA GOMES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
AUREA SUELY ZAVAM DE STEFANI
-
CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA
-
CLEBER ALVES DE ATAIDE
-
VALERIA SEVERINA GOMES
-
VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA
-
Data: 29/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Nas últimas décadas, muitos pesquisadores têm (re)pensado a aplicação de saberes, a partir dos estudos com gêneros, mas pouco a partir do conhecimento de sua historicidade e nem com textos do domínio jurídico/policial. Diante dessa realidade, esta pesquisa pretende propor um Itinerário Didático, a partir do Boletim de Ocorrência, que faça valer um trabalho com gêneros textuais na escola para alunos do 3º ano do Ensino Médio (EM), com base na BNCC (2018). Com a pesquisa, busca-se focar nas narrativas de ameaça e em suas dimensões ensináveis, a saber: composicional, temática e linguístico-discursiva. O interesse será o de investigar, numa perspectiva histórica, as transformações dessas narrativas, do século XX ao século XXI, sobretudo, no que se refere a traços de mudança e de permanência significativos. O aparato teórico está centrado no modelo de Tradição Discursiva (TD): Coseriu (1981), Longhin (2014) e Kabatek (2006); no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a partir de Bronckart (1999) e no Itinerário Didático, proposto por Colognesi e Dolz (2017). A abordagem metodológica é de natureza documental e qualitativa, uma vez que as análises serão de cunho interpretativo, considerando o aparato teórico explanado, a fim de sugerir um Itinerário Didático que contemple a historicidade da língua e do texto, com amparo em documentos oficiais da educação. Com este estudo, o intento é o de propor um ensino significativo no âmbito da língua materna, proporcionando ao aprendiz do EM competências textuais e linguístico-discursivas para atuação na vida pública, por meio do domínio básico de textos legais.
-
Mostrar Abstract
-
In recent decades, many researchers have (re)thought the application of knowledge, based on studies with genres, but little based on knowledge of their historicity or with texts from the legal/police domain. Given this reality, our research intends to propose a pedagogical action, based on the Police Report, that makes work with textual genres worthwhile at school for students in the last year of High School, based on the brazilian National Curricular Common Base (BNCC, 2018). In this research, we seek to focus on threat narratives and their teachable dimensions, namely: compositional, thematic and linguistic-discursive. The interest will be to investigate, from a historical perspective, the transformations of these narratives, from the 20th century to the 21st century, especially with regard to significant traces of change and permanence. The theoretical apparatus is centered on the models of Discursive Tradition (TD), Coseriu (1981), Longhin (2014) and Kabatek (2006), on Sociodiscursive Interactionism (ISD), based on Bronckart (1999) and on the Didactic Itinerary, proposed by Colognesi and Dolz (2017). The methodological approach is documentary and qualitative in nature, since the analyzes will be of an interpretative nature, considering the theoretical apparatus explained, in order to suggest a didactic itinerary that contemplates the historicity of the language and the text, supported by official education documents. With this study, our intention is to propose meaningful teaching in the context of the mother tongue, providing the EM learner with textual and linguistic-discursive skills to act in public life, through basic mastery of legal texts.
|
|
17
|
-
STÊNIO BOUÇAS ALVES FILHO
-
POR MÃOS INÁBEIS: CULTURA ESCRITA E TRADIÇÃO EPISTOLAR EM PERNAMBUCO NOVECENTISTA
-
Orientador : VALERIA SEVERINA GOMES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLEBER ALVES DE ATAIDE
-
HUDA DA SILVA SANTIAGO
-
MARCELA MOURA TORRES PAIM FERNANDES
-
VALERIA SEVERINA GOMES
-
VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA
-
Data: 29/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem como objetivo investigar e refletir sobre a prática de escrita ao tratar um corpus de sincronia passada formado por 50 cartas pessoais escritas por um casal de missivistas pernambucanos durante a primeira metade do século XX. Em especial, esta dissertação dedica-se: (i) à reconstrução do perfil sócio-cultural dos escreventes, dada a partir do cruzamento das memórias do casal, registradas por meio de uma entrevista gravada e de informações recolhidas nas próprias missivas; (ii) à tradição na escrita de cartas pessoais, ao observar a estrutura e a temática nas cartas escritas pelo jovem casal pernambucano; e (iii) à caracterização do grau de habilidade, ao investigar a produção escrita dos redatores pernambucanos. Sob o aparato teórico-metodológico da História Social da Cultura Escrita (Petrucci, 1978, 2003; Martínez, 1988; Castillo Gómez e Sáez, 2016; Castilho Gómez, 2020), diante da caracterização das mãos dos redatores (Marquilhas, 2000; Santiago, 2012; 2019), e do Modelo de Tradição Discursiva (Koch, 1997; Kabatek, 2004, 2006; 2012; Longhin, 2014), os resultados alcançados apontam para um corpus representativo quanto a prática de escrita de cartas de amor, revelando que a temática amorosa assume nuances particulares e que contribui para a complexidade e profundidade das experiências afetivas entre N (a noiva) e Z (o noivo), além de observar que os elementos estruturais perpassam o tempo mediante a sua função sociocomunicativa. De modo que, apesar de ambos os missivistas apresentarem dimensões de inabilidade com a escrita, as mãos também revelam a capacidade de escrever cartas amorosas, sendo entendida como uma tradição cultural, demonstrando que a prática de escrita de cartas não é apenas individual, mas uma herança cultural construída historicamente para atender a demandas sociais relacionadas à comunicação amorosa por meio da correspondência escrita. Portanto, a investigação realizada contribui para as discussões que se detém tanto ao campo da História Social da Cultura Escrita quanto ao Modelo de Tradição Discursiva ao apresentar dados significativos de escreventes pernambucanos inábeis com a produção de escrita de cartas amorosas na primeira metade do século XX.
-
Mostrar Abstract
-
This paper aims to investigate and reflect on the practice of writing by examining a corpus of past synchronicity consisting of 50 letters written by a couple from Pernambuco during the first half of the 20th century. Specifically, this dissertation focuses on: (i) reconstructing the socio-cultural writer’s profile, based on a combination of their memories, recorded in an interview, and information gathered from the letters themselves; (ii) the tradition of personal letter writing, by observing the structure and themes in the letters written by them; and (iii) characterizing the level of skill by investigating the writing production of the Pernambuco correspondents. Under the theoretical-methodological framework of the Social History of Written Culture (Petrucci, 1978, 2003; Martínez, 1988; Castillo Gómez and Sáez, 2016; Castilho Gómez, 2020), with respect to the characterization of the writers' handwriting (Marquilhas, 2000; Santiago, 2012; 2019), and the Discourse Tradition Model (Koch, 1997; Kabatek, 2004, 2006; 2012; Longhin, 2014), the results indicate that the corpus is representative of the practice of writing love letters. It reveals that the theme of love takes on nuances and contributes to the complexity and depth of the emotional experiences between N (the bride) and Z (the groom), while also showing that structural elements transcend time through their socio-communicative function. Although both correspondents exhibit dimensions of inadequacy with writing, their letters also reveal the ability to compose love letters, understood as a cultural tradition. This demonstrates that the practice of letter writing is not merely individual but a historically constructed cultural heritage that meets social demands related to romantic communication through written correspondence. Therefore, the research contributes to discussions in both the field of Social History of Written Culture and the Discourse Tradition Model by presenting significant data on Pernambuco writers who were unskilled in producing love letters in the first half of the 20th century.
|
|
18
|
-
MONICA FERNANDA DOS SANTOS DIAS
-
O tratamento da variação linguística em livros didáticos adotados em Pernambuco: reflexões em torno da proposta curricular
-
Orientador : CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA
-
MARCELA MOURA TORRES PAIM FERNANDES
-
MIRIAN SANTOS DE CERQUEIRA
-
Data: 30/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o tratamento da variação linguística como objeto do conhecimento em quatro coleções de livros didáticos aprovadas pelo PNLD 2020 para o triênio 2023, adotadas em Pernambuco e que correspondem às quatro esferas de ensino: município, estado, colégio de aplicação e instituição privada, fazendo uma reflexão em torno da proposta curricular do Ensino Fundamental II. O objeto de pesquisa foi pensado com base nas indagações ao longo da minha atuação como professora de Língua Portuguesa sobre a abordagem do tratamento da variação linguística no livro didático. O referencial teórico utilizado nesta pesquisa se baseia nos estudos da Sociolinguística (Labov, ([1972]2008), mais especificamente da Sociolinguística Educacional (Bortoni-Ricardo, 2004; Bagno, 2007). Salientamos a importância dessa teoria na promoção de uma prática fundamentada na pedagogia da variação linguística de efetiva valorização das diferentes variedades e formas de uso existentes do português brasileiro como língua materna. Para este estudo, adotamos o procedimento de análise documental de caráter qualitativo/interpretativo por ser um método mais adequado que atende ao objetivo da pesquisa. Os resultados apontam que o tratamento da variação linguística nos livros didáticos analisados recebe pouco aprofundamento, e, de forma superficial, a temática não atende satisfatoriamente ao que está previsto pela proposta curricular. Na coleção destinada ao município, a temática é tratada como objeto do conhecimento no 6º ano e no 9º ano; na coleção destinada à rede estadual, apenas no 7º ano e no 9º ano; na coleção destinada ao colégio de aplicação e à rede privada de ensino, é contemplada apenas no 6º ano e no 9º ano. Desse modo, a expectativa é de que este trabalho contribua para as discussões sobre variação linguística no contexto escolar pernambucano, tomando como ponto de partida que a língua não é homogênea.
-
Mostrar Abstract
-
This research aims to analyze the treatment of linguistic variation as knowledge object in four collections of textbooks approved by the PNLD 2020 for the triennium 2023, adopted in Pernambuco that correspond to the four spheres of teaching: municipal school, state school, Application and private school, doing a reflection around the curricular proposal of basic education II. The object of research was thought with base in the inquires during my performance through the guiding documents from as Portuguese teacher about the approach of treatment of linguistic variation in the notebooks. The theoretical reference used in this research is based on the studies of Sociolinguistics (Labov,([1972]2008),), more specifically, of Educational Sociolinguistics (Bortoni-Ricardo, 2004; Bagno, 2007). We emphasize the importance of this theory in promoting a practice based on the pedagogy of linguistic variation of effective appreciation of the different varieties and forms of use existing of brazilian portuguese as mother tongue. For this study, we have adopted the procedure of document analysis of a qualitative/interpretative character as being a more appropriate method that meets the purpose of the research. So far, the preliminary results point out that the treatment of linguistic variation didactic books analyzed, receives little in-depth, not satisfyingly addressing what is envisaged by the curricular proposal. In the collection destined for the municipality, the theme is treated as the object of knowledge in the 6th and 9th years, and in the collection dedicated to the state network only in the 7th and 9th years, the collection for the application school and the private school, it will be treated only for 6th and 9th years. Therefore, the expectation is that this work contributes to the discussions on linguistic variation in the school contexts in Pernambuco, taking as a starting point that language is not homogeneous.
|
|
19
|
-
BIANCA DE CARVALHO LOPES BARROS
-
A IDENTIDADE MESTIZA ENRAIZADA NAS FRONTEIRAS ENTRE ‘‘TO LIVE IN THE BORDELANDS MEANS YOU’’ DE GLORIA ANZALDÚA E ‘‘ROOTING’’ (THE SUN AND HER FLOWERS) DE RUPI KAUR
-
Orientador : BRENDA CARLOS DE ANDRADE
-
MEMBROS DA BANCA :
-
BRENDA CARLOS DE ANDRADE
-
NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO
-
THAYS KEYLLA DE ALBUQUERQUE
-
Data: 30/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A noção de identidade parece sempre acompanhar e desestabilizar a humanidade. Particularmente na modernidade líquida em que nos encontramos, a influência das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tem contribuindo fortemente para o aumento de interesse sobre o termo e a sua flexibilização para novas discussões a seu respeito. Uma vez que a questão da identidade dialoga com diversas áreas do conhecimento, o termo se torna de difícil definição. No entanto, nos Estudos Culturais, teóricos como Stuart Hall (1992), Homi Bhabha (1994) e Zygmunt Bauman (2001), dentre outros, contribuem para as novas reflexões quando, através da perspectiva da cultura, se propõem a estudar as transformações as quais as sociedades modernas tem sido submetidas, bem como o impacto que tais mudanças tem sobre a construção da identidade do sujeito moderno nesse contexto. Na conjuntura contemporânea em que nos encontramos, onde a flexibilização dos limiares culturais desloca os indivíduos física e simbolicamente, faz-se interessante apoiar o estudo da identidade na concepção de cidade, por exemplo, especialmente, quando a consideramos enquanto um espaço de materialização do conjunto simbólico de uma sociedade. Na tentativa de dar sentido a uma complexa realidade de sentimentos que emergem dos vários loci identitários sociais, a figura do poeta emerge investido da tarefa de, por meio do texto poético, captar e registrar o cenário social e oferecer de volta a sociedade, a oportunidade de transformar a si mesma e ao panorama no qual se encontra. Nesse contexto, a escritora chicana Gloria Anzaldúa auxilia no debate ao introduzir em seu famoso poema ‘‘To Live in the Borderlands means you’’, a ideia da consciência mestiza e da fronteira como seu local de nascimento. Ao fazer isso, não apenas ela apoia as proposições de Hall, Bhabha e Bauman de que a modernidade líquida contribui para a emergência de identidades fragmentadas e híbridas, como também atribui grande relevância ao entrelugar na dimensão simbólica para a formação da nova consciência. De modo semelhante, em ‘‘rooting’’, parte da coletânea de poemas the sun and her flowers (2017), a poeta indiana-canadense rupi kaur explora a experiência de uma identidade mestiza imigrante e seu sentimento de ser ‘‘ponte’’ entre a Índia e o Canadá. A temática compartilhada entre os dois textos nos conduz a compará-los. Através de análise comparativa, percebemos que, embora haja diálogo entre os poemas, as diferenças quanto as fronteiras temporais, geográfica e linguísticas promovem um certo distanciamento entre as autoras e as respectivas obras que impedem os textos de contribuírem para o avanço da discussão a respeito da identidade híbrida/mestiza que é formada na flexível e líquida modernidade.
-
Mostrar Abstract
-
The idea of identity seems to have always followed and unsettled mankid. Particularly in the liquid modernity we currently live in, the influence of the digital information and communication technologies (DICT) have greatly contributed to the increase of interest upon it and its flexibilization for some new discussions about it. Because identity dialogues with many areas, it is tough to provide a closed and final definition. However, in Cultural Studies, theorists such as Stuart Hall (1992), Homi Bhabha (1994), Zygmunt Bauman (2001), among others, have contributed to the new reflections when, through the perspective of culture, study the transformations modern societies have been submitted to as well as the impact such changes have on the construction of the modern subject identity in these contexts. In this contemporary context in which we find ourselves, where the flexibilization of cultural thresholds displace individuals physically and symbolically, it becomes interesting to support the study of identity in the conception of the city, for example, especially when we consider it as a space for the materialization of the symbolic set of a society. In the attempt to give meaning to a complex reality of feelings that emerge from the various social identity loci, the figure of the poet emerges invested with the task of, through the poetic text, capturing and recording the cultural scenario and offering back to society the opportunity to transform not only itself, but also the panorama in which it finds itself. In this context, the chicana writer Gloria Anzaldúa adds to the debate by introducing in her famous poem ‘‘To Live in the Borderlands means you’’, the idea of a mestiza consciousness and the borderlands as its birthplace. By doing so, not only she supports Hall’s, Bhabha’s, and Bauman’s propositions that the liquid modernity contributes to the emergence of a fragmented or hybrid identity, but she also attributes great significance to the borderlands in the symbolic dimension when in the formation of the new consciousness. Similarly, in ‘‘rooting’’, a poem collection in ‘‘the sun and her flowers’’ (2017), Indian-Canadian poet rupi kaur explores the experience of an immigrant mestiza identity and its feeling of being a ‘‘bridge’’ between India and Canada. The theme shared between the two texts takes us to conduct a comparative analysis between texts, which allows us to observe that even though there is a common thematic ground between the poems because of its common topic and the genre choice, the time, geographical and linguistic crossroads lead each writer on a particular and individual textual path. Ultimately, even in the face of the simultaneous dialogue and distance between the texts, both Anzaldúa and kaur succeed, through their texts, in advancing the discussion on the hybrid/mestiza identity that is formed in this liquid and flexible modernity.
|
|
20
|
-
CALENE MANUELA DOS SANTOS
-
VOZES-MÃES: NARRATIVAS MATERNAS EM CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO
-
Orientador : IEDO DE OLIVEIRA PAES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCA ZULEIDE DUARTE DE SOUZA
-
IEDO DE OLIVEIRA PAES
-
IVANDA MARIA MARTINS SILVA
-
Data: 30/08/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
A maternidade, como uma experiência ligada à imagem feminina, está presente no imaginário humano e encontra-se representada em diversas expressões culturais. Por sua vez, as representações dessa vivência estão entrelaçadas com questões de gênero, raça e condição social, que, ao longo da história, fundamentaram uma série de estereótipos e idealizações acerca dos papéis maternos, especialmente quando relacionados às mulheres negras. Na literatura tradicional, podemos observar a invisibilidade atribuída às vivências, ao protagonismo e à história das mulheres-mães-negras como uma demonstração dessa realidade, pois essas mulheres raramente ocuparam um lugar de destaque nas páginas literárias, sendo frequentemente retratadas de maneira limitada pelos fragmentos patriarcais e racistas que são remanescentes da escravidão e do colonialismo. No entanto, em nossa contemporaneidade, a produção literária afro-feminina tem contribuído para a reformulação desse cenário. Em virtude disso, o objetivo geral deste estudo é investigar como a experiência da maternidade é configurada nos contos “O sagrado pão dos filhos”, “Fios de Ouro” e “A moça do vestido amarelo”, na obra *Histórias de leves enganos e parecenças* (2016), da referida autora. De modo específico, buscamos analisar como as imagens maternas, a partir das personagens, permitem novas incursões sobre a diversidade do papel materno-negro, em contraste com o reducionismo eurocêntrico, bem como de que modo elas convergem para a ressignificação da história das mulheres-mães-negras no Brasil, no tocante a estereótipos racistas e patriarcais.
A fim de construir uma visão mais ampla acerca do foco investigativo, duas vertentes teórico-críticas foram mobilizadas: os Estudos Culturais na pós-modernidade a partir das contribuições de Hall (2003, 2016) para tratar de questões inerentes aos fatores que incidem sobre as (re)formulações de representações, especialmente as que se relacionam com os processos de racialização e produção de estereótipos; os Estudos de Gênero, que se afirmam alinhados ao Feminismo Negro, subsidiados por Gonzalez (2018, 2020); Collins (2019); Oyěwùmí (2016, 2021) e Vasconcelos (2015) para abordar questões de gênero e raciais interseccionadas com a (res)significação imagética das mulheres-mães-negras, além de Duarte (2009, 2014) e Cuti (2010) no âmbito da crítica literária para nortear as reflexões referentes à literatura.
-
Mostrar Abstract
-
Motherhood, as an experience linked to the female image, is present in the human imagination and is represented in different cultural expressions. In turn, representations of this experience are intertwined with issues of gender, race and social condition, which throughout history have supported a series of stereotypes and idealizations about maternal roles, especially when related to black women. In traditional literature, we can observe the invisibility attributed to the experiences, protagonism and history of black women-mothers as a demonstration of this reality, as these women rarely occupied a prominent place in the literary pages, often being portrayed in a limited way by fragments patriarchal and racist attitudes that are remnants of slavery and colonialism. However, in our contemporary times, Afro-feminine literary production has contributed to reformulating this scenario. As a result, the purpose of this work is to investigate the maternal representations present in the short stories “Fios de Ouro”, “The sacred bread of children” and “The girl in the yellow dress”, present in the work “Stories of slight mistakes and similarities” (2016), by writer Conceição Evaristo. Our main objective is to explore the hypothesis that the black maternal representations present in these narratives converge to the resignification of the history of black women-mothers in relation to the racist and patriarchal stereotypes created by colonialist and slave-owning dictates in Brazil. The methodology used to develop this research is qualitative-interpretive in nature. In order to build a broader view of the investigative focus, two theoretical-critical strands were mobilized: Cultural Studies in postmodernity based on the contributions of Hall (2003,2016) to address issues inherent to the factors that affect the (re)formulations of representations, especially those related to the processes of racialization and production of stereotypes; Gender Studies, which claims to be aligned with Black Feminism, subsidized by Gonzalez, (2018, 2020); Collins (2015); Oyěwùmí (2016, 2021) and Vasconcelos (2015) to address gendered and racial issues intersected with the imagetic (re)signification of black women-mothers, in addition to Duarte (2009, 2014) and Cuti (2010) within the scope of Literary Criticism to guide reflections regarding literature.
|
|
21
|
-
MATHEUS HENRIQUE MENEZES CAMPOS FERREIRA
-
O lado sombrio dos memes — uma análise crítica discursivo-jurídica da violência digital direcionada ao gênero feminino: crimes invisibilizados pelo Estado
-
Orientador : VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSE TEMISTOCLES FERREIRA JUNIOR
-
MARILIA MONTENEGRO PESSOA DE MELLO
-
VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA
-
Data: 23/09/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Dentre os estudos da linguagem inseridos no hodierno, os estudos da Análise do Discurso Crítica (ADC) estão entre os de maior destaque por observar as relações de poder na sociedade e em como essas relações são construídas e constituídas pelos elementos discursivos. Dessa maneira, com a finalidade de fomentar os estudos que já possuem grande espaço na academia, a presente pesquisa buscou como mote de observação os fenômenos discursivos que ocorrem na internet, mais especificamente os fenômenos intrínsecos à produção e transmissão dos memes. Além disso, objetivando expandir a transdisciplinaridade e poder contemplar o social por uma perspectiva mais coesa, houve a escolha de uma análise dos fenômenos discursivos não apenas pela ADC, mas também pelos postulados nas ciências jurídicas. Com o propósito de possibilitar tal estudo, portanto, delimitou-se a um processo de investigação cujos corpora são as reproduções/produções e transmissões de memes em que discursos de ódio ao feminino (misóginos, homofóbicos e transfóbicos) estão imiscuídos em seu conteúdo, descaracterizando o que seria uma produção da internet voltada ao humor e compondo um possível ato típico, antijurídico e culpável. Dessarte, objetivou-se no estudo a) identificar o que seriam os memes, e os mecanismos usados nos memes para que haja a disseminação dos discursos de ódio ao feminino sob a tergiversação do humor; b) comprovar que determinadas produções de memes não se enquadram dentro da legalidade, e sim cometem um ilícito, usando como corpora os memes que discursivamente violentam o feminino; c) refletir sobre a impunidade existente para a criação e disseminação dos memes e apontar possíveis efeitos desses memes sobre as relações sociais. Para possibilitar a realização dos estudos, tomou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa, por meio da revisão das literaturas já existentes como teses, artigos, dissertações e os postulados teóricos dos autores centrais das áreas da memética, da ADC, da sociologia e do direito penal e constitucional. Por fim, após as pesquisas e considerações, realizou-se uma análise tridimensional dos corpora — sociológica, linguística-discursiva e jurídica. Alcançando, dessa maneira, resultados conclusivos e provocativos ao Estado e à comunidade acadêmica em relação aos fenômenos discursivos e jurídicos relacionados ao meme.
-
Mostrar Abstract
-
Among the language studies inserted into today's, Critical Discourse Analysis (CDA) studies are one of the most prominent for observing power relations in society and how these relations are constructed and constituted by discursive elements. Thus, in order to promote studies that already have a large space in academia, this research sought as a subject of observation the discursive phenomena that occur on the internet, more specifically the phenomena intrinsic to the production and transmission of memes. Furthermore, aiming to achieve the expansion of transdisciplinarity and be able to contemplate the social sciences from a more cohesive perspective, an analysis of discursive phenomena was chosen not only by CDA, but also by postulates in legal sciences. For the purpose of enable such a study, it was limited to an investigation process whose corpora are the reproductions/productions and transmissions of memes in which hate speeches towards feminine (misogynistic, homophobic and transphobic) are intertwined in their content, mischaracterizing the which would be an internet production focused on humor and composing a possible typical, anti-legal and culpable act. Therefore, the aim of the study was to a) identify what memes would be, and the mechanisms used in memes to spread hate speech against women under the distortion of humor; b) prove that certain meme productions do not comply with legality, but rather commit an illicit act, using as corpora memes that discursively violate the feminine; c) reflect on the existing impunity for the creation and dissemination of this specific kind of memes and point out possible effects of these on social relations. To enable the studies to be carried out, a qualitative research methodology was adopted, through the review of existing literature such as theses, articles, dissertations and the theoretical postulates of central authors in the areas of memetics, CDA, sociology and criminal and constitutional law. Finally, after research and considerations, a three-dimensional analysis of the corpora was carried out — sociological, linguistic-discursive and legal. In this way, achieving conclusive and provocative results for the State and the academic community in relation to the discursive and legal phenomena related to the meme.
|
|
22
|
-
GABRIELLY KÉSSIA DE BRITO NEGROMONTE
-
A condição feminina na sociedade brasileira do entresséculos sob a ótica de
Júlia Lopes de Almeida
-
Orientador : FABIO MARIO DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIO MARIO DA SILVA
-
NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO
-
SIMONE CRISTINA MENDONÇA
-
Data: 16/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) foi uma importante escritora brasileira que participou ativamente do cenário intelectual e literário brasileiro, em fins do século XIX e início do século XX. Com uma vasta obra, amplamente publicada em sua época, a literata foi, paulatinamente, invisibilizada pela crítica falocêntrica após a sua morte, sendo pouco encontrada nas nossas historiografias literárias. A crítica literária feminista, no entanto, tem recuperado esta e outras autoras, trazendo à luz esses nomes apagados da nossa literatura. A maioria das obras ficcionais de Júlia Lopes costuma ter personagens femininas como protagonistas, a partir das quais se pode vislumbrar a condição de vida das diversas mulheres daquele período – por um ponto de vista questionador, como pretendemos ilustrar. Tendo isso em vista, este trabalho tomou como recorte para objeto de estudo seis contos da coletânea Ânsia Eterna, livro originalmente publicado em 1903 – “Esperando”, “In extremis”, “Os porcos”, “Sob as estrelas”, “O caso de Rute” e “As rosas” –, a partir dos quais buscaremos observar a visão da ficcionista acerca dos três temas trabalhados por ela nessas narrativas: casamento burguês, abandono de mulheres mestiças e violência contra mulheres. Com base nisso, a nossa pesquisa se propõe a investigar como, através das referidas tramas, é traçada uma problemática das mulheres, de modo a evidenciar a posição crítica de Almeida quanto à condição feminina na sociedade brasileira do fin-de-siècle. Para isso, focalizamos a caracterização e as vivências das personagens femininas, bem como os recursos e as estratégias narrativas na apresentação do enredo, atentando para as mensagens subliminares e para algumas rupturas sinalizadas. Em nossas discussões, apoiamo-nos nas contribuições teóricas de Beauvoir (1967, 1970), Perrot (1991, 2003, 2005), Del Priore (2020), Telles (1992, 2004), Muzart (1990, 1995, 1996, 2014), De Luca (1997), dentre outras autoras e autores. O estudo é de abordagem qualitativa e, quanto aos procedimentos metodológicos, foi feita uma revisão bibliográfica. Ao fim, percebemos, a partir dos contos estudados, que a escritora desnuda e coloca em xeque os mecanismos de dominação patriarcal responsáveis por subjugar e oprimir o “segundo sexo”. A literata, portanto, longe de reforçar as tradições, como afirmam alguns pesquisadores, criticou-as sutilmente, com habilidade e argúcia, pois confrontar diretamente aquela sociedade androcêntrica oitocentista poderia lhe custar a fama e o sucesso que obteve entre seus/suas contemporâneos/contemporâneas.
-
Mostrar Abstract
-
Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) was an important Brazilian writer who actively participated in the brazilian intellectual and literary scene at the end of the 19th century and the beginning of the 20th century. Despite her extensive work, widely published during her time, the writer was gradually rendered invisible by phallocentric criticism after her death, not being found in our literary historiographies. However, feminist literary criticism has been recovering this and other authors, bringing to light these erased names from our literature. Most of Júlia Lopes' fictional works tend to have female protagonists, from whom one can glimpse the living conditions of various women of that period – from a questioning point of view, as we intend to illustrate. With this in mind, this work focuses on six short stories from the collection Ânsia Eterna, originally published in 1903 – "Esperando", "In extremis", "Os porcos", "Sob as estrelas", "O caso de Rute", and "As rosas" –, from which we will observe the author's perspective on three themes addressed by her in these narratives: bourgeois marriage, abandonment of mixed-race women, and violence against women. Based on this, our research aims to investigate how, through these plots, a problematic of women is outlined, in order to highlight Almeida's critical position regarding the female condition in Brazilian society at the fin-de-siècle. To this end, we focus on the characterization and experiences of the female characters, as well as the narrative resources and strategies in the presentation of the plot, paying attention to subliminal messages and some signaled ruptures. In our discussions, we rely on the theoretical contributions of Beauvoir (1967, 1970), Perrot (1991, 2003, 2005), Del Priore (2020), Telles (1992, 2004), Muzart (1990, 1995, 1996, 2014), De Luca (1997), among other authors. The study is basic in nature, with a qualitative approach and, regarding methodological procedures, a bibliographic review was conducted. In the end, our proposal is to reveal, from the studied short stories, that the writer exposes and questions the mechanisms of patriarchal domination responsible for subjugating and oppressing the "second sex." Therefore, far from reinforcing traditions, as some researchers claim, the writer subtly criticized them, with skill and shrewdness, as directly confronting that androcentric 19th-century society could have cost her the fame and success she achieved among her contemporaries.
|
|
23
|
-
MARIANNE ANUNCIADA SOUZA DO CARMO SOARES
-
MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO EM "SONHADORA", DE ADRIANA LUNARDI
-
Orientador : JOAO BATISTA PEREIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOAO BATISTA PEREIRA
-
AMANDA BRANDAO ARAUJO MORENO
-
KLEYTON RICARDO WANDERLEY PEREIRA
-
Data: 20/12/2024
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho objetiva discutir o conceito de memória nas perspectivas individual e coletiva, em “Sonhadora” (2002) de Adriana Lunardi, para observar como a voz feminina silenciada no enredo contribui com a reconstrução de uma memória social. Por meio da protagonista Júlia, busca-se perceber como suas lembranças e a de outras personagens se presentificam na narrativa representando valores e mentalidades de variados perfis da sociedade. Com vistas a problematizar como o texto transfigura o contexto dos estratos sociais presentes no conto, foram utilizados pressupostos teóricos de Jeagger (1994), Aristóteles (2008), Lukács (2009) e Antonio Candido (2014), de modo a registrar um panorama histórico sobre a configuração dos heróis e dos personagens ao longo do tempo. No que tange a memória foram consideradas as ideias de Weinrich (2001) sobre o lembrar e o esquecer; Bergson (1999) e sua perspectiva sobre memória individual; e, tratando-se da memória enquanto manifestação coletiva, foram seguidos os postulados de Halbwachs (1990) e Ecléa Bosi (1979; 2003). Esta pesquisa teve um caráter bibliográfico e uma abordagem qualitativa, e as análises permitiram perceber que duas histórias integram o conto: a narrativa lunardiana e a da protagonista. Na história de Júlia, foram identificados aspectos que se voltam para o processo de contação oral, bem como a importância do ato do narrar na transmissão das experiências. Tratando-se da memória individual, constatou-se que as lembranças da protagonista delineiam seu comportamento e servem de guia para o desenvolvimento de suas ações. Vivendo sem enxergar o mundo, as lembranças individuas funcionam como uma forma de manter o mundo e a memória vivas enquanto a morte se aproxima. Quanto à memória coletiva, as representações que cada mulher desempenha ao longo da narrativa rememoram condições de silenciamento e de falta de representação feminina na literatura, referenciando uma condição: que a memória das mulheres sofreu tentativas de apagamento ao longo da história. Dessa forma, a memória individual se converte em coletiva ao passo que propicia reflexões que se voltam para a representatividade de uma coletividade feminina.
-
Mostrar Abstract
-
This work aims to discuss the concept of memory in individual and collective perspectives, in "Sonhadora" (2002) by Adriana Lunardi, to observe how the muted female voice in the plot contributes to the reconstruction of a social memory. Through the protagonist Júlia, we seek to understand how her memories and those of other characters are presented in the narrative representing values and mentalities of various profiles of society. In order to problematize how the text transfigures the context of the social strata present in the story, theoretical assumptions of Jeagger (1994), Aristotle (2008), Lukács (2009) and Antonio Candido (2014) were used, in order to record a historical panorama on the configuration of heroes and characters over time. Regarding memory, the ideas of Weinrich (2001) on remembering and forgetting were considered; Bergson (1999) and his perspective on individual memory; and, considering memory as a collective manifestation, the postulates of Halbwachs (1990) and Ecléa Bosi were followed (1979; 2003). This research had a bibliographical character and a qualitative approach, and the analysis allowed to realize that two stories integrate the tale: the lunardiana narrative and the narrative of the protagonist. In the story of Júlia, aspects that are turned to the oral process were identified, as well as the importance of the act of narrating in the transmission of experiences. Considering the individual memory, it was found that the memories of the protagonist outline their behavior and serve as a guide for the development of their actions. Living without seeing the world, individual memories function as a way to keep the world and memory alive as death approaches. As for collective memory, the representations that each woman plays throughout the narrative recall conditions of silence and lack of female representation in literature, referencing a condition: that the memory of women has suffered attempts to erase throughout history. Thus, the individual memory becomes collective as it provides reflections that turn to the representativeness of a female collectivity.
|
|