Projeto Pedagógico do Curso

O Licenciado em Química deve ter formação sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média.

O egresso do curso de licenciatura em Química deverá ter a capacidade de construir conhecimentos refletindo sobre o processo ensino-aprendizagem com base na prática pedagógica, atuando eficientemente na sua profissão solucionando problemas e superando possíveis obstáculos, buscando aperfeiçoar o ensino de química básica bem como a educação em geral.

O(A) egresso(a) licenciado em Química deve possuir um repertório de informações, conhecimentos, atitudes e habilidades, composto pela pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos no campo da Química, da Educação e do Ensino da Química, resultado do Projeto Pedagógico do Curso em articulação com o Projeto Político Pedagógico Institucional (PPI) e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRPE, abrangendo diferentes características e dimensões da iniciação à docência e do percurso formativo vivenciado cuja consolidação virá do seu exercício profissional, fundamentado em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética

No processo ensino-aprendizagem uma pluralidade de metodologias poderá ser desenvolvida desde as atividades presenciais, como, por exemplo, aulas expositivas dialógicas, seminários, atividades experimentais, debates, leitura e produção de textos, pesquisa, trabalhos em grupos, etc., até as atividades à distância por meio da ferramenta Ambiente de Virtual de Aprendizagem (AVA), como, por exemplo, criação de espaços para fóruns de debates, postagem de materiais didáticos, etc.

Sobre o uso AVA, a carga horária total não pode ultrapassar aos 20% da carga horária total do curso, definidos pela legislação vigente.

Os conhecimentos e habilidades profissionais a serem construídos pelos licenciandos em Química em formação, de acordo com as novas diretrizes e expressas neste documento, devem ser a referência de todos os tipos de avaliação e de todos os critérios usados para identificar e avaliar os aspectos relevantes do curso. 

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