Projeto Pedagógico do Curso

O curso de Tecnólogo em Transmissão e Distribuição Elétrica da UFRPE visa conferir ao egresso perfil coerente com o estabelecido na resolução 313 do CONFEA que dispõe sobre o exercício profissional dos Tecnólogos das áreas submetidas à regulamentação e fiscalização instituídas pela Lei no 5.194, de 24/12/1966.

O perfil do egresso no curso de Tecnólogo em Transmissão e Distribuição Elétrica deve contemplar as atribuições seguintes:
▪ Elaboração de orçamento;
▪ Padronização, mensuração e controle de qualidade;
▪ Condução de trabalho técnico;
▪ Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
▪ Execução de instalação, montagem, reparo;
▪ Instalação, operação e manutenção de equipamento;
▪ Execução de desenho técnico;
▪ Execução e fiscalização de serviço técnico;
▪ Produção técnica especializada.
Além dessas atribuições de ordem mais genérica, o tecnólogo em Transmissão e Distribuição Elétrica formado pela UFRPE atua no planejamento, projeto, implantação, construção, manutenção e operação de sistemas de geração, transmissão e distribuição de
energia elétrica urbana e rural. Além disso, gestão de processos, qualidade e confiabilidade de sistemas elétricos, legislação, normas e padrões do setor, sistemas de tarifação, gerenciamento e comercialização de energia, utilização de materiais, equipamentos elétricos e procedimentos de segurança, aliados à consciência ambiental, são competências deste profissional.

De acordo com a Res. no 313 de 26 de setembro de 1986, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFAE), o Tecnólogo tem dentre suas atribuições a condução de trabalho técnico, de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; a execução de instalação, montagem, reparo; a instalação, operação e manutenção de equipamento.

No caso do Tecnólogo em Transmissão e Distribuição de Energia, tais atividades são potencialmente exercidas em usinas de geração de energia, em concessionárias de energia e em indústrias de médio e grande porte. A formação explorando bem a área de conhecimento de sistemas elétricos permite que os egressos consigam se situar com facilidade em indústrias que não são necessariamente ligadas à geração, transmissão e distribuição de energia, tais como indústrias que apresentem em seu processo sistemas de alta potência.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco assume como a razão de sua existência a construção e disseminação do conhecimento e inovação, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão atenta aos anseios da sociedade”, se destaca na contribuição do desenvolvimento regional sustentável e com a transformação social.
Para tanto, a instituição tendo como valores institucionais da excelência acadêmica, da ética, da transparência, da equidade, da inclusão, do respeito aos saberes populares, do respeito à diversidade, da eficiência, da preservação da memória institucional, da responsabilidade socioambiental, da sustentabilidade e inovação, colabora com o crescimento dos contextos de sua atuação, a partir do desenvolvimento de políticas afirmativas e inclusivas do acesso e permanência à formação de nível superior de qualidade nas diferentes áreas do
conhecimento humano.
Nesse contexto, foram definidos os seguintes princípios básicos norteadores da abordagem didático-pedagógica:
▪ Ensino flexível, atual e inclusivo;
▪ Formação de qualidade à sociedade, associada ao desenvolvimento humano;

▪ Educação como um processo de formação integral;

▪ Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
▪ Interdisciplinaridade entre conteúdos programáticos dos componentes curriculares;
▪ Formação de cidadãos críticos, inovadores e éticos;
▪ Formação profissional pautado na responsabilidade social;
▪ Desenvolvimento de projetos que venham promover o desenvolvimento local e regional;
▪ Desenvolvimento da cidadania, em prol da melhoria das condições de vida das comunidades;
▪ Valorização das pessoas e dos aspectos históricos que deram origem à Universidade.
Desta forma, as diretrizes oriundas deste Projeto Pedagógico Institucional visam orientar o processo formativo, pautado na produção e apropriação de conhecimentos técnico, científico, sociais e culturais, a partir de uma visão reflexiva e integradora da realidade, por meio de modelos de ensino-aprendizagem contemporâneos, apoiados nas inovações.
Uma abordagem que traz a formação da pessoa humana fundamentada pela aprendizagem de valores éticos, e do profissional com sólida base de conhecimento teórico científico e humano, capacitado para enfrentar o dinamismo imposto pelas transformações da sociedade, do mercado de trabalho, como orientam as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação.

No sentido de atender aos objetivos estratégicos delimitados na implantação da nova Unidade no Cabo de Santo Agostinho, deve-se destacar a preocupação com a melhoria da qualidade do ensino e com o acompanhamento da evasão e retenção de alunos nos cursos.
Nessa perspectiva, são apresentadas as seguintes políticas para o ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao curso Tecnológico em Transmissão e Distribuição:
▪ Formação continuada dos docentes a partir de suas necessidades formativas;
▪ Compromisso com a educação de qualidade, inclusiva e acessível a todos;
▪ Prezar pela ética e transparência nas práticas de ensino e em todos os outros setores da instituição;
▪ Aproximação com temáticas, realidades e necessidades atuais como políticas tecológicas e socioambientais, de equidade de gênero e etnia, de educação para os direitos humanos;
▪ Extensão de seus serviços e cursos à comunidade;

▪ Produzir e/ou colaborar na produção de livros, apostilas, revistas, folhetos e de outras publicações de interesse da Instituição e da sua comunidade acadêmica;
▪ Reestruturar e aprimorar os cursos, orientados pela necessidade de formação continuada do indivíduo e de atendimento das demandas sociais e legais;
▪ Implementar e aperfeiçoar os novos recursos didático-pedagógicos, buscando agregar as novas tecnologias à metodologia didática, facilitando assim o desenvolvimento do ensino;
▪ Incentivar as atividades extracurriculares do corpo discente, aproximando a vivência acadêmica da vivência profissional;
▪ Desenvolver estudos interdisciplinares e transdisciplinares que favoreçam a criação e a inovação no ambiente acadêmico;
▪ Desenvolver ações pedagógicas ao longo dos cursos que permitam a interface real entre ensino, pesquisa e a extensão;
▪ Criar mecanismos de atenção aos estudantes, visando aumentar a sua autoestima e motivá-los nas atividades acadêmicas;
▪ Promover a atualização sistemática dos Projetos Pedagógicos dos Cursos a partir de Fóruns de discussão.

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