Projeto Pedagógico do Curso

De acordo com a Res. no 218 de 29 de junho de 1973, do CONFEA, o Tecnólogo em Automação Industrial é habilitado para trabalhar em empresas de engenharia em atividades relacionadas a materiais elétricos e eletrônicos; equipamentos eletrônicos em geral; sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico; seus serviços afins e correlatos.

O Tecnólogo em Automação Industrial é um profissional a serviço da modernização das técnicas de produção utilizadas no setor industrial, atuando no planejamento, instalação e supervisão de sistemas de integração e automação. Este profissional terá como campo de atuação empresas que atuem na automatização dos chamados “processos contínuos”, que envolvem a transformação ininterrupta de materiais. Esse profissional também poderá atuar na execução de projetos, instalação e supervisão de sistemas de automação, fazendo uso de controladores lógicos, sensores, atuadores, transdutores, controles de temperatura e pressão, atuadores pneumáticos e sistemas de controle supervisórios. A infraestrutura da UACSA, com seus laboratórios, convênios, projetos de pesquisa e de extensão, permitirá a realização de um curso moderno e voltado para as novas tecnologias, formando um profissional qualificado e de visão crítica para o mercado de trabalho.

O curso Tecnológico em Automação Industrial da UFRPE visa conferir ao egresso perfil coerente com o estabelecido na resolução 313 do CONFEA que dispõe sobre o exercício profissional dos Tecnólogos das áreas submetidas à regulamentação e fiscalização instituídas pela Lei no 5.194, de 24/12/1966.

O perfil do egresso no curso de Tecnólogo em Automação Industrial deve contemplar as atribuições seguintes:

 

-Elaboração de orçamento;

-Padronização, mensuração e controle de qualidade;

-Condução de trabalho técnico;

-Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou

manutenção;

-Execução de instalação, montagem, reparo;

-Instalação, operação e manutenção de equipamento;

-Execução de desenho técnico;

-Execução e fiscalização de serviço técnico;

-Produção técnica especializada.

Em sua atividade, o Tecnólogo em Automação Industrial estará apto para a execução de  projetos, instalação e supervisão de sistemas de automação, lidando com tecnologias como controladores lógicos, sensores, transdutores e redes industriais, entre outras tecnologias.

Considera-se essencial para o acompanhamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem as estratégias de ensino que se sustentam em metodologias capazes de proporcionar ao aluno de engenharia uma inserção nos problemas decorrentes das demandas da sociedade, das empresas e indústrias. Para tanto, necessita-se do acompanhamento e interação entre os interesses do mercado de trabalho a as condições de ensino e aprendizagem que a universidade pode proporcionar. Assim, deve-se partir de problemas reais do mercado de trabalho e inserir no programa de ensino algumas estratégias que se disponham a solucionar as carências existentes. Daí acredita-se que a metodologia de ensino e aprendizagem pautada na aplicação do método PBL (Project Based Learning), que se volta para solução de problemas reais que existem no mercado de trabalho a partir da criação de estratégias que se preocupam em sanar tais problemas, pode auxiliar na formação do aluno do curso de Tecnologia em Automação Industrial por meio de um ensino prático que visa à aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas tradicionalmente ofertadas nos cursos de tecnologia.

A Lei no 10.861/2004 instituiu o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior – SINAES com a finalidade de analisar, oferecer subsídios, fazer recomendações, propor critérios e estratégias para a reformulação dos processos e políticas de avaliação da Educação Superior e elaborar a revisão crítica dos seus instrumentos, metodologias e critérios utilizados.

O SINAES realiza análise de três componentes principais: avaliação das instituições de ensino superior, dos cursos de graduação e desempenho acadêmico de seus estudantes. À luz das Diretrizes da CONAES e em sintonia com as disposições do SINAES, esta proposta de Avaliação Institucional pauta-se pela articulação de concepções, objetivos, metodologias, práticas dos diversos atores que compõem a UFRPE, assegurando a ampla divulgação e discussão de todas as ações, procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos, necessários para atingir as diferenças que integram a Instituição.

Para tanto, desenvolve-se o processo avaliativo de modo que venha subsidiar formulações de diretrizes para as políticas públicas de educação superior, bem como, para a gestão das instituições, compreendendo o objetivo central do processo avaliativo como uma forma de promover a realização autônoma do projeto institucional, de forma a garantir a qualidade acadêmica no ensino, na pesquisa, na extensão, na gestão, no cumprimento de sua pertinência e responsabilidade social.

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