Projeto Pedagógico do Curso

O perfil do Tecnólogo em Mecânica – Processos Industriais, proposto para a Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, objetiva a formação de um profissional sensível à inovação tecnológica e à aplicação de conhecimentos científicos fundamentais para a execução de projetos. Essa forma de atuação é incentivada nas disciplinas de Tópicos em Engenharia Mecânica, que visam a aprendizagem voltada à execução de projetos de forma interdisciplinar. Além disso, é dada ênfase à formação do discente em disciplinas como Língua Estrangeira e Português Instrumental, que objetivam exercitar de comunicação oral e escrita do aluno, capacitando o tecnólogo a se comunicar de forma precisa, seja na elaboração de relatórios técnicos ou por meio da comunicação oral. 

A formação diferenciada da UACSA também vislumbra ofertar ao estudante a possibilidade de dar continuidade a sua formação após a obtenção do título de Tecnólogo em Mecânica – Processos Industriais, com o intuito de obter o bacharelado em Engenharia Mecânica. Após a conclusão do curso tecnológico, o discente terá a oportunidade de entrar no mercado de trabalho imediatamente e retornar posteriormente para obter o título de Bacharel em Engenharia Mecânica, em um período de até 2 anos após a conclusão do curso tecnológico. Com essa possibilidade, é oferecida ao aluno a oportunidade de inserção rápida no mercado de trabalho, bem como o retorno à academia para obtenção do título de bacharelado posteriormente.

O perfil do egresso no curso de Tecnólogo em Mecânica – Processos Industriais deve
contemplar as atribuições seguintes:
-Elaboração de orçamento;
-Padronização, mensuração e controle de qualidade;
-Condução de trabalho técnico;
-Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou
manutenção;
- Execução de instalação, montagem, reparo;
-Instalação, operação e manutenção de equipamento;
-Execução de desenho técnico;

-Execução e fiscalização de serviço técnico;
-Produção técnica especializada.

Considera-se essencial para o acompanhamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem as estratégias de ensino que se sustentam em metodologias capazes de proporcionar ao aluno de engenharia uma inserção nos problemas decorrentes das demandas da sociedade e das indústrias. Para tanto, necessita-se do acompanhamento e interação entre os interesses do mercado de trabalho a as condições de ensino e aprendizagem que a universidade pode proporcionar. Assim, deve-se partir de problemas reais do mercado de
trabalho e inserir no programa de ensino algumas estratégias que se disponham a solucionar as carências existentes. Daí acredita-se que a metodologia de ensino e aprendizagem pautada na aplicação do método PBL (Problem Based Learning), que se volta para solução de problemas reais que existem no mercado de trabalho a partir da criação de estratégias que se preocupam em sanar tais problemas, pode auxiliar na formação do aluno de engenharia por meio da instauração de um ensino prático que visa à aplicabilidade dos conhecimentos
adquiridos nas disciplinas tradicionais dos cursos de engenharia.

À luz das Diretrizes da CONAES e em sintonia com as disposições do SINAES, esta proposta de Avaliação Institucional pauta-se pela articulação de concepções, objetivos, metodologias, práticas dos diversos atores que compõem a UFRPE, assegurando a ampla divulgação e discussão de todas as ações, procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos, necessários para atingir as diferenças que integram a Instituição.
Para tanto, desenvolve-se o processo avaliativo de modo que venha subsidiar formulações de diretrizes para as políticas públicas de educação superior, bem como, para a gestão das instituições, compreendendo o objetivo central do processo avaliativo como uma forma de promover a realização autônoma do projeto institucional, de forma a garantir a qualidade acadêmica no ensino, na pesquisa, na extensão, na gestão, no cumprimento de sua
pertinência e responsabilidade social.

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