Universidade Federal Rural de Pernambuco Recife, 06 de Agosto de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: COORDENAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA-PRPG (11.01.29.17.36)
Código: PHIS7385
Nome: HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS PRÁTICAS DE PESQUISA
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Sim
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 1
Ementa/Descrição: A disciplinarização da história. A emergência da história como campo disciplinar no século XIX. A história como ciência social. Os debates acerca do lugar do ensino da história. As diferentes concepções sobre o ensino, a aprendizagem e os conhecimentos históricos necessários para a história escolar. A trajetória do ensino de história na educação básica. A criação dos cursos universitários de história e a profissionalização dos professores. A produção historiográfica e a articulação entre o saber acadêmico e o saber escolar. Demandas sociais e ensino de história. A construção do objeto de pesquisa em Ensino de História. A operação historiográfica: lugar social, práticas e texto. Os conceitos antigo e moderno de história. A história-problema. Escalas de análise. A pesquisa prática. Análise de materiais didáticos e documentação escolar
Referências: BIBLIOGRAFIA BITTENCOURT, Circe. Reflexões sobre o ensino de História. ESTUDOS AVANÇADOS, 32 (93), 2018. CARRETERO, Mario. Documentos de identidades: a construção da memória histórica em um mundo globalizado. Porto Alegre: Artmed, 2010. CAIMI, Flávia Eloisa. Investigando os caminhos recentes da história escolar: tendências e perspectivas de ensino e pesquisa. ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO, Rebeca. O ensino de história em questão: cultura histórica e usos do passado. Rio de Janeiro, FGV Editora, 2015. COSTA, Aryane e OLIVEIRA, Margarida. O ENSINO DE HISTÓRIA COMO OBJETO DE PESQUISA NO BRASIL: NO ANIVERSÁRIO DE 50 ANOS DE UMA ÁREA DE PESQUISA, NOTÍCIAS DO QUE VIRÁ. Revista Saecullum. UFPB, 2007. http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/download/11378/6492 LIMA, S. C. F.. A Historicidade do Ensino de História: a Pesquisa e o Fazer do Professor. Cadernos de História (UFU), v. 15, p. 161-171, 2007. http://www.seer.ufu.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/353/338 GAUTHIER, Clermont e TARDIF, Maurice. O saber profissional dos professores: fundamentos e epistemologia. Trad. Francisco A. Loiola. Quebec:Universidade Laval, 1996. GUIMARAMÃES, Selva. UMA CARTOGRAFIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL: DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NAS IES MINEIRAS (1993-2010). Ensino Em Re-Vista, v. 19, n. 2, jul./dez. 2012 GIL, Carmem Zeli de Vargas, PEREIRA, Nilton Mullet, PACIEVITCH, Caroline, SEFFNER, Fernando. Ensinar, pesquisar, ensinar: a experiência dos Mestrados Profissionais.. Revista PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 08 - 32, set./dez. 2017. p.10. Disponível em http://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017008 NIKITIUK, Sônia. Repensando o ensino de História. São Paulo: Editora Cortez, 2012. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O direito ao Passado. Capítulo I ( p.37-116). Tese de Doutorado. 2003. UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7357 PLÁ, Sebastian La enseñanza de la historia como objeto de investigación. Revista Pedagógica. 2017. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=319128360007 Rebeca; MAGALHAES, Marcelo; ROCHA, Helenice (orgs.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009, p. 35-50. SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do ensino de história no Brasil: uma proposta de periodização. Revista História da Educação. https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/24245 SEFFNER, Fernando. Escola pública e professor como adulto de referência: indispensáveis em qualquer projeto de nação. Educação Unisinos (Online), v. 20, p. 48-57, 2016 Disponível em http://www.revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/9284

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