Referências: |
BIBLIOGRAFIA
BITTENCOURT, Circe. Reflexões sobre o ensino de História. ESTUDOS AVANÇADOS, 32
(93), 2018.
CARRETERO, Mario. Documentos de identidades: a construção da memória histórica em
um mundo globalizado. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CAIMI, Flávia Eloisa. Investigando os caminhos recentes da história escolar: tendências e
perspectivas de ensino e pesquisa. ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; GONTIJO,
Rebeca. O ensino de história em questão: cultura histórica e usos do passado. Rio de
Janeiro, FGV Editora, 2015.
COSTA, Aryane e OLIVEIRA, Margarida. O ENSINO DE HISTÓRIA COMO OBJETO DE
PESQUISA NO BRASIL: NO ANIVERSÁRIO DE 50 ANOS DE UMA ÁREA DE PESQUISA,
NOTÍCIAS DO QUE VIRÁ. Revista Saecullum. UFPB, 2007.
http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/download/11378/6492
LIMA, S. C. F.. A Historicidade do Ensino de História: a Pesquisa e o Fazer do Professor.
Cadernos de História (UFU), v. 15, p. 161-171, 2007.
http://www.seer.ufu.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/353/338
GAUTHIER, Clermont e TARDIF, Maurice. O saber profissional dos professores:
fundamentos e epistemologia. Trad. Francisco A. Loiola. Quebec:Universidade Laval,
1996.
GUIMARAMÃES, Selva. UMA CARTOGRAFIA DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL:
DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS NAS IES MINEIRAS (1993-2010). Ensino Em
Re-Vista, v. 19, n. 2, jul./dez. 2012
GIL, Carmem Zeli de Vargas, PEREIRA, Nilton Mullet, PACIEVITCH, Caroline, SEFFNER,
Fernando. Ensinar, pesquisar, ensinar: a experiência dos Mestrados Profissionais.. Revista
PerCursos, Florianópolis, v. 18, n. 38, p. 08 - 32, set./dez. 2017. p.10. Disponível em
http://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724618382017008
NIKITIUK, Sônia. Repensando o ensino de História. São Paulo: Editora Cortez, 2012.
OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. O direito ao Passado. Capítulo I ( p.37-116). Tese de
Doutorado. 2003. UFPE. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7357
PLÁ, Sebastian La enseñanza de la historia como objeto de investigación. Revista
Pedagógica. 2017. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=319128360007
Rebeca; MAGALHAES, Marcelo; ROCHA, Helenice (orgs.). A escrita da história escolar:
memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009, p. 35-50.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História do ensino de história no Brasil:
uma proposta de periodização. Revista História da Educação.
https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/24245
SEFFNER, Fernando. Escola pública e professor como adulto de referência:
indispensáveis em qualquer projeto de nação. Educação Unisinos (Online), v. 20, p. 48-57,
2016 Disponível em http://www.revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/9284 |