Referências: |
CONTEÚDOS:
O que é ciência de dados educacionais, suas funcionalidades e classificações.
Tarefas de Análise de Dados Educacionais: classificação de alunos, agrupamento de perfis, associação de fatores
educacionais e regressão;
Conhecimento sobre Bases de dados Educacionais provindas de Censo Escolar, Censo do Ensino Superior, ENADE,
SAEB, ENEM, INEP, dados provindos de Softwares educacionais e ambientes de ensino e aprendizagem;
Pré-processamento de dados: limpeza, integração e transformação, redução, seleção de atributos, imputação de valores
ausentes e discretização.
Entradas (conceitos, instâncias e atributos) e saídas (representação do conhecimento).
Descrição de conceitos: caracterização analítica de dados e medidas descritivas.
Algoritmos de análise de dados: indução de árvores de decisão; regras de associação; regras de classificação; algoritmos
de predição; análise de clusters.
Avaliação de sistemas de mineração: treinamento, teste, predição de desempenho, validação-cruzada.
Perspectivas futuras dentro da área de ciência de dados educacionais.
--------------
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (quando houver):
Projeto prático envolvendo a extração e entendimento de bases de dados abertas governamentais no âmbito da educação;
Projeto prático envolvendo a extração de bases de dados provindas de Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Softwares
Educacionais;
------------------
BIBLIOGRAFIA:
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
TAN, P. N., STEINBACH, M., & KUMAR, V. (2009). Introdução ao datamining: mineração de dados. Ciência
Moderna.
PEÑA-AYALA, A. (2014). Educational Data Mining Applications and Trends. Springer.
GOLDSCHMIDT, R., & PASSOS, E. (2005). Data Mining: um guia prático. Campus.
............
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
ROMERO, C., VENTURA, S., PECHENIZKIY, M., & BAKER, R. S. (Eds.). (2010). Handbook of educational data
mining. CRC Press.
J. HAN AND M. KAMBER. Data Mining: Concepts and Techniques, Morgan Kaufmann, 2nd Edition, 2007.
I. WITTEN AND E. FRANK. Data Mining, Morgan Kauffmann, 2nd edition, 2007. |